Meu Timão

Entrar

Corinthians pode ser campeão diante da Fiel na Arena neste final de semana

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

8.5K 92

Burocrático

Mudança de data do jogo do Timão esbarra em regulamento e mais três obstáculos

Por Meu Timão

visualizações 8.5K comentários 70 0

O Corinthians pode ser campeão Brasileiro jogando dentro da Arena em Itaquera neste final de semana. Isso, claro, depende de uma mudança de data da partida contra o Coritiba, que já está sendo analisada, mas esbarra em alguns obstáculos importantes.

Inicialmente, a partida entre Corinthians e Coritiba está marcado para o sábado, às 19h30. Para garantir o título, o Timão tem que vencer o seu duelo e ver o Atlético-MG não sair vitorioso do dele, contra o Figueirense. O problema é que a partida do time mineiro só acontece no domingo, às 17h.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já está analisando uma mudança da partida, para que os dois jogos sejam disputados no mesmo dia e horário. O Corinthians, na manhã desta terça-feira, informou que ainda não tem nenhuma informação sobre o assunto. Porém, essa alteração esbarra em alguns obstáculos, como o regulamento da CBF, outros jogos na mesma cidade e a venda de ingressos.

Regulamento da CBF e Estatuto do Torcedor

Segundo o regulamento de competição da CBF, uma mudança na tabela terá que ser aprovada pelo clube, pela federação e pela emissora detentora dos direitos de televisão; além disso, a solicitação precisa ser feita com dez dias de antecedência, prazo que não existe mais.

Art. 13 – As tabelas das competições somente poderão ser modificadas se obedecidas as seguintes condições: I – encaminhamento formal da solicitação à DCO, pela parte interessada, observado que: a) são consideradas partes diretamente interessadas, o clube mandante, a federação mandante e a emissora detentora dos direitos de televisão; b) faz–se necessário, em quaisquer dos casos, a análise prévia e aprovação da DCO. II – entrega da solicitação referida no inciso I deverá ocorrer com, pelo menos, dez (10) dias de antecedência em relação à data da programação original da partida.

Por outro lado, o Estatuto do Torcedor diz que é preciso confirmar até 48 horas antes do jogo uma mudança, caso exista a possibilidade de um resultado interferir no outro.

Art. 16. É dever da entidade responsável pela organização da competição: I - confirmar, com até quarenta e oito horas de antecedência, o horário e o local da realização das partidas em que a definição das equipes dependa de resultado anterior.

Jogo do Palmeiras no domingo

Um dos problemas que podem complicar a mudança é o fato de o Palmeiras jogar em São Paulo no domingo. O time enfrenta o Vasco, no Allianz Parque, às 17h. O problema, neste caso, seria em relação à segurança.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, responsável por isso, não costuma ser a favor de jogos de rivais na cidade no mesmo dia e horário. A grande preocupação é com os transportes públicos, principalmente, com o metrô. Para ir ao Allianz Parque e para a Arena Corinthians, os torcedores usam a mesma linha de metrô, a vermelha, que liga justamente um estádio ao outro.

Ingressos na Arena Corinthians

Outro grande problema é em relação aos ingressos que já foram vendidos para o jogo do Timão no sábado. A Fiel já esgotou a carga, de cerca de 40 mil entradas, com muita antecedência. Existem casos de torcedores que vão sair de suas cidades e até de estados para acompanhar o jogo em São Paulo e uma mudança de data e horário pode complicar consideravelmente.

Transmissão da partida na televisão

Por último, a decisão da TV Globo também é fundamental para essa mudança. O jogo do Corinthians contra o Coritiba já está programado para ser exibido pelo canal SporTV no sábado. Uma mudança, alteraria a grade de programação de mais de um canal da emissora carioca.

Por outro lado, acredita-se que a emissora não gostaria de perder a possibilidade de exibir o jogo que pode confirmar o título do Campeonato Brasileiro. Se a partida alterar para domingo, a Globo pode exibir a partida em seu horário tradicional de domingo para todo o Brasil.

Confira mais novidades do Corinthians

70 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop