Venha fazer parte da KTO
x

Com decisão de estreante, Corinthians bate o Sesi Araraquara na Liga de Basquete Feminino

1.1 mil visualizações 20 comentários Reportar erro

Por Felipe Sales

Tainá Paixão em sua estreia pelo Corinthians na LBF

Tainá Paixão em sua estreia pelo Corinthians na LBF

Beto Miller / Agência Corinthians

Corinthians 60 X 56 SESI Araraquara

LBF 2024
10 de maio de 2024, 21:00
Corinthians 60 x 56 SESI Araraquara
Wlamir Marques, São Paulo, SP.

Na noite desta sexta-feira, o Corinthians recebeu o Sesi Araraquara pela Liga de Basquete Feminino (LBF) no Wlamir Marques e venceu pelo placar de 60 a 56. Com o triunfo sobre as líderes da competição, o Timão assumiu a sétima colocação da LBF.

No primeiro tempo, as Furiosas demonstraram um jogo envolvente, especialmente com a estreante Tainá Paixão, explorando transições ofensivas e o jogo de pivô com Clarisse e Gil, ao mesmo tempo em que conseguiram conter a movimentação ofensiva do Sesi. Destaque para a atuação da pivô Érika, que dominou o garrafão pela equipe de Araraquara.

Na volta do intervalo, o Corinthians conseguiu abrir boa vantagem, mas o Sesi engatou uma sequência de bolas de três e chegou a virar o jogo. Porém, Mari Dias, com 17 pontos, e Tainá Paixão, com 11, assumiram a responsabilidade e garantiram a vitória corinthiana nos minutos finais. Clarissa, com um duplo-duplo (12 pontos e 13 rebotes), foi eleita a MVP da partida.

Anota aí, Fiel! O próximo jogo das Furiosas será no domingo, dia 12 de maio - Dia das Mães -, quando recebem o Santo André pela LBF, às 11h (horário de Brasília), no Wlamir Marques.

Escalação

Para a partida, o técnico Cristiano Cedra contou com o retorno de Clarissa, que estava com a Seleção Brasileira 3x3 na disputa do Pré-Olímpico e promoveu a estreia da recém-contratada Tainá Paixão entre as titulares.

Dessa forma, as Furiosas entraram em quadra com: Ariadna Capiró, Tainá Paixão, Tati Pacheco, Mari Dias e Gil Justino. No banco de reservas, o comandante alvinegro teve sete jogadoras à disposição: Thalita Silva, Ta'sharra, Julia Schmauch, Micaela Duarte, Clarissa dos Santos, Kelly Santos e Adrielly Oliveira.

Já o Ituano, do técnico João Camargo, iniciou a partida com: Emanuely de Oliveira, Aline Moura, Érika de Souza, Jaqueline de Paula e Débora Costa.

O jogo

Primeiro quarto

Antes da bola subir, a arbitragem sinalizou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. As Furiosas venceram a disputa pela primeira posse de bola, mas engataram uma sequência de ataques ruins. As visitantes, por outro lado, forçavam a bola de três e não encaixavam suas tramas ofensivas.

Tainá Paixão anotou os seus primeiros dois pontos pelo Corinthians e abriu o placar em um bonito arremesso de meia distância. O Timão foi tomando conta do jogo e abriu uma vantagem de 13 a 2 na metade do quarto com uma defesa ativa e aproveitando muito bem a troca de passes, o que obrigou o treinador João Camargo a acionar o tempo técnico.

Na volta da parada, a equipe de Araraquara conseguiu ajustar a defesa por zona e começou a explorar melhor as opções ofensivas, reduzindo a vantagem para 15 a 10. Depois de descansar alguns minutos no banco, Tainá voltou matando uma bola de três pontos e colocou as Furiosas nos trilhos. O time da casa explorou bem o jogo de pivô com Clarissa e Gil, e fechou o quarto vencendo por 23 a 11.

Segundo quarto

O Sesi retornou para o segundo período em outra rotação, e Érika encaixou uma sequência de quatro pontos. As Furiosas responderam com Ariadna, com a capitã conseguindo frear o ímpeto das visitantes em uma bola de três. Após sequência de erros no ataque, Cristiano Cedra parou o jogo para a equipe corinthiana. O técnico ensaiou algumas movimentações ofensivas e pediu para atletas se atentarem na defesa.

O Corinthians retornou mais ligado e aproveitando a transição ofensiva, colocando a vantagem em 32 a 23. Na reta final do quarto, o técnico do Ituano, João Camargo, parou a partida outra vez para tentar combinar as ultimas movimentações da sua equipe. Cedra também acionou o tempo técnico, mas faltando cinco segundos para o final, e desenhou uma jogada ofensiva que não deu certo. As equipes foram para os vestiários com as Furiosas vencendo por 32 a 25.

Terceiro quarto

O Timão voltou ligado na segunda parte do jogo, dominante nos rebotes e potente no ataque, engatando uma sequência de quatro pontos e colocando 36 a 25 no placar. Logo na sequência, a partida ficou parada por alguns minutos após Tati Pacheco sentir o joelho depois de que uma atleta do Sesi caiu por cima de sua perna direita.

Na volta, a defesa do Corinthians seguia ajustada, fazendo a equipe de Araraquara ficar cinco minutos sem pontuar e ampliou a vantagem para 40 a 25. Instantes depois, as visitantes começaram a entrar no jogo, melhoraram na defesa e tiveram uma sequência com três bolas de três pontos, reduzindo o placar para 40 a 34, obrigando Cristiano Cedra a pedir o tempo técnico. As equipes trocaram pontos na reta final e fecharam o quarto com o Timão liderando por 42 a 40.

Último quarto

O Sesi Araraquara retornou com muita agressividade e virou o placar para 45 a 44 no início do último quarto. O Corinthians empilhou uma sequência de erros ofensivos parando na forte defesa visitante. Com a volta de Tainá Paixão, a equipe começou a construir com maior tranquilidade e recuperou a liderança.

Mari Dias emplacou uma sequência de cinco pontos e as Furiosas voltaram a abrir vantagem com 49 a 45. O técnico João Camargo pediu tempo para esfriar a reação do Timão, mas as donas da casa seguiam defendendo bem e colocaram 54 a 49 no placar.

Na reta final, Tainá Paixão assumiu a responsabilidade e anotou quatro pontos em sequência, fazendo João Camargo parar o jogo novamente. A pausa deu certo e o Sesi cortou a vantagem para quatro pontos. No entanto, Mari Dias e Tainá Paixão aproveitaram que a equipe de Araraquara estava estourada em faltas e definiram a partida nos lances-livres. Vitória das Furiosas por 60 a 56.

Veja mais em: Basquete e Mais esportes do Corinthians.

Personagens da partida

Jogadores

  • Ariadna Capiró Felipe

    Ariadna

    Pontos: 9
    Rebotes: 7
    Assistências: 2
    Tempo em quadra: 32m14s

  • Tainá Mayara da Paixão

    Tainá

    Pontos: 11
    Rebotes: 7
    Assistências: 6
    Tempo em quadra: 29m59s

  • Clarissa Cristina dos Santos

    Clarissa

    Pontos: 12
    Rebotes: 13
    Assistências: 2
    Tempo em quadra: 29m47s

  • Mariana Moura de Queiroz Dias

    Mari Dias

    Pontos: 17
    Rebotes: 7
    Assistências: 0
    Tempo em quadra: 26m13s

  • Gilmara Justino

    Gil

    Pontos: 6
    Rebotes: 1
    Assistências: 1
    Tempo em quadra: 20m12s

  • TaShara Monique Jeffries

    TaSharra Jeffries

    Pontos: 0
    Rebotes: 5
    Assistências: 0
    Tempo em quadra: 18m06s

  • Tatiane Pacheco do Nascimento

    Tati Pacheco

    Pontos: 1
    Rebotes: 0
    Assistências: 2
    Tempo em quadra: 16m14s

  • Micaela Cavalcanti Silva Duarte

    Mica

    Pontos: 2
    Rebotes: 1
    Assistências: 2
    Tempo em quadra: 12m45s

  • Julia Zandonai Shcmauch

    Schmauch

    Pontos: 2
    Rebotes: 0
    Assistências: 0
    Tempo em quadra: 8m38s

  • Thalita Silva Pereira

    Thalita

    Pontos: 0
    Rebotes: 0
    Assistências: 0
    Tempo em quadra: 4m31s

  • Adrielly Francisco de Oliveira

    Dry

    Pontos: 0
    Rebotes: 0
    Assistências: 0
    Tempo em quadra: 1m17s

  • Kelly Santos Muller

    Kelly

Comente a notícia: