Meu Timão

Entrar

Marquinhos Gabriel classificou horário das 11h para partidas como desumano

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

60K 121

Esclarecimentos

Após reclamações, CBF emite nota oficial sobre horário 'desumano'

Por Meu Timão

visualizações 60K comentários 71 0

As reclamações do Corinthians a respeito do jogo às 11h contra o Sport, na Ilha do Retiro, no último domingo, surtiram uma reação por parte da Confederação Brasileira de Futebol. Por meio de seu site, a entidade emitiu uma nota para defender a realização das partidas do Campeonato Brasileiro em tal horário.

Apesar da vitória por 2 a 0 sobre os pernambucanos, jogadores e até o técnico Tite reclamaram bastante do horário estipulado pela CBF para a realização daquela partida. "A nossa maior dificuldade foi o calor. Estava um clima agradável em São Paulo e jogar às 11h da manhã é um pouco desumano. O pessoal tem que pensar um pouco mais, é fácil marcar jogos esse horário e os jogadores serem prejudicados", disse Marquinhos Gabriel na época.

A CBF, por sua vez, alegou que a Comissão Nacional de Médicos do Futebol não vê problema na realização de jogos às 11h em território brasileiro entre os meses de maio e outubro. A entidade ainda lembrou que algumas partidas da Copa do Mundo de 2014 foram realizadas entre 13h e 15h.

Especificamente sobre as reclamações do Corinthians, a CBF afirmou que a temperatura não atingiu nem 28ºC durante o jogo entre Timão e Sport. Ainda assim, mesmo sem obrigatoriedade, o árbitro da partida concedeu tempo técnico para hidratação de jogadores tanto no primeiro quanto no segundo tempo.

Por fim, a CBF alegou que o horário das 11h é um sucesso de público. De fato, o maior público pagante registrado na atual edição do Brasileirão até aqui foi de mais de 35 mil pagantes às 11h na Arena Corinthians, em duelo contra a Ponte Preta, pela terceira rodada.

Confira a íntegra da nota da CBF:

Diante de uma reclamação registrada em relação à rodada do Campeonato Brasileiro da Série A no último fim de semana, a CBF esclarece:

1 – A CBF teve todo o cuidado médico ao indicar, em 2015, o horário das 11 horas como uma alternativa à tabela do Campeonato Brasileiro. Estudos científicos contínuos e modernos mecanismos de controle atestam a segurança necessária para a realização das partidas neste horário entre os meses de maio e outubro. A Comissão Nacional de Médicos de Futebol (CNMF) é responsável pelo trabalho de monitoramento e mapeamento completo da situação em cada região do país, iniciado no Brasileirão do ano passado com o acompanhamento in loco de 158 partidas. Vale lembrar que a Copa do Mundo de 2014, por exemplo, teve jogos realizados às 13 horas.

2 – O jogo das 11 horas do último domingo (29) foi realizado dentro da margem de segurança necessária. Os atletas não foram submetidos a qualquer situação de risco à saúde. A temperatura máxima atingida à beira do campo no termômetro de bulbo WBGT, cuja utilização é indicada pela FIFA, atingiu 27.9 graus, aferidos e registrados em foto pelo representante da CNMF no jogo, Dr. Fernando Solera.

3 – Ainda que o Regulamento Geral das Competições (RGC), em seu Artigo 8º, item XII, indique a interrupção do jogo para hidratação dos atletas quando a temperatura superar os 28 graus, já havia sido previamente acordado entre o árbitro e o Dr. Fernando Solera que a parada médica seria realizada nos dois tempos.

4 – A adoção do horário das 11 horas pela CBF, sucesso de público nos estádios brasileiros, e os procedimentos médicos correspondentes foram divulgados e aprovados pelos clubes durante o Conselho Técnico da Série A, realizado no dia 10 de março de 2016.

Confira mais novidades do Corinthians

71 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Renan
    Renan Corinthians #413

    Desumano é a vida do brasileiro comum

  • Fabio
    Fabio Fernandes

    Comprei 2 ingressos para o jogo contra o Botafogo para levar meu filho (sou FT e meu filho meu dependente) porque o jogo estava marcado para as 11:00. No horário das 16:00 já temos outro compromisso e não poderemos comparecer na Arena. E aí diretoria e administração do Fiel Torcedor, não posso repassar os ingressos? Sou obrigado a ficar com o prejuízo? Vocês precisam rever esse conceito de não repassar ingressos. Ou vão me ressarcir?

  • Publicidade

  • Todos os comentários (71)

    danilo
    Danilo Souza #4.574

    Na boa, isso aí é piada!
    Jogadores ganham 100 mil e reclamam de jogar as 11 da manhã.

  • James
    James Silva #5.509

    Quero ver se fosse eles mesmos jogando, vamo ver se não ia ter reclamação!Imagina um jogo no nordeste ao meio dia, ou mesmo em Cuiabá onde as temperaturas são mais elevadas, quero ver quem aguente!Joga dois três jogos seguidos nesse horario!

  • J.
    J. Sanchez #854

    é muita viadagem desses jogadores, não tem nada a ver com o calor, eles não gostam porque jogando as 11hs da manhã eles têm que acordar mais cedo e praticamente tem que almoçar na hora do café da manhã para ter energia para o jogo.
    Aposto que na praia com a galera eles batem uma bolinha até no verão ao meio dia

  • Lucas
    Lucas Mariano #539

    Se os jogadores, treinadores e dirigentes estão reclamando, então há problemas em jogar nesse horário, para muitos pais de famílias e familiares é sim um horário excelente e isso tem de ser levado em conta; O que precisa ser mudado é o tempo de uma partida e outra; Quem for jogar Domingo às 11:00 não poderá jogar numa quinta-feira seja qual for o horário, teria de jogar na terça-feira às 20:00 por exemplo, e aí sim jogar no domingo às 11:00;

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop