Meu Timão

Entrar

10K

Caso Corinthians: exagero e incoerência

visualizações 10K comentários 85 0

Blogueiro da Fox Sport, José Ilan, expressa sua opinião:

Que me perdoem muitos, mas vou remar contra a maré.

A punição ao Corinthians de jogar todos os seus jogos com portões fechados é muito exagerada.

Antes de tudo, quem escreve aqui é um jornalista que passou dezenas de horas dos últimos dias vendo imagens da tragédia em Oruro, lendo, assistindo e editando inúmeras reportagens sobre o caso, produzindo outras tantas, destrinchando causas e consequências de um ato inconsequente e criminoso.

Não é fácil para um pai de um menino de sete anos, que adora futebol e já frequenta estádio, ficar alheio e insensível ao caso. Absolutamente não é o caso. Ao contrário. Trata-se de uma morte horrenda, imperdoável e, sobretudo, desnecessária.

Mas daí a punir-se pesadamente uma instituição, e indiretamente milhões de pessoas pelo crime cometido por um ou dois indivíduos, vai uma distância enorme.

Faço questão de não opinar baseado no regulamento da Conmebol, aquele tal que admite até a exclusão do time da Libertadores. Este não é um parecer jurídico. É uma reflexão pelo bom senso.

Pés no chão, cabeça fria, clubismos guardados no baú, proponho algumas questões:

Qual a culpa que tem o Corinthians pela morte de Kevin Espada? O clube era o mandante do jogo? O responsável pelo policiamento? O encarregado pela revista na porta do estádio? O dono do estádio em Oruro? O responsável legal pela pessoa que apontou uma arma mortífera em direção aos torcedores do San José? Foi o Corinthians que bancou a ida do culpado para a Bolívia, lhe deu ingresso, um rojão e ordenou que soltasse o artefato para frente?

Um clube e seus milhões de aficionados devem mesmo pagar por um crime cometido por alguém que simplesmente veste a sua camisa?

Fonte: Fox Sports

Confira mais novidades do Corinthians

85 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Fabio
    Fabio Almeida

    Eu to vendo gente aqui falando que o Corinthians financia isso financia aquilo a anos vejo isso na imprensa e também de alguns torcedores agora pergunto porque nunca ninguém provou nada?

  • Fatima
    Fatima Ferreira #71

    Meu Deus quando é que vão para de falar que o Corinthians tem culpa! O time não tem culpa de nada, e nem a torcida, somos chamado de criminosos por um crime que acidentalmente um único torcedor cometeu! Os antis nunca vai esquece isso, vai falar nisso o ano todo. Mas aposto que todos já se esqueceram do sinalizador que o cara da banda soltou lá na boate em santa-maria onde matou mas de 200 pessoas, e todos falaram que foi acidentalmente, é mesmo o cara não poderia imaginar e nem prevê muito menos raciocinar, que se soltasse um sinalizador dentro de um local fechado poderia acontece um acidente que levaria a machucar várias pessoas que estava ali.E no entanto só quem levou a culpa foi o vocalista que foi o que soltou o sinalizador e o dono da boate pelo fato da boate não ter saída de emergência, ninguém mas foi culpado nem o restante da banda, nem os seguranças, ninguém. Já no caso do Corinthians além de culpa toda a torcida tbem culpa o time. É justo isso?

  • Publicidade

  • Todos os comentários (85)

    Junior
    Junior Saintz #6.840

    A mídia ela é importante para todos nós, más desse jeito é melhor jogar o Diploma no lixo, não dá eles cobram do Torcedor, do Clube e a mídia nunca muda, inclusive tem apresentadores (as) que depois que se forma e começa trabalhar em uma emissora, eles vão logo fazer faculdade de direito, porque eles falam cada besteira e depois eles tenta se proteger...enfim. Peço atenção de todos vocês, é óbvio que não vai ter fiscalização de venda de sinalizadores para Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio etc...só foi criada essa situação devido o incidente com o CORINTHIANS (O CAMPEÃO MUNDIAL), e a mídia quer mostrar que ela faz o trabalho da policia acusando o Corinthians ao menos ter coerência, compreensão e ver dos dois lados. Podem escrever nesse Paulistão vai morrer um torcedor de qualquer clube e a mídia e as autoridades não iram fazer nada. O certo é...Corinthians, 1 torcedor e 30 milhões de sentenciados.
    (S.C.C.P-1910)

  • Junior
    Junior Saintz #6.840

    Olha eu assisto futebol, inclusive no dia anterior eu assistir o jogo entre Millionarios X Tijuana, por que eu gosto, sou Corinthiano desde que eu nasci, e vi inúmeras mortes de torcedor, inclusive em 2011 na Semi-Final do Paulistão entre Corinthians X Palmeiras, teve uma morte de um torcedor Corinthiano e o corpo dele foi jogado na Marginal Tietê, eu fiquei dias analisando os vídeos e as imagens, dá para ver perfeitamente que o Torcedor Corinthiano estava em dúvida de soltar o sinalizador porque o Bandeirão estava subindo, ou seja caso ele não solta-se o sinalizador, poderia acontecido um desastre na torcida do Corinthians. Vejo jornalistas que evidentemente torce para outros clubes, e em suas opiniões de fato você não encontra coerência, Jornalistas tendenciosos, um deles é o Savóia que estava falando mal do Corinthians e o Dinei teve que entrar ao vivo para defender a posição do Corinthians e os Corinthianos (as). Eu acho que os jornalistas querem colocar lenha na fogueira.

  • Elias
    Elias Silva

    Renato, então vá lá dizer, ou mande um e-mail pra delegada que o clube do país dela tem culpa e precisam ficar detidos na prisão, e diga para a Commebol que o São José tem que jogar de portões fechados, e punir todos os torcedores deles que estavam com sinalizadores proibidos, mesmo que "menos" perigosos. Vá lá e diga, quem sabe ela te ouve, rapaz.

  • Eduardo
    Eduardo Alves #93

    José Ilan ganhou meu respeito.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop