Meu Timão

Entrar

Confusão entre torcedores e Polícia Militar na entrada do Allianz Parque

Diego Salgado/Meu Timão

2.2K 73

Promotor pede união para acabar com violência no futebol e culpa organizadas

visualizações 2.2K comentários 62 0

Mais uma vez um clássico entre clubes rivais ficou marcado pela violência. Torcedores do Palmeiras e do Corinthians enfrentaram a Polícia Militar e brigaram entre si, dentro e fora do Allianz Parque, nesse domingo. O promotor Paulo Castilho, do Ministério Público de São Paulo, responsável pela recomendação de torcida única para o jogo de ontem, pediu a união dos responsáveis pelos clubes de futebol para que fatos assim não ocorram mais.

"Os dirigentes são muito importantes, lideram uma grande massa de seus torcedores, principalmente os mais aficionados. Nós temos que analisar com calma os fatos e ver que atitudes vamos tomar daqui para a frente. Temos que nos reunir com a entidade organizadora, com os representantes dos clubes, com todas as autoridades, para chegar a um denominador comum e achar uma saída para que isso não ocorra mais. Se o remédio for amargo, precisamos tomar essa medida. Não podemos ter outro interesse que não seja a vida e a saúde do torcedor", declarou o promotor, em entrevista ao Arena SporTV.

O procurador garante que '99,9%' dos casos de violência em partidas de futebol envolvem membros de torcidas organizadas, comparados, por ele, com organizações criminosas.

"Me dedico ao tema há 10 anos e, modéstia à parte, posso falar que conheço a violência no futebol e as torcidas organizadas, por já ter transitado por todos esses segmentos. Posso afirmar, com toda a certeza, que 99,9% de toda a violência no futebol parte da torcida organizada. Infelizmente, talvez eu tenha demorado a chegar a essa conclusão. Tentei todas as medidas alternativas, de inclusão social. Esses jovens individualmente trabalham, estudam e têm família. Mas é um fenômeno que eu não sei explicar. Quando eles estão juntos, eles se transformam e se equiparam a uma verdadeira organização criminosa, levando o terror, o medo, tirando vidas e agredindo", afirmou Paulo Castilho.

Paulo Castilho aproveitou para falar também sobre a recomendação do clássico com torcida única. O pedido foi feito na quarta-feira passada, mas o Corinthians, que não concordou com a medida, entrou na Justiça e conseguiu garantir a venda de ingressos para os seus torcedores. O promotor garantiu que a intenção sempre foi proteger os torcedores e pediu para que os ingressos sejam comercializados apenas para os sócios torcedores.

"Eu e o amigo Roberto Senise já tínhamos previsto que ia ocorrer confusão, que ia colocar em risco a saúde e segurança do torcedor. O Ministério Público, enquanto promotor de justiça, defende o interesse da sociedade, visando proteger a saúde e a segurança do torcedor. Não temos interesse político, financeiro, nem clubístico. Infelizmente as pessoas põem a paixão acima disso, para defender o interesse do clube. Não precisamos falar em jogo de torcida única. Precisamos melhorar o ambiente do futebol, retirando torcida organizada do espaço de visitante. Ontem, se olhar as fotos da torcida visitante, é só torcida organizada, que depois brigou entre si dentro do estádio. Foram escoltados no elevado, causando todo tipo de transtorno para a população, para a torcida de bem. Vamos pegar ingresso e passar para o sócio torcedor, vamos levar para dentro do espaço o torcedor saudável, que não brigue, não crie confusão e não necessite de escolta policial", finalizou.

Confira mais novidades do Corinthians

62 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Felipe
    Felipe Bezerra #104

    Ele disse 99,9% dos torcedores que geram violência são das organizadas, e tão esperando o que pra cortar o mal pela raiz!

  • Reinaldo
    Reinaldo Gabriel #7.953

    É só não entregar lotes de ingresso na mão das organizadas e vender individualmente para FT e não sócios na bilheteria.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (62)

    Rog�rio
    Rogério Monteiro #101

    Muda a lei e pronto, o time não é responsável pela educação no país

  • adelson
    Adelson Barbosa #105

    Omissão do poder publico! Façam ou mudem a leis! E terão resultado esperado! Pois conscientização! Não esperem isso das organizadas!

  • Douglas
    Douglas Paiva #4.538

    Só tem um problema... O torcedor organizado, querendo ou não frequenta o estádio e tem pontuação no seu fiel torcedor "torcida"... Se colocar para os mais assíduos... Eles vão da mesma forma... O que tem que fazer é aplicar a lei, identificar o torcedor e o colocar na cadeia! Mude a lei, coloque como crime inafiançável briga em torcida, coloque o cara trancado por no mínimo 10 anos... Duvido que vão enfrentar a policia desta forma... Ou trocar socos por espaço de faixa... Mas para aplicar isto, tem que mudar a constituição... Coisa que ninguém quer fazer pois quando fazer terá que mudar regras na politica, e o cara não terá opção de renuncia para depois voltar ao cargo... Ele será prezo... E nestas brechas vamos levando a vida... Da forma tupiniquim de se levar...

  • j
    J Nader #2.473

    O promotor pede união, e nós pedimos prisão, só isso, mantenham preso quem faz baderna, quem briga, quem não respeita o direito dos outros de assistirem a um jogo.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop