Venha fazer parte da KTO
x

Após reclamações, CBF emite nota oficial sobre horário 'desumano'

60 mil visualizações 71 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Marquinhos Gabriel classificou horário das 11h para partidas como desumano

Marquinhos Gabriel classificou horário das 11h para partidas como desumano

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

As reclamações do Corinthians a respeito do jogo às 11h contra o Sport, na Ilha do Retiro, no último domingo, surtiram uma reação por parte da Confederação Brasileira de Futebol. Por meio de seu site, a entidade emitiu uma nota para defender a realização das partidas do Campeonato Brasileiro em tal horário.

Apesar da vitória por 2 a 0 sobre os pernambucanos, jogadores e até o técnico Tite reclamaram bastante do horário estipulado pela CBF para a realização daquela partida. "A nossa maior dificuldade foi o calor. Estava um clima agradável em São Paulo e jogar às 11h da manhã é um pouco desumano. O pessoal tem que pensar um pouco mais, é fácil marcar jogos esse horário e os jogadores serem prejudicados", disse Marquinhos Gabriel na época.

A CBF, por sua vez, alegou que a Comissão Nacional de Médicos do Futebol não vê problema na realização de jogos às 11h em território brasileiro entre os meses de maio e outubro. A entidade ainda lembrou que algumas partidas da Copa do Mundo de 2014 foram realizadas entre 13h e 15h.

Especificamente sobre as reclamações do Corinthians, a CBF afirmou que a temperatura não atingiu nem 28ºC durante o jogo entre Timão e Sport. Ainda assim, mesmo sem obrigatoriedade, o árbitro da partida concedeu tempo técnico para hidratação de jogadores tanto no primeiro quanto no segundo tempo.

Por fim, a CBF alegou que o horário das 11h é um sucesso de público. De fato, o maior público pagante registrado na atual edição do Brasileirão até aqui foi de mais de 35 mil pagantes às 11h na Arena Corinthians, em duelo contra a Ponte Preta, pela terceira rodada.

Confira a íntegra da nota da CBF:

Diante de uma reclamação registrada em relação à rodada do Campeonato Brasileiro da Série A no último fim de semana, a CBF esclarece:

1 – A CBF teve todo o cuidado médico ao indicar, em 2015, o horário das 11 horas como uma alternativa à tabela do Campeonato Brasileiro. Estudos científicos contínuos e modernos mecanismos de controle atestam a segurança necessária para a realização das partidas neste horário entre os meses de maio e outubro. A Comissão Nacional de Médicos de Futebol (CNMF) é responsável pelo trabalho de monitoramento e mapeamento completo da situação em cada região do país, iniciado no Brasileirão do ano passado com o acompanhamento in loco de 158 partidas. Vale lembrar que a Copa do Mundo de 2014, por exemplo, teve jogos realizados às 13 horas.

2 – O jogo das 11 horas do último domingo (29) foi realizado dentro da margem de segurança necessária. Os atletas não foram submetidos a qualquer situação de risco à saúde. A temperatura máxima atingida à beira do campo no termômetro de bulbo WBGT, cuja utilização é indicada pela FIFA, atingiu 27.9 graus, aferidos e registrados em foto pelo representante da CNMF no jogo, Dr. Fernando Solera.

3 – Ainda que o Regulamento Geral das Competições (RGC), em seu Artigo 8º, item XII, indique a interrupção do jogo para hidratação dos atletas quando a temperatura superar os 28 graus, já havia sido previamente acordado entre o árbitro e o Dr. Fernando Solera que a parada médica seria realizada nos dois tempos.

4 – A adoção do horário das 11 horas pela CBF, sucesso de público nos estádios brasileiros, e os procedimentos médicos correspondentes foram divulgados e aprovados pelos clubes durante o Conselho Técnico da Série A, realizado no dia 10 de março de 2016.

Veja Mais:

  • Torcidas organizadas do Corinthians realizam nova reunião com a diretoria do Corinthians, líderes de elenco e o técnico António Oliveira

    Torcidas organizadas fazem reunião com diretoria e líderes do elenco no CT

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes
  • Alexandre Leitão era CEO do Orlando City, dos Estados Unidos, e atualmente ocupa o cargo no Athletico-PR

    Consultoria indica ao presidente do Corinthians a contratação de um CEO, diz jornalista; veja nome

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou polêmica parceria com o Grupo Gazin recentemente

    Corinthians vê camarote 'desvalorizado' para justificar permuta por colchões no CT

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Renan

    Ranking: 410º

    Renan 3713 comentários

    @gandalf1910 em

    Desumano é a vida do brasileiro comum

  • Foto do perfil de Fabio

    Fabio 88 comentários

    @fabio.macedo.fernand em

    Comprei 2 ingressos para o jogo contra o Botafogo para levar meu filho (sou FT e meu filho meu dependente) porque o jogo estava marcado para as 11:00. No horário das 16:00 já temos outro compromisso e não poderemos comparecer na Arena. E aí diretoria e administração do Fiel Torcedor, não posso repassar os ingressos? Sou obrigado a ficar com o prejuízo? Vocês precisam rever esse conceito de não repassar ingressos. Ou vão me ressarcir?

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de danilo

    Ranking: 4560º

    Danilo 460 comentários

    71º. @d.souza em

    Na boa, isso aí é piada!
    Jogadores ganham 100 mil e reclamam de jogar as 11 da manhã.

  • Foto do perfil de James

    Ranking: 5496º

    James 373 comentários

    70º. @james.cardozo.da.sil em

    Quero ver se fosse eles mesmos jogando, vamo ver se não ia ter reclamação!Imagina um jogo no nordeste ao meio dia, ou mesmo em Cuiabá onde as temperaturas são mais elevadas, quero ver quem aguente!Joga dois três jogos seguidos nesse horario!

  • Foto do perfil de J.

    Ranking: 851º

    J. 2107 comentários

    69º. @palencia em

    é muita viadagem desses jogadores, não tem nada a ver com o calor, eles não gostam porque jogando as 11hs da manhã eles têm que acordar mais cedo e praticamente tem que almoçar na hora do café da manhã para ter energia para o jogo.
    Aposto que na praia com a galera eles batem uma bolinha até no verão ao meio dia

  • Foto do perfil de Lucas

    Ranking: 537º

    Lucas 3088 comentários

    68º. @lucas.mariano10 em

    Se os jogadores, treinadores e dirigentes estão reclamando, então há problemas em jogar nesse horário, para muitos pais de famílias e familiares é sim um horário excelente e isso tem de ser levado em conta; O que precisa ser mudado é o tempo de uma partida e outra; Quem for jogar Domingo às 11:00 não poderá jogar numa quinta-feira seja qual for o horário, teria de jogar na terça-feira às 20:00 por exemplo, e aí sim jogar no domingo às 11:00;

  • Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 12º

    Ciro 39344 comentários

    67º. @ciro.hey em

    No Nordeste esse horário é desumano mesmo.. Até para o torcedor que fica num sol lascado. Mas aqui em SP e no sul do país é suave.