Meu Timão

Entrar

Corinthians não teve vida fácil, mas venceu o Vôlei Ribeirão por 3 sets a 2

Marcos Ribolli/Vôlei Renata

4.8K 39

No sufoco!

Corinthians sofre, mas vence no tie break pelas quartas de final do Paulista de Vôlei

Por João Pedro Izzo

visualizações 4.8K comentários 31 0

A equipe masculina de voleibol do Corinthians fez seu dever de casa diante do Vôlei Ribeirão ao ganhar por 3 sets a 2 na noite desta terça-feira. Em duelo disputado no Ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos (SP), o Timão sofreu, mas obteve a vitória.

"Agora é outra fase, outro momento. Agora é decisivo. Vamos (tentar sair) com a vantagem para jogar em Ribeirão. Essa é a ideia (atacar mais). Vamos sacar forte, nossa virada de bola tem que ser forte. O ataque tem que prevalecer hoje", disse o treinador Gersinho antes da partida ao canal SporTV.

E o ataque do Corinthians realmente prevaleceu. Neste duelo, válido pelo Campeonato Paulista de Vôlei, o triunfo do Corinthians veio com parciais de 25/22, 26/24, 18/25, 21/25 e 15/9.

Com a vitória no jogo de ida das quartas de final, apenas a vitória no jogo de volta garante a classificação direta para as semifinais. Em caso de triunfo do oponente, haverá o Golden Set.

Leia também: Copa do Brasil, treino aberto e decisão no feminino: a semana de compromissos do Corinthians

Escalação

A escalação inicial do Corinthians frente ao Vôlei Ribeirão foi formada por: Serginho (líbero), Diogo, Sidão, Marcelinho, Riad e Gabriel. No banco de reservas, estavam: Cris, Matheus, Mariano, Erick, Vitão, Nicolas, Fábio e Luan.

Rivaldo foi desfalque por conta de duas lesões no ombro, o que deixará o atleta fora de combate por aproximadamente seis meses.

Sobre o jogo

Com diversos erros de saques no início do primeiro set, Corinthians e Vôlei Ribeirão fizeram começo equilibrado, sem que nenhum time conseguisse abrir vantagem. Destaque para bela diagonal em ponto de Gabriel quando o placar apontava 8 a 7 para o Timão. As duas equipes continuavam errando muitos saques. Desta forma, os dois times seguiam errando no fundamento e não abriam vantagem. Fábio deu lindo bloqueio quando fez o placar sinalizar 14 a 12: seria a primeira superioridade com mais de um ponto.

Entretanto, o adversário seguia fazendo jogo parelho e não dava trégua para o time corinthiano. O inusitado foi quando o Timão fez dois pontos de maneira seguida, mas que levantaram dúvidas para as equipes e a arbitragem, a qual tratou de frear a reclamação do rival. Com a vantagem sendo estabelecida e a continuidade de erros por parte do Vôlei Ribeirão, o primeiro set terminou a favor do Corinthians: 25 a 22.

O segundo set começou com o primeiro ponto por parte do adversário, que começou abrindo 2 a 0 a partir do primeiro ponto com ace. O Timão tratou de esfriar os ânimos e logo virou, também com ace de Riad. Diogo era o destaque alvinegro, com precisão em grande parte dos lances. Mas foi Riad que fez com que o Corinthians virasse a partida para 17 a 16. Contudo, o equilíbrio entre as equipes continuava gritante.

Todavia, após dois erros seguidos do Vôlei Ribeirão, com um saque forçado e uma pancada direto para fora, o Timão assumiu vantagem em 22 a 20. O adversário encostou, mas com um bloqueio magistral de Riad, mais um set fechado: 26 a 24 para o Corinthians.

O terceiro set foi iniciado com acertos seguidos do saque do Vôlei Ribeirão, que abriu 4 a 2 na pontuação, porém, os comandados de Gersinho estavam ligados e logo empataram. A posse de bola não ficava do lado do Corinthians, que viu três pontos serem abertos em favor ao rival.

Com seguidas reclamações do experiente Riad, o camisa 15 do Timão foi expulso do duelo. Os ânimos exaltados desconcentraram a equipe corinthiana, que viu o rival fazer 17 a 12. Com diversos erros, o Corinthians sucumbiu no terceiro set, perdendo por 25 a 18.

Embalado pela vitória no terceiro set, o quarto período também começou com o domínio do Vôlei Ribeirão, o que fez o técnico Gersinho pedir calma para os seus atletas. Apesar do início ruim, Riad fez grande ace e tratou de diminuir a desvantagem para um ponto. O bom momento do Ribeirão, entretanto, continuava firme.

Mais ligada após novo "puxão de orelha" de Gersinho, o Corinthians encostou, diminuindo novamente para 14 a 15. Giovanni, do Ribeirão, continuava a pontuar a partir dos saques, dificultando demais a vida do líbero Serginho. O garoto Gabriel era o protagonista do Timão no quarto set, mas ele não conseguiu impedir nova derrota no set: 25 a 21 para o Vôlei Ribeirão.

No tie break, o Timão começou muito bem, abrindo logo três pontos de vantagem. Todavia, Giovanni não dava brechas e continuava acertando saques. Com isso, o rival empatou a partida. Disputado ponto a ponto, o Corinthians conseguiu abrir vantagem, sobretudo com a experiência de Marcelinho, chegando a 10 a 6. O ritmo seguiu forte e o time de Gersinho fechou o jogo em 15 a 9.

E a tabela, Meu Timão?

Depois de terminar a primeira fase do Campeonato Paulista de Vôlei com quatro vitórias e quatro derrotas em oito jogos, o Corinthians ficou em quinto na fase de classificação, somando 13 pontos. Agora, nas quartas de final, enfrenta o quarto colocado, o Vôlei Ribeirão, que teve um ponto a mais. Vale lembrar que, para as semifinais, o vencedor do confronto encara quem se classificar de Santo André ou SESI-SP.

Outro ponto que é válido destacar é o Golden Set: caso haja empate no placar agregado, as equipes se enfrentam em um tempo extra no jogo de volta para ver quem se classifica à fase seguinte.

Confira as chaves do campeonato estadual:

  • Corinthians/Guarulhos x Vôlei Ribeirão
  • Santo André x SESI-SP
  • São José dos Campos x Vôlei Renata
  • Vôlei Itapetininga x Taubaté

Agora é fora de casa!

O próximo compromisso de Gersinho & cia. está marcado para esta semana. O vôlei do Corinthians volta a jogar no próximo sábado, dia 29, no jogo de volta das quartas de final diante do Vôlei Ribeirão. O embate ocorrerá às 16h no Ginásio Cava do Bosque, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Veja mais em: Vôlei do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

31 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop