Meu Timão

Entrar

Bandeira da Estopim da Fiel no setor norte da Arena Corinthians

Rodrigo Vessoni

5.1K 29

De volta

Após assinarem acordo com autoridades, duas organizadas do Corinthians reestreiam na Arena

visualizações 5.1K comentários 21 0

Duas das seis torcidas organizadas do Corinthians reestrearam na Arena na noite deste sábado, durante a partida contra o Sport, pela 19ª rodada do Brasileirão. Estopim da Fiel e Fiel Macabra estenderam suas faixas no parapeito do setor norte e levaram instrumentos musicais - a primeira, inclusive, levantou um bandeirão do lado direito do setor.

A volta dos adereços, porém, ficou restrita a essas duas uniformizadas. Gaviões da Fiel, Camisa 12, Pavilhão 9 e Coringão Chopp seguem proibidas de se identificarem nos estádios paulistas. As quatro ainda não assinaram o acordo com o Ministério Público de São Paulo.

Isso aconteceu porque na reunião com o MP, essas organizadas foram informadas que, enquanto o processo judicial correr no Rio de Janeiro, seguirão vetadas mesmo se assinassem o documento. A liminar, concedida após a briga generalizada com policiais cariocas no duelo com o Flamengo, pelo Brasileirão 2016, proíbe as torcidas envolvidas naquela confusão de frequentarem estádios do país.

Faixa da Fiel Macabra no setor norte da Arena Corinthians

Rodrigo Vessoni

A Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, divulgou nota oficial sobre o assunto. No texto, a torcida explica que, além da proibição judicial, eles optaram por não assinar o acordo por não concordar com alguns pontos colocados pela Polícia Militar - veja a nota abaixo.

Confira a nota oficial divulgada pela Gaviões

Assinatura do Termo de Compromisso das Torcidas Organizadas

Na manhã desta terça-feira (1), os Gaviões da Fiel estiveram presente na reunião com o 2º Batalhão da Polícia de Choque para tratar da liberação dos instrumentos e materiais das Torcidas Organizadas nos estádios do estado de São Paulo e formalizar, por meio de um Termo de Compromisso, as responsabilidades de ambos os lados.

Entretanto, fomos notificados no início da reunião que o Ministério Público de São Paulo acatou a decisão judicial do Rio de Janeiro a respeito da punição estabelecida às Torcidas até que seja julgada a ação civil pública ajuizada pelo MP-RJ. Sobre esta liminar, o jurídico dos Gaviões da Fiel já entrou com pedido de recurso e, nesse momento, aguarda a resposta da Justiça nas próximas semanas.

De qualquer forma, esclarecemos que os Gaviões da Fiel não assinaram o documento porque iremos resolver a pendência no RJ e também por não concordar com alguns pontos do documento que, na nossa avaliação, precisam ser discutidos com mais profundidade, como o Plano Preventivo de Segurança; a proibição de torcidas visitantes; e a análise individual das proibições/punições generalizadas às entidades e seus sócios.

Deixamos claro que gostaríamos de contribuir de fato com as medidas que garantam a segurança de torcedores ao mesmo tempo em que não se limite o direito de fazer a festa nas arquibancadas. Continuaremos na luta pelo nosso direito de torcer e adentrar nos estádios brasileiros com nossos instrumentos, faixas e materiais.

Os Gaviões da Fiel desejam a volta da festa, da alegria e da paz nos estádios. Acreditamos que quanto mais festa, mais bandeiras, mais cânticos e mais instrumentos, a violência deixará de existir no futebol. Acreditamos que sem proibições teremos mais alegria e festa nos estádios, pois foi assim que fizemos durante esses 48 anos de existência nas arquibancadas.

Gaviões da Fiel Torcida

Veja mais em: Arena Corinthians e Campeonato Brasileiro.

Confira mais novidades do Corinthians

21 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop