Meu Timão

Entrar

Corinthians foi último clube não-europeu campeão do Mundial de Clubes da Fifa, em 2012

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

75K 395

Foco na Europa

Novo formato do Mundial de Clubes da Fifa deve ter 24 clubes; apenas quatro oriundos da Libertadores

Por Meu Timão

visualizações 75K comentários 319 0

A Fifa já tem no papel um esboço de novo formato de Mundial de Clubes. De acordo com reportagem publicada na última sexta-feira pela agência Reuters, o torneio tem previsão de início entre os meses de junho e julho de 2021. Até lá, seriam disputadas as três últimas edições da competição nos moldes atuais.

O portal Globoesporte.com também teve acesso a um documento da Fifa com informações sobre o novo Mundial de Clubes. O site informou que o reformulado torneio deve ser oficializado em reunião no próximo mês de junho. A intenção da entidade suíça que comanda o futebol mundial é substituir duplamente o atual Mundial de Clubes e também a Copa das Confederações.

O novo torneio deve ter 24 clubes e tem disputa programada para cada quatro anos. Ao menos em princípio, o planejamento prioriza a Uefa - e consequentemente os clubes europeus - em detrimento das demais federações mundo afora.

Entenda a divisão de clubes do novo Mundial de Clubes

  • 12 europeus: quatro últimos campeões e vice-campeões da Liga dos Campeões + quatro últimos campeões da Liga Europa;
  • 4,5 sul-americanos: quatro últimos campeões da Libertadores + vencedor de um playoff entre os quatro últimos campeões da Sul-Americana - este vencedor disputa uma repescagem com o clube representante da Oceania;
  • 2 americanos (América do Norte e América Central): finalistas de um playoff entre os quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da CONCACAF;
  • 2 africanos: finalistas de um playoff entre os quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da África;
  • 2 asiáticos: finalistas de um playoff entre os quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da Ásia;
  • 1 convidado: representante do país-sede;
  • 0,5 da Oceania: quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da Oceania disputam um playoff - o vencedor disputa repescagem com o representante dentre os campeões da Sul-Americana.

O novo Mundial de Clubes, se aprovado pela alta cúpula da Fifa, deve ser disputado em 18 dias e em seis estádios diferentes. A ideia é dividir os 24 clubes em oito grupos com três equipes cada. O vencedor de cada grupo avança para as quartas de final, dando assim início à fase mata-mata do torneio.

Já há até planos para definir os três potes do sorteio da fase de grupos: o primeiro será composto por oito cabeças de chave, todos europeus; o segundo terá os quatro europeus restantes e os quatro sul-americanos; o terceiro contará com os demais times.

Veja mais em: Libertadores da América.

Confira mais novidades do Corinthians

319 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop