Meu Timão

Entrar
Coluna da Mayara Munhoz
ver detalhes

5.7K 71

Falta sinceridade

Love elogiou o Corinthians após empate com o Santos. Qual jogo o atacante viu?

Danilo Fernandes / Meu Timão

O 'mundo da lua' do Corinthians e a sensação de enganação do torcedor alvinegro

Opinião de Mayara Munhoz

visualizações 5.7K comentários 79 0

Quando Vanderlei Luxemburgo assumiu o Vasco em maio deste ano, foi assunto em muitos lugares ao ser sincero e dizer que seu objetivo era não deixar o time cair para Série B.

No começo do mês passado, a equipe estava na 15ª colocação e o discurso foi mantido. “Nossa competição não muda para mim. É essa de somarmos pontos para sairmos da confusão e manter o time na primeira divisão. Não tem outro trabalho, criar expectativas (...) Nosso time vai sofrer até o fim do campeonato. Não vai cair, mas vai sofrer,” disse.

Hoje, a equipe carioca está em 11º e até tem alguma chance de brigar para ficar na parte mais alta da tabela.

E o que tudo isso tem com o Corinthians, Mayara?

Chega um ponto no futebol que é necessário ser sincero. Que tentar "passar pano" ou se fazer de desentendido irrita o torcedor. Faz com que a gente se sinta enganado.

É isso que tem acontecido ultimamente com o Corinthians. Começou com Carille, que há tempos parece viver no mundo da lua e ignorar o desempenho horrível do seu time dentro de campo. Quando digo há tempos é coisa de meses. Cansamos de ver o treinador ir para a coletiva após jogos vergonhosos e dizer que gostou do que viu, que o time está melhorando, que isso ou aquilo.

O mesmo tem acontecido com jogadores.

Depois do empate com o Goiás, Gustavo disse: "A gente fez um grande jogo, não podemos deixar de elogiar. Sabíamos da qualidade deles, o ponto forte, nosso professor deixou claro que era o Michael. Eles usaram muito esse ponto, no primeiro tempo fizemos boa marcação, impedimos as bolas deles, eles conseguiram só algumas".

Depois da derrota para o Cruzeiro, Bruno Méndez disse: "Sim, estamos jogando bem. Eu acho que jogamos bem durante toda a partida. Eles chegaram quatro vezes, o primeiro gol foi de pênalti e o segundo foi em uma distração. Convertemos apenas um e depois foi difícil dar a volta".

Depois do empate com o Santos, Cássio disse: "Eu acho que foi bom. Acho que nos outros jogos até podem ser cobrados desempenho, mas a gente criou chances, deu poucas chances ao adversário e se entregou. O Santos é uma equipe competente também, é clássico. Acho que tentamos nos dedicar ao máximo, fazer um grande jogo e infelizmente o resultado não veio. Não foi por falta de vontade, criamos chances e não conseguimos fazer".

Love concordou com o companheiro: "Eu gostei do desempenho da equipe hoje. Rodamos a bola, ficamos com ela, tivemos a bola no pé e marcamos sem ela. A gente sabe que temos que melhorar e conseguir as vitórias para se firmar e tentar a classificação para a Libertadores".

Isso só nos últimos três jogos. Respostas completamente desconexas com o que vimos dentro de campo.

Será que nós estamos vendo um jogo diferente do que o elenco do Corinthians vê? Ou será que é tão difícil assim assumir que o desempenho não está bom?

Falando ainda só sobre as últimas três partidas, o Goiás está em décimo e o Cruzeiro está na zona de rebaixamento. Ok, o Santos é clássico e está acima do Corinthians na tabela, mas o jogo foi ruim. Principalmente, aliás, por ser um clássico.

O time não consegue jogar bem. Não adianta. Como meu companheiro aqui de Meu Timão ressaltou em sua coluna hoje, o Corinthians não fez um jogo memorável para a torcida em 2019.

Porque não assumir isso? Não vejo vergonha alguma em apontar erros e projetar melhorias. Acho que é um processo natural e que, espero eu, está acontecendo internamente jogo após jogo. Mas isso não pode ficar fechado ali dentro do vestiário.

O torcedor não pode ficar sendo surpreendido por entrevistas fora da realidade. A sensação é de que ninguém ali pensa nos mais de 30 milhões que sofrem pelo clube. Aliás, atualmente o sofrimento tem sido literal já que tem sido uma lástima assistir aos jogos do Timão.

Esse elenco, aliás, parece, em geral, estar fora da realidade. Uma prova disso foi o vídeo divulgado pelo próprio clube em suas redes sociais na noite dessa segunda-feira. O elenco desembarcou em Maceió e encontrou apoio de parte da torcida no aeroporto. A grande maioria dos jogadores passa e parece nem olhar em direção aos torcedores.

Com a fase do time e o futebol apresentado, os torcedores deveriam ir ao aeroporto cobrar. Sou sempre a favor do apoio, claro, mas tem horas, como acredito que seja a fase atual, que também é preciso ter cobrança. A Fiel vai lá, apoia e recebe toda essa indiferença dos jogadores.

Essa indiferença tem sido vista também ao fim dos jogos. Os jogadores parecem não sentir a situação real do clube. Estamos caindo na tabela. Estamos há seis jogos sem vencer e correndo o risco e sair da zona de classificação da Libertadores. A situação está complicada.

Está mais do que na hora de Carille e dos jogadores assumirem a responsabilidade pelo que vem acontecendo dentro de campo. É preciso ter humildade para reconhecer os erros e entender as críticas.

Está faltando sinceridade.

Está faltando raça e força de vontade.

Está faltando um pouco mais de Corinthians para esse elenco.

O Corinthians e, principalmente, a Fiel merecem isso.

Veja mais em: Elenco do Corinthians , Campeonato Brasileiro e Fábio Carille .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

Confira mais novidades do Corinthians

71 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Vlad
    Vlad Rlg #2.819

    Ótima coluna. Bem colocado, e mostra bem como este time vive em uma redoma, totalmente fora da realidade.

    E, sinceramente, fiquei consternado e envergonhado com o que esses trastes (com raras exceções), fizeram como nossos irmãos em Maceió.

    Torço muito para que resgatem nossa essência e sumam com essas excrecências que dominam o clube - a começar pela diretoria.

  • Tain�
    Tainá Brito

    Existe um protecionismo insuportável entre comissão técnica e jogadorea, como se estivessem acima do bem e do mal, jamais podendo ser criticados. O pior é que parte da própria torcida compra isso. Tá na hora de acordar e ser mais contundente, não aceitar essa panelinha, essa mania de ficar blindando todo mundo que tá dentro do clube. A crítica DEVE chegar neles!

  • Publicidade

  • Todos os comentários (79)

    Antonio
    Antonio Junior #84

    Cara Mayara concordo contigo porém o que falta ao elenco é o que os boleiros falam e quem jogou bola sabe o que irei escrever, falta líder dentro de campo, alguém para chamar a responsabilidade e falar com o treinador e em campo.

  • Antonio
    Antonio Junior #84

    Mayara concordo em algumas das frases escritas, quanto aos jogadores pós jogos opinarem quanto a qualidade do jogo, quanto a performance do time etá entendo que não usaram do mesmo argumento, expediente que Carille, não quiseram aumentar ainda mais a crise que já estava instaurada ou seja colisão entre ambos treinador e elenco, colocaram panos quentes, não quiseram jogar a responsabilidade do péssimo futebol apresentado, o que faltou foi um Diretor atuante para cobrar mais energicamente o Carille e elenco, na minha opinião o time tem jogado mal por culpa exclusiva de Carille pois escalava mal, MANUEL, AVELAR depois desse papelão de amarelar no jogo contra o URUBU eu tentaria negocia-lo, SORNOZA, Ralf infelizmente não dá mais, CLAYSON, URSO jogadores uns em má fase outros são jogadores comum e também pela forma de jogar abdicando de atacar sobrecarregava a defesa.

  • S�rgio
    Sérgio Libanori #749

    Os jogadores estão na deles. Ganham altos salários e não vão reconhecer que são ruins. Quem tem assumir a responsabilidade por esse elenco horrível é o Andrés, o Duílio, o Sheik, o Vilson e o Carille. E não vai adiantar mudar de treinador. Tem que mudar urgente quase todo o elenco. Só fica Cássio, Fagner, Gil e Pedrinho. O resto pode mandar embora que não vai fazer falta.

  • Fabiano
    Fabiano Rissoli

    Quanto as entrevistas do Carille, ele tem sim falado que a equipe não vem jogando bem, que precisa melhorar, que no ano não jogamos 10 partidas boas, que ganhamos o paulista sem jogar bem. Agora os jogadores sim, parecem que vivem no mundo da lua, pois a cada jogo ruim, falam que o time foi bem rsrsrs.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop