Meu Timão

Entrar

Corinthians do técnico Fábio Carille volta de Florianópolis com um ponto

Rodrigo Gazzanel / Agencia Corinthians

12K 245

Ponto fraco

Corinthians é quem mais empata no Brasileirão. E isso poderá dar dor de cabeça

visualizações 12K comentários 203 0

Os mais saudosistas lembram com carinho. Os mais críticos, com raiva. Mesmo nos tempos de Tite, o Corinthians passou por épocas de vacas magras. E uma delas tinha sintoma muito bem definido: empatite. Pois, seja saudosista ou crítico, o torcedor do Timão certamente já identificou a semelhança com os recentes resultados somados pela equipe de Fábio Carille.

Com a igualdade de 1 a 1 do último domingo , na Ressacada, em Florianópolis, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians, junto com o próprio Avaí, se tornou a equipe com mais empates (sete) na atual edição do torneio. O Timão empata 44% dos jogos que disputa - sete empates, assim como vitórias, e duas derrotas até aqui na competição.

Leia também: Corinthians perde chance de entrar no G4, mas ganha uma posição no Brasileirão; veja tabela

A matemática de Carille ele não esconde de ninguém: fora de casa a missão é garantir ao menos um ponto e, se possível, somar os três como forma de compensar deslizes (mais empates) já registrados em Itaquera ao longo desse primeiro turno que se aproxima do fim.

"A gente sai (chateado), mas ao mesmo tempo a diferença para o líder era de nove pontos (há três rodadas). Poderiam ser três, mas hoje são cinco. A gente sabe do resultado e saímos chateados. Até passei para que o excesso de vontade não atrapalhasse dentro do campo, mas não conseguimos a vitória. Saímos perdendo, buscamos o empate, tentamos no final e não conseguimos a vitória. A gente diminuiu um ponto para o quarto colocado e seguimos na nossa caminhada", disse Carille, após empate entre Corinthians e Avaí.

É bem verdade que quem muito empata também pouco perde. Mas pouco ganha. E o número de vitórias não é item descartável no Brasileirão que se desenha como um dos mais acirrados dos últimos tempos - a diferença do primeiro para o sexto colocado é de apenas seis pontos.

O principal critério de desempate é justamente o número de vitórias. Os líderes Flamengo e Santos, por exemplo, apesar de estarem somente cinco pontos à frente (com uma gordura de menos de dois jogos, portanto) somam três vitórias a mais que o Corinthians.

Em outras palavras: no cenário atual, uma projeção para as duas próximas rodadas em que o Corinthians vença suas duas partidas e os líderes somem apenas um ponto, seguirão eles sendo os primeiros colocados pois o Timão perderá pelo inferior número de vitórias.

É claro que o campeonato ainda não está nem na metade e portanto muita água rolará. Mas se o Corinthians mantiver essa alta proporção de empates para se manter no pelotão de frente, perderá inevitavelmente o poder de combate na classificação em caso de... empate.

E na Sul-Americana?

O empate pode se mostrar um bom aliado do Corinthians no duelo desta quinta-feira, contra o Fluminense, no Maracanã, pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Como ficou no 0 a 0 em casa, o Timão avança com qualquer igualdade no marcados desde que balance as redes ao menos uma vez. Novo 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Fábio Carille.

Confira mais novidades do Corinthians

203 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop