Meu Timão

Entrar

Corinthians se prepara para a estreia na Copa Internacional Sub-20 neste sábado

Rodrigo Gazannel/Ag. Corinthians

10K 46

Guia do Meu Timão!

Corinthians na Copa Internacional Sub-20: rivais, tabela, possíveis destaques e mais sobre o torneio

visualizações 10K comentários 41 0

O Corinthians está a poucos dias da estreia na edição 2018 Copa Internacional Sub-20 - também conhecida como a Copa RS. A equipe de Eduardo Barroca estreia no próximo sábado contra o Fluminense, dia 1ª de dezembro, às 16h (de Brasília). A partida de estreia será realizada na Morada dos Quero-Queros, o CT da base do Internacional.

O estádio em Alvorada, no Rio Grande do Sul, será a sede do Corinthians durante toda a fase inicial do torneio de juniores. A competição é o último teste do grupo alvinegro antes da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019 , principal disputa da categoria, que tem início em janeiro de 2019.

Ao todo, 20 clubes disputam a Copa Internacional deste ano. Além do Corinthians, participam os brasileiros São Paulo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Santos, Vasco e Juventude. Além deles, há também os argentinos River Plate, Racing e Independiente, os uruguaios Peñarol, Defensor e Nacional, e o mexicano Toluca.

Leia também:
Corinthians define novo técnico do Sub-15 e negocia com Gustavo Almeida para Sub-17
Meia-atacante de 21 anos que nunca atuou pelo Corinthians volta a ter registro no BID

O Timãozinho segue em busca do primeiro título do torneio desde que ela se tornou internacional. A equipe caiu ainda na primeira fase no ano passado. Na temporada de 2014, quando a competição era considerada o Campeonato Brasileiro Sub-20, os meninos do Parque São Jorge conquistaram a taça diante do Atlético-PR, com uma vitória de 1 a 0.

E para que você, torcedor, fique por dentro de tudo sobre a Copa Internacional deste ano, o Meu Timão preparou um guia sobre a disputa de juniores. Confira os detalhes abaixo!

A competição

Fase classificatória

A Copa Internacional Sub-20 tem início em uma fase classificatória onde as 20 equipes brigam por oito vagas para as quartas de final. Os clubes são divididos em quatro grupos de cinco integrantes cada, onde os dois melhores avançam para a próxima etapa da competição.

Na edição 2018 do torneio, o Corinthians está no Grupo D, ao lado de Fluminense, Internacional e Juventude, como adversários brasileiros, e Defensor-URU, representando os estrangeiros - inicialmente, o Boca Juniors faria parte do torneio, mas por conta de um surto de caxumba, deu lugar ao Juventude no grupo do Timão.

Segundo divulgado pela Federação Gaúcha de Futebol, a tabela completa com os grupos da primeira fase da Copa Internacional Sub-20 ficou definida com:

Grupo A

  • Grêmio
  • Botafogo
  • Santos
  • Peñarol-URU
  • Racing-ARG

Grupo B

  • São Paulo
  • Flamengo
  • Cruzeiro
  • Nacional-URU
  • Independiente-ARG

Grupo C

  • Atlético-MG
  • Vasco da Gama
  • Palmeiras
  • Toluca-MEX
  • River Plate-ARG

Grupo D

  • Corinthians
  • Fluminense
  • Internacional
  • Juventude
  • Defensor-URG

É mata-mata!

A partir da definição dos dois primeiros colocados de cada grupo, a disputa da Copa Internacional de juniores avança às quartas de finais. As vagas são decididas em jogos eliminatórios únicos até a grande decisão, prevista para o próximo dia 16 de dezembro.

A chave do Corinthians, vale destacar, se encontra com o Grupo B da lista - formado por São Paulo, Flamengo, Cruzeiro, Nacional-URU e Independiente-ARG. O líder de um enfrenta o segundo colocado do outro e vice-versa.

Calendário alvinegro

Após a estreia neste sábado, contra o Fluminense, o Corinthians volta a disputa da Copa Internacional Sub-20 no dia 3 de dezembro, diante uruguaio Defensor. Depois, a equipe alvinegra folga na terceira rodada e só retorna ao campo no dia 7, contra o Juventude. O último confronto do Timãozinho na primeira fase acontece no dia 9, contra o Internacional.

Todas as partidas serão realizadas às 16h (de Brasília), na Morada dos Quero-Queros.

Para ficar de olho, Fiel!

Camisa 9, Nathan é o artilheiro do Sub-20 do Corinthians em 2018

Rodrigo Gazannel/Ag. Corinthians

Vice-campeão paulista nesta temporada , a equipe Sub-20 do Corinthians conta com uma lista extensa de destaques. A relação dos jogadores que irão disputar o torneio deve ser divulgada nesta quinta-feira. E no quesito gols, o artilheiro Nathan Palafoz é a das grandes apostas de Eduardo Barroca para a Copa Internacional da categoria. O camisa 9 anotou 17 tentos nas 42 partidas que disputou em 2018, sustentando uma média de 0,40 gols por jogo.

Atrás do atacante, está outro protagonista do Sub-20 alvinegro: Fabrício Oya. O vice-artilheiro e camisa 10 tem liderado a equipe alvinegra nesta reta final da temporada, e sustenta 12 gols em 42 jogos (média de 0,29 por partida). Ele ainda é maior assistente da equipe, com 12 assistências no total, e o atleta que mais fez jogadas que resultaram em bola na rede, com 26 atuações diretas.

Por fim, ainda há três nomes para se prestar atenção no Timãozinho. São eles: o meia-atacante Rafael Bilu, o meia Fessin e o lateral-esquerdo Caetano. O trio também ganhou chances entre os profissionais do Corinthians nos últimos meses, aparecendo na lista de relacionados o técnico Jair Ventura.

Rafael Bilu, inclusive, fez sua primeira partida entre os profissionais do Timão no último domingo. O jovem de 19 anos foi acionado durante o segundo tempo do empate sem gols contra a Chapecoense, no Campeonato Brasileiro.

Confia no professor!

Eduardo Barroca comanda o Sub-20 do Corinthians desde junho deste ano

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

No comando do Sub-20 do Corinthians desde junho, Eduardo Barroca tem dado conta do recado. Ex-Botafogo, o treinador chegou ao Parque São Jorge após a promoção de Dyego Coelho como auxiliar entre os profissionais. Os números até aqui mostram uma evolução entre os juniores alvinegro, ainda que a equipe tenha caído nas quartas de final do Campeonato Brasileiro e tenha levado o segundo lugar no Paulista da categoria.

Com Barroca, o Timãozinho sustenta 19 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas, em um aproveitamento de 71,11%. Além disso, chama atenção o número de gols: foram 62 marcados e 34 sofridos. Para se ter uma noção, o antecessor Dyego Coelho deixou o comando da equipe com 54,17% de aproveitamento - 21 triunfos, 15 empates e 12 derrotas.

Vale ou não confiar no professor, Fiel?

Números do Timãozinho de Eduardo Barroca

  • Jogos disputados: 30
  • Vitórias: 19
  • Empates: 7
  • Derrotas: 4
  • Aproveitamento: 71.11%
  • Gols a favor: 62 (2 por jogo )
  • Gols contra: 34 (1,1 por jogo)

Onde assistir?

Todas as partidas da primeira fase da Copa Internacional Sub-20 serão transmitidas na televisão a cabo, pelo canal SporTV.

Nota atualizada em 30 de novembro, às 12h20.

Veja mais em: Corinthians Sub-20, Base do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Confira mais novidades do Corinthians

41 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop