Meu Timão

Entrar

Bruno Méndez é elo contemporâneo entre Corinthians e Montevideo Wanderers

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

34K 101

Não é só Méndez!

Corinthians e 'Los Vagabundos': quatro semelhanças históricas entre os rivais na Sul-Americana

visualizações 34K comentários 77 0

Rivais nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, Corinthians e Montevideo Wanderers têm ao menos quatro semelhanças históricas em meio às curiosidades das centenárias trajetórias dos dois clubes no mundo da bola. E olha que o Meu Timão não está nem falando do zagueiro Bruno Méndez, "elo contemporâneo" entre as duas equipes neste ano de 2019!

Leia também:
Corinthians sustenta Montevideo Wanderers por longo período por compra de zagueiro
Cria do Wanderers, Méndez não poderá ser utilizado pelo Corinthians na Sul-Americana

De esquina em esquina

Corinthians e Wanderers foram fundados em esquinas. Se algum torcedor louco (de um ou outro clube) quisesse se aventurar a pé, seriam quase 1.900 km em 16 dias ininterruptos (388 horas) de caminhada entre os cruzamentos da ruas José Paulino e Cônego Martins, no Bom Retiro, em São Paulo, e das calles Adolfo Berro e 19 de Abril, em Prado, em Montevidéu.

Marco do Corinthians que fica localizado na esquina do Bom Retiro

Reprodução

Esquina no bairro de Prado onde Montevideo Wanderers foi fundado

Reprodução

Inspiração inglesa

Assim como o Corinthians, o Wanderers tem seu nome inspirado num clube inglês. Se os fundadores do Timão, lá em 1910, aproveitaram excursão do Corinthian Football Club pelo Brasil, os irmãos Sardeson, responsáveis pela criação do clube uruguaio em 1902, foram quem viajaram à Inglaterra e lá se identificaram com o Wolverhampton Wanderers.

Aqui uma curiosa diferença entre os rumos tomados pelos dois clubes ingleses citados: o Corinthian se fundiu com o Casuals em 1939 e hoje disputa as divisões amadoras de futebol na Inglaterra; o Wolverhampton, apelidado de Wolves, não só disputa a Premier League como terminou em sétimo lugar na última edição (atrás apenas dos chamados "big six" compostos por "Manchesters" City e United, Liverpool, Tottenham, Chelsea e Arsenal).

Vagabundos & maloqueiros

A tradução de wanderers, do inglês, é vagabundos. Tal alcunha, aliás, é curiosamente emplacada nos nomes de diversos clubes de futebol mundo afora. Sete deles estão espalhados por Inglaterra (3), Irlanda (1), Uruguai (2) e Chile (1).

Mais do que a mera tradução, o significado de Wanderers é adotado carinhosamente pelo torcedores uruguaios, que se autodenominam los vagabundos. Qualquer semelhança com a torcida do Corinthians e seus 30 milhões de maloqueiros (não) é mera coincidência...

Los Vagabundos pintado na área externa do estádio do Wanderers

Leda Costa/Ludopedio.com.br

Cores

Por fim mas não menos importante: as cores de Corinthians e Montevideo Wanderers são as mesmas. Tanto brasileiros quanto uruguaios são conhecidos como os principais clubes alvinegros de seus países. E mais do que isso: nos primeiros anos pós-fundação nem um nem outro tinham o preto e branco como cores predominantes.

Se o Corinthians teve como primeiro uniforme o bege, o Wanderers usava azul e branco em sua camisa na temporada de inauguração da equipe.

Veja mais em: Copa Sul-Americana e Bruno Méndez.

Confira mais novidades do Corinthians

77 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop