Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians pode fechar 2019 sem um jogo memorável para a sua torcida
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

Corinthians pode fechar 2019 sem um jogo memorável para a sua torcida

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

1.5 mil visualizações 24 comentários Comunicar erro

Corinthians pode fechar 2019 sem um jogo memorável para a sua torcida

Corinthians não empolga o torcedor nem o fez durante o resto do ano

Foto: Tomás Rosolino/Meu Timão

"Mano, esse jogo foi animal". "Que demais essa vitória". Sensação de alma lavada, felicidade plena, vontade de sair para comemorar sem pensar no dia seguinte. Esses tópicos, muito frequentes para a torcida do Corinthians, têm boa chance de não surgirem aos alvinegros até o final da temporada. O Timão pode fechar 2019 sem um jogo memorável para a sua torcida.

Você que está lendo: qual jogo deste ano você guarda com carinho e vai levar para o resto da sua vida? Óbvio que a pluralidade da torcida e das visões individuais podem trazer várias respostas positivas, mas duvido que haja um consenso em todos sobre isso. Aliás, se metade conseguir apontar um duelo em comum, acho que seria algo para se celebrar.

O Corinthians foi campeão, mas não empolgou o seu torcedor

O Corinthians foi campeão, mas não empolgou o seu torcedor

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

"Mas foi campeão, pô". Sim, o gol de Vagner Love deve ser reprisado várias vezes ainda, mas não há como comparar o título paulista deste ano com os dois últimos. Dado o histórico recente contra o São Paulo, aliás, que nunca derrotou o Timão na Arena, perdê-lo seria uma mancha a mais para a temporada deste elenco.

Há ciência de que 2019 não é um ano a ser exaltado inclusive dentro do Corinthians. Carille lembrou recentemente que não lembra de dez bons jogos na temporada. Pipocaram na internet várias listas de bons jogos do Corinthians no ano, algumas enquetes, e nenhuma delas apresentava uma vitória/classificação histórica dos alvinegros.

Em meio ao Derby vencido com o gol de Avelar, nem mesmo as disputas de pênalti, normalmente marcos nas trajetórias de um clube, foram tão sensacionais. Você lembra que a vaga nas quartas contra a Ferroviária só veio nas penalidades, aliás? Contra o Santos mal se falou dos tiros da marca penal depois do baile da equipe de Sampaoli nos 90 minutos. Frente ao Racing, vaga conquistada na Argentina em uma primeira fase de Sul-Americana. É isso.

Avelar, após o empate com o Santos, no final de semana, disse que não via o ano como "grotesco". Afinal, o time ainda está no G6 e tem chances razoáveis de ir à Libertadores da América do ano que vem. Em 2018, por exemplo, só se livrou do rebaixamento na penúltima rodada. Conseguiu, porém, muito mais jogos marcantes do que neste ano.

Confira a artilharia do Corinthians no Brasileiro 2019

Artilharia do Corinthians no Brasileiro 2019
Jogador Gols Jogos Gols por jogo
Vagner Love 5 23 0.22
Mauro Boselli 4 15 0.27
Pedrinho 4 21 0.19
Clayson 3 24 0.13
Gustavo 2 16 0.13
Danilo Avelar 2 19 0.11
Everaldo 1 9 0.11
Carlos Augusto 1 10 0.10
Janderson 1 10 0.10
Júnior Urso 1 17 0.06
Gil 1 19 0.05
Ralf 1 19 0.05
Fagner 1 22 0.05
Mateus Vital 1 22 0.05
Manoel 1 23 0.04

Tirando da disputa o primeiro semestre, sob o comando de Carille e ainda com boa parte do elenco campeão brasileiro, o errático Timão de Loss/Jair Ventura marcou a lembrança dos torcedores, certamente, na classificação contra o Flamengo, na semifinal da Copa do Brasil, na Arena.

Além disso, fez jogos grandes no Brasileiro, como uma vitória por 4 a 1 sobre o Vasco, com três gols de Romero, ou o triunfo por 2 a 1 sobre o Bahia, fechado com uma bicicleta de Danilo no seu último gol com a camisa do clube.

Não, não seria melhor lutar contra o rebaixamento e ter mais emoção nos jogos. Ninguém disse isso. O que seria justo, e quase obrigatório para um time com esse nível de investimento e apoio da torcida, é que a estabilidade (ameaçada) no Brasileiro fosse combinada com partidas que marcassem a memória do corinthiano.

Ainda há tempo para isso nas dez rodadas finais do Brasileiro, principalmente nos duelos contra Flamengo e Palmeiras, ambos fora de casa. Cabe aos alvinegros fazer com que a lembrança memorável, nestes casos, seja positiva.

Veja os jogos da 29ª rodada do Brasileiro 2019

Jogos em 30/10/2019
19h30 - Atlético-MG x Chapecoense
19h30 - Palmeiras x São Paulo
19h30 - Avaí x Fortaleza
21h00 - Ceará x Fluminense
21h30 - Vasco da Gama x Grêmio
21h30 - CSA x Corinthians
Jogos em 31/10/2019
19h15 - Santos x Bahia
20h00 - Goiás x Flamengo
21h30 - Internacional x Athletico-PR
21h30 - Botafogo x Cruzeiro

Veja mais em: Fábio Carille e Retrospecto do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?