Meu Timão

Entrar

Antes de assumir a presidência, Roberto foi vice de Andrés Sanchez e diretor de futebol de Mário Gobbi

Marcelo Machado/Ag. Corinthians

58K 184

Palavra do Presidente

Roberto de Andrade divulga carta aos torcedores corinthianos

Por Meu Timão

visualizações 58K comentários 136 0

Presidente do Corinthians desde fevereiro, Roberto de Andrade divulgou, nesta terça-feira, uma carta aos torcedores alvinegros sobre os oito anos de mandato da chapa “Renovação & Transparência”, no qual pertence. O texto, que celebra conquistas do Timão durante o período, foi publicado no site oficial do clube.

“Quando assumimos a Presidência do clube, em outubro de 2007, pouco pudemos fazer para impedir o deslocamento à Série B do Campeonato Brasileiro, o que infelizmente acabou se consumando. Foram tempos difíceis”, escreveu o dirigente, que relembrou cada conquista do Corinthians nas últimas temporadas.

A carta ainda exalta o início das obras do centro de treinamento das categorias de base, em construção ao lado do profissional, e a modernização da sede social do Timão. “Associados que não frequentavam o clube há muito tempo ficaram surpresos com o que encontraram: instalações modernas, reformas e melhorias em todos os departamentos”, acrescentou o cartola.

Leia a carta do presidente Roberto de Andrade na íntegra

Prezada Nação Corinthiana,

Nesse mês de outubro em que o grupo “Renovação & Transparência” completa oito anos à frente do Sport Club Corinthians Paulista e a atual diretoria completa oito meses de mandato, gostaria de relembrar alguns importantes fatos e momentos dessa vitoriosa caminhada.

Quando assumimos a Presidência do clube, em outubro de 2007, pouco pudemos fazer para impedir o deslocamento à Série B do Campeonato Brasileiro, o que infelizmente acabou se consumando. Foram tempos difíceis. Tempos que só puderam ser enfrentados e superados com o amor incondicional da Fiel Torcida: EU NUNCA VOU TE ABANDONAR, gritava a Fiel. Era o que ouvíamos das arquibancadas, das numeradas, do saudoso Tobogã e de todos os associados do clube comprometidos com uma verdadeira mudança.

Tal situação nos permitiu modernizar e democratizar o Estatuto Social do Clube, o que era uma necessidade urgente. Temos hoje um dos mais modernos e democráticos Estatutos do futebol brasileiro, o qual está em constante aperfeiçoamento. As pessoas entenderam que o Corinthians não tem dono. O Corinthians é de seus torcedores. O Corinthians é do povo.

O apoio maciço da Fiel durante todo o ano de 2008 culminou no retorno tranquilo à Série A, naquele que seria o primeiro de muitos títulos da gestão “Renovação & Transparência”. No final daquele ano demos mais uma tacada de mestre com a contratação de Ronaldo Fenômeno, que revolucionou o futebol brasileiro e tantos benefícios trouxe para o Corinthians. O trabalho incansável de nosso departamento de marketing ao longo desses anos fez com que o clube atingisse hoje o maior valor de marca do futebol sul-americano. Sim! Nenhuma outra marca do futebol sul-americano vale tanto quanto a marca do Timão!

Nem bem começou o ano de 2009 e já éramos campeões novamente. Com uma geração promissora de craques, conquistamos o título da Copa São Paulo de Juniores. Mas o ano de 2009 ainda nos reservava outras gratas surpresas: os títulos do Campeonato Paulista (invicto) e da Copa do Brasil.

E com grande festa veio nosso centenário em 2010. A cidade se vestiu de preto e branco para comemorar os 100 anos de seu filho mais ilustre: o Sport Club Corinthians Paulista. E presente melhor não poderia haver: o anúncio da construção de nosso tão sonhado estádio, hoje uma realidade da qual tanto nos orgulhamos. Inauguramos também nosso CT Dr. Joaquim Grava, o que nos elevou a um patamar de excelência em termos de treinamento esportivo, fisiologia, fisioterapia e todas as demais ciências aplicadas ao futebol.

O ano de 2011 trouxe consigo o pentacampeonato brasileiro e a oportunidade de disputar mais uma Libertadores, aquela que entraria para a história não apenas do Corinthians, mas de todo o futebol sul-americano. Antes, porém, mais uma pausa para reverenciar a garotada de nossas categorias de base, que no início de 2012 ganhou mais uma Copa São Paulo.

Conquistamos a Libertadores de 2012 de forma invicta, de forma avassaladora, de forma corinthiana. O continente era preto e branco. A Libertadores passou a ter outra cara a partir de então.

O Chelsea não foi páreo para os mais de 30 mil loucos que invadiram o Japão. Caravanas do planeta inteiro viram de perto mais uma conquista alvinegra. E a festa no embarque da delegação?? O que foi aquilo?? Algo que só a Fiel é capaz de fazer. O país parou para festejar nosso bicampeonato mundial. O verdadeiro mundial. O mundial que vale. O mundial da FIFA!

Em 2013, barba e cabelo novamente, com os títulos do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-americana.

2014 é um ano que não sairá da memória do corinthiano. A Copa do Mundo no Brasil foi aberta na nossa casa, na Arena Corinthians. Aqueles que antes eram chamados de sem-teto, agora abriam as portas de sua residência para receber o mundo inteiro, inclusive a Seleção Brasileira para a partida inaugural da Copa do Mundo. Chefes de Estado, chefes de governo, autoridades públicas, autoridades do futebol. Todos eles em Itaquera, todos eles na querida Zona Leste, todos eles aplaudindo e rendendo homenagens à Casa do Povo. O Time do Povo tinha agora uma casa: a Arena Corinthians, a Casa do Povo!

O ano de 2015 começou com mais um título da Copa São Paulo, o terceiro da gestão “Renovação & Transparência”, comprovando o brilhante e competente trabalho desenvolvido em nossas categorias de base.

Estamos muito bem no Campeonato Brasileiro e lutando bravamente pelo hexacampeonato. Os números alcançados pela equipe são impressionantes. Sabemos que não tem nada ganho ainda e trabalharemos incansavelmente para dar mais essa alegria à Fiel.

Continuamos a construção do CT das categorias de base, ao lado do CT Dr. Joaquim Grava dos profissionais, com a certeza de que esse será um dos grandes legados desta gestão.

O clube social também mereceu nossa atenção e passou por uma verdadeira revolução nos últimos oito anos. Associados que não frequentavam o clube há muito tempo ficaram surpresos com o que encontraram: instalações modernas, reformas e melhorias em todos os departamentos. Um novo clube! É assim que se faz um Corinthians verdadeiramente grande.

Igualmente demos apoio às outras modalidades, tanto olímpicas quanto não olímpicas, atingindo incontáveis êxitos nos campeonatos que disputamos. Destaques para a natação, com brilhantes conquistas no Pan-Americano de Toronto, e para o futsal, com fortíssimas equipes e expressivos resultados. Nesse ano de 2015 voltamos a ter uma forte equipe de basquete feminino e, no primeiro campeonato disputado, já ganhamos o título do sul-americano de clubes. Nossa mais recente conquista veio com o suor de nossos remadores, que brilhantemente nos trouxeram de volta o Troféu Bandeirante, o mais tradicional torneio da modalidade.

Uma saudação especial a todos os atletas e comissões técnicas que defenderam nossa camisa em todas as modalidades esportivas e todos os campeonatos disputados. Uma saudação especial também a todos os funcionários administrativos, por sua dedicação e comprometimento ao longo desses oito anos.

Não gosto de fazer diferenciação entre diretores, assessores, conselheiros, associados e torcedores. Cada um, do seu modo e dentro de suas possibilidades, dá uma inestimável contribuição ao Clube. Assim, me dirigindo a todos de uma só vez, gostaria de agradecer a todos vocês, corinthianos, por construírem conosco, ano após ano, a grandiosa história do Sport Club Corinthians Paulista.

Vai Corinthians!

São Paulo, 20 de outubro de 2015.

Roberto de Andrade Souza
Presidente da Diretoria

Confira mais novidades do Corinthians

136 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop