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Manoel Flores (à esq.), diretor de competições da CBF, diz que 'ideia é elevar o padrão'

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Exigências

CBF avalia clubes e define regras de gestão para que eles possam jogar a partir de 2018

Por Meu Timão

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A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contratou uma empresa de auditoria que fará uma avaliação de seus filiados até o fim do ano. Ao longo do segundo semestre, os 40 clubes das duas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro serão observados para que regras de gestão sejam implantadas em 2017.

Pelo cronograma definido, haverá no próximo ano uma série de exigências a ser atendidas, ligadas à saúde financeira e à estrutura oferecida a atletas e torcedores. Em caso de não cumprimento dos pré-requisitos, a maior punição prevista é o time ser impedido de participar, em 2018, das competições organizadas pela CBF.

O regulamento já foi entregue aos clubes e tem cinco pontos principais. Primeiramente, há programas de fomento à base e ao futebol feminino. Em segundo lugar, exigem-se cadeiras nos estádios e um centro de treinamento. Há ainda a necessidade de adequação dos estatutos e uma proibição de acionamento à Justiça comum.

Quanto à administração, as regras impõem sua profissionalização. O quinto e último ponto é o sistema de “fair play financeiro”, com padronização nos balanços e auditoria. São exigidos pagamento em dia e limite de gastos com o departamento de futebol.

Para definir o regulamento, a CBF se baseou em alguns que já estão em vigor na Europa. A ideia é implementá-lo plenamente em oito anos, prazo semelhante ao observado entre os europeus. Segundo a confederação, as ideias foram bem recebidas pelos dirigentes dos times.

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