Venha fazer parte da KTO
x

Roberto de Andrade divulga carta aos torcedores corinthianos

58 mil visualizações 136 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Antes de assumir a presidência, Roberto foi vice de Andrés Sanchez e diretor de futebol de Mário Gobbi

Antes de assumir a presidência, Roberto foi vice de Andrés Sanchez e diretor de futebol de Mário Gobbi

Marcelo Machado/Ag. Corinthians

Presidente do Corinthians desde fevereiro, Roberto de Andrade divulgou, nesta terça-feira, uma carta aos torcedores alvinegros sobre os oito anos de mandato da chapa “Renovação & Transparência”, no qual pertence. O texto, que celebra conquistas do Timão durante o período, foi publicado no site oficial do clube.

“Quando assumimos a Presidência do clube, em outubro de 2007, pouco pudemos fazer para impedir o deslocamento à Série B do Campeonato Brasileiro, o que infelizmente acabou se consumando. Foram tempos difíceis”, escreveu o dirigente, que relembrou cada conquista do Corinthians nas últimas temporadas.

A carta ainda exalta o início das obras do centro de treinamento das categorias de base, em construção ao lado do profissional, e a modernização da sede social do Timão. “Associados que não frequentavam o clube há muito tempo ficaram surpresos com o que encontraram: instalações modernas, reformas e melhorias em todos os departamentos”, acrescentou o cartola.

Leia a carta do presidente Roberto de Andrade na íntegra

Prezada Nação Corinthiana,

Nesse mês de outubro em que o grupo “Renovação & Transparência” completa oito anos à frente do Sport Club Corinthians Paulista e a atual diretoria completa oito meses de mandato, gostaria de relembrar alguns importantes fatos e momentos dessa vitoriosa caminhada.

Quando assumimos a Presidência do clube, em outubro de 2007, pouco pudemos fazer para impedir o deslocamento à Série B do Campeonato Brasileiro, o que infelizmente acabou se consumando. Foram tempos difíceis. Tempos que só puderam ser enfrentados e superados com o amor incondicional da Fiel Torcida: EU NUNCA VOU TE ABANDONAR, gritava a Fiel. Era o que ouvíamos das arquibancadas, das numeradas, do saudoso Tobogã e de todos os associados do clube comprometidos com uma verdadeira mudança.

Tal situação nos permitiu modernizar e democratizar o Estatuto Social do Clube, o que era uma necessidade urgente. Temos hoje um dos mais modernos e democráticos Estatutos do futebol brasileiro, o qual está em constante aperfeiçoamento. As pessoas entenderam que o Corinthians não tem dono. O Corinthians é de seus torcedores. O Corinthians é do povo.

O apoio maciço da Fiel durante todo o ano de 2008 culminou no retorno tranquilo à Série A, naquele que seria o primeiro de muitos títulos da gestão “Renovação & Transparência”. No final daquele ano demos mais uma tacada de mestre com a contratação de Ronaldo Fenômeno, que revolucionou o futebol brasileiro e tantos benefícios trouxe para o Corinthians. O trabalho incansável de nosso departamento de marketing ao longo desses anos fez com que o clube atingisse hoje o maior valor de marca do futebol sul-americano. Sim! Nenhuma outra marca do futebol sul-americano vale tanto quanto a marca do Timão!

Nem bem começou o ano de 2009 e já éramos campeões novamente. Com uma geração promissora de craques, conquistamos o título da Copa São Paulo de Juniores. Mas o ano de 2009 ainda nos reservava outras gratas surpresas: os títulos do Campeonato Paulista (invicto) e da Copa do Brasil.

E com grande festa veio nosso centenário em 2010. A cidade se vestiu de preto e branco para comemorar os 100 anos de seu filho mais ilustre: o Sport Club Corinthians Paulista. E presente melhor não poderia haver: o anúncio da construção de nosso tão sonhado estádio, hoje uma realidade da qual tanto nos orgulhamos. Inauguramos também nosso CT Dr. Joaquim Grava, o que nos elevou a um patamar de excelência em termos de treinamento esportivo, fisiologia, fisioterapia e todas as demais ciências aplicadas ao futebol.

O ano de 2011 trouxe consigo o pentacampeonato brasileiro e a oportunidade de disputar mais uma Libertadores, aquela que entraria para a história não apenas do Corinthians, mas de todo o futebol sul-americano. Antes, porém, mais uma pausa para reverenciar a garotada de nossas categorias de base, que no início de 2012 ganhou mais uma Copa São Paulo.

Conquistamos a Libertadores de 2012 de forma invicta, de forma avassaladora, de forma corinthiana. O continente era preto e branco. A Libertadores passou a ter outra cara a partir de então.

O Chelsea não foi páreo para os mais de 30 mil loucos que invadiram o Japão. Caravanas do planeta inteiro viram de perto mais uma conquista alvinegra. E a festa no embarque da delegação?? O que foi aquilo?? Algo que só a Fiel é capaz de fazer. O país parou para festejar nosso bicampeonato mundial. O verdadeiro mundial. O mundial que vale. O mundial da FIFA!

Em 2013, barba e cabelo novamente, com os títulos do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-americana.

2014 é um ano que não sairá da memória do corinthiano. A Copa do Mundo no Brasil foi aberta na nossa casa, na Arena Corinthians. Aqueles que antes eram chamados de sem-teto, agora abriam as portas de sua residência para receber o mundo inteiro, inclusive a Seleção Brasileira para a partida inaugural da Copa do Mundo. Chefes de Estado, chefes de governo, autoridades públicas, autoridades do futebol. Todos eles em Itaquera, todos eles na querida Zona Leste, todos eles aplaudindo e rendendo homenagens à Casa do Povo. O Time do Povo tinha agora uma casa: a Arena Corinthians, a Casa do Povo!

O ano de 2015 começou com mais um título da Copa São Paulo, o terceiro da gestão “Renovação & Transparência”, comprovando o brilhante e competente trabalho desenvolvido em nossas categorias de base.

Estamos muito bem no Campeonato Brasileiro e lutando bravamente pelo hexacampeonato. Os números alcançados pela equipe são impressionantes. Sabemos que não tem nada ganho ainda e trabalharemos incansavelmente para dar mais essa alegria à Fiel.

Continuamos a construção do CT das categorias de base, ao lado do CT Dr. Joaquim Grava dos profissionais, com a certeza de que esse será um dos grandes legados desta gestão.

O clube social também mereceu nossa atenção e passou por uma verdadeira revolução nos últimos oito anos. Associados que não frequentavam o clube há muito tempo ficaram surpresos com o que encontraram: instalações modernas, reformas e melhorias em todos os departamentos. Um novo clube! É assim que se faz um Corinthians verdadeiramente grande.

Igualmente demos apoio às outras modalidades, tanto olímpicas quanto não olímpicas, atingindo incontáveis êxitos nos campeonatos que disputamos. Destaques para a natação, com brilhantes conquistas no Pan-Americano de Toronto, e para o futsal, com fortíssimas equipes e expressivos resultados. Nesse ano de 2015 voltamos a ter uma forte equipe de basquete feminino e, no primeiro campeonato disputado, já ganhamos o título do sul-americano de clubes. Nossa mais recente conquista veio com o suor de nossos remadores, que brilhantemente nos trouxeram de volta o Troféu Bandeirante, o mais tradicional torneio da modalidade.

Uma saudação especial a todos os atletas e comissões técnicas que defenderam nossa camisa em todas as modalidades esportivas e todos os campeonatos disputados. Uma saudação especial também a todos os funcionários administrativos, por sua dedicação e comprometimento ao longo desses oito anos.

Não gosto de fazer diferenciação entre diretores, assessores, conselheiros, associados e torcedores. Cada um, do seu modo e dentro de suas possibilidades, dá uma inestimável contribuição ao Clube. Assim, me dirigindo a todos de uma só vez, gostaria de agradecer a todos vocês, corinthianos, por construírem conosco, ano após ano, a grandiosa história do Sport Club Corinthians Paulista.

Vai Corinthians!

São Paulo, 20 de outubro de 2015.

Roberto de Andrade Souza
Presidente da Diretoria

Veja Mais:

  • Corinthians conhece adversários da primeira fase da Sul-Americana

    Corinthians conhece adversários da fase de grupos da Sul-Americana; confira

    ver detalhes
  • Corinthians pode faturar mais de R$ 50 milhões em caso de título na Sul-Americana

    Saiba quanto o Corinthians pode faturar com participação na Sul-Americana de 2024

    ver detalhes
  • Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians retomou os trabalhos nesta segunda-feira

    Elenco do Corinthians se reapresenta para 'intertemporada' sem presença de técnico; entenda

    ver detalhes
  • A atividade deve acontecer na Vila Belmiro, mas sem presença da torcida

    Corinthians marca jogo-treino contra rival para esta semana; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: