Meu Timão

Entrar

Árbitro húngaro foi o primeiro da história a usar vídeo de forma oficial no futebol

Reprodução/TV

950 25

Confuso

Experiência com auxílio de vídeo à arbitragem no Mundial da Fifa gera polêmicas

Por Meu Timão

visualizações 950 comentários 25 0

A Fifa começou a implementar o sistema de vídeo para auxiliar os árbitros em jogos de futebol. A prática já pôde ser vista ao menos duas vezes no Mundial de Clubes que está sendo disputado no Japão. E, mesmo com a novidade, polêmica foi o que não faltou no que diz respeito à arbitragem.

A primeira vez que um árbitro utilizou o sistema de vídeo oficialmente para determinar um lance decisivo na história do futebol foi na última quarta-feira. O húngaro Viktor Kassai marcou um pênalti a favor do Kashima Antlers graças ao recurso tecnológico. Nesta quinta, foi a vez do paraguaio Enrique Cáceres precisar dar uma espiadinha no monitor para validar um gol do Real Madrid.

  • Kashima Antlers x Atlético Nacional: após levantamento da bola na área, Berrío derrubou Nishi dentro da área. Passados 45 segundos do lance, o árbitro foi até o monitor à beira do gramado e enxergou pênalti. O que Kassai não viu, contudo, foi a posição de impedimento do jogador japonês no momento em que a pelota é lançada.
  • América do México x Real Madrid: já aos 48 minutos do segundo tempo, James Rodríguez enfiou bola para Cristiano Ronaldo, que finalizou com perfeição e balançou as redes. O árbitro, contudo, demorou para validar o tento, pois quis se certificar da posição do atacante português. Após checar no monitor, Cáceres validou o gol, "liberando" então os jogadores do Real Madrid para comemorarem.

Chama atenção o fato de que, num futuro nada distante, a Fifa deseja implementar o sistema tecnológico em diversos países do mundo - incluindo o Brasil. A medida que deveria acabar com as polêmicas envolvendo arbitragem - coisa que não falta em jogos do Campeonato Brasileiro -, contudo, mostra-se confusa ao menos nessa primeira impressão.

Confira mais novidades do Corinthians

25 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop