Meu Timão

Entrar

Claudinho foi um dos destaques da última Série B do Campeonato Brasileiro

Ari Ferreira/RB Bragantino

185K 230

E agora, José?

'Caso Red Bull Bragantino' já impacta Corinthians e altera relação dos clubes

visualizações 185K comentários 230 0

Sensação nestas semanas que antecedem o início da temporada de 2020 do futebol brasileiro pela rápida ascensão e também pela promessa de injetar até R$ 200 milhões em contratações na atual janela de transferências, o Bragantino, agora em parceria com a Red Bull, segue tendo relações diretas e indiretas com o Corinthians.

Há primeiro uma inversão de valores a se destacar em relação ao que vinha sendo praticado nos últimos anos no mercado: casos de sucesso como Romarinho e Paulinho fazendo a ponte do Bragantino para o Timão? Improvável a partir de agora. Nem mesmo negócios não muito bem sucedidos como o do trio Douglas Friedrich, Moisés e Alan Mineiro devem se repetir. A bola da vez é o Corinthians ceder a Bragança seus jogadores (ou ex-jogadores).

Foi assim no caso mais recente com Matheus Jesus. O jovem de 22 anos de idade foi emprestado com cláusula incomum nos negócios corinthianos: se for utilizado num determinado número de jogos (não revelado), será negociado em definitivo ao RB Bragantino.

Leia também: Matheus Jesus antecipa anúncio oficial e publica foto com as cores de seu novo clube

Destaque na última edição do Paulistão pelo Oeste, o volante foi contratado pelo Corinthians, mas recebeu apenas 12 oportunidades na nova equipe, sendo só quatro delas como titular.

Há também no elenco do RB Bragantino nomes que passaram pelo Timão no passado, não despertaram mais interesse em terras paulistanas e hoje brilham na nova potência do interior do estado, como o experiente goleiro Julio Cesar e o jovem atacante Claudinho.

No caso de Claudinho, os holofotes são mais fortes. Isso por conta da alta expectativa em torno dos valores de uma bastante provável venda futura ao mercado externo. Apesar de ter cedido os direitos federativos do atleta na ocasião da negociação pela aquisição de Clayson, junto à Ponte Preta, em 2017, o Timão manteve 50% dos direitos econômicos.

Até pouco tempo atrás, era o Bragantino quem esperava lucros em negociações de terceiros envolvendo ex-corinthianos, como os próprios Paulinho e Romarinho.

Claudinho fez boa parte da base no Santos, mas se profissionalizou no Corinthians. Em 2016, chegou a integrar o elenco de Tite, mas ganhou apenas uma chance, quando entrou em campo aos 40 minutos do segundo tempo de um jogo do Campeonato Paulista daquele ano.

Naquela mesma temporada, sem espaço no CT Joaquim Grava, foi cedido pelo Corinthians ao próprio Bragantino. É também em função daquela passagem que o jogador é bem avaliado no clube do interior. Em Bragança, aliás, Claudinho "vale mais" que para o Timão.

Ano passado, quando era líder de assistências da Série B e um dos protagonistas do líder RB Bragantino, recebeu sondagem de R$ 2 milhões do Cruzeiro. O Corinthians se animou com a possibilidade de lucrar com a negociação, mas foi o clube de Bragança quem se recusou a fazer negócio por achar baixa a oferta. Meses depois, RB Bragantino e Cruzeiro trocariam de divisões no futebol nacional com seus respectivos acesso e rebaixamento.

Claudinho, assim como boa parte do elenco e principalmente das recentes contratações do RB Bragantino, tem o perfil desejado pela empresa em todos os seus projetos futebolísticos pelo mundo, como nas filias da Alemanha e da Áustria: jovem com potencial de valorização de mercado e consequentes grandes lucros em prováveis vendas futuras.

Além do corinthiano Matheus Jesus, o RB Bragantino já contratou nesta janela o jovem zagueiro equatoriano Leo Realpe, do Independiente del Valle, e o atacante Alerrandro, do Atlético-MG. Também estão na mira Artur, do Palmeiras, Thonny Anderson, do Grêmio, Walce, do São Paulo, e Cleiton, do Atlético-MG.

Matheus Jesus passou boa parte de 2019 'escondido' no CT do Timão

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Em tempo: Matheus Jesus, Claudinho & cia. ainda não sabem por quem serão treinados em 2020. Antônio Carlos Zago, campeão à frente do RB Bragantino na última edição da Série B do Brasileirão, pagou multa rescisória e se transferiu para o Kashima Antlers, do Japão.

Técnicos que estão no mercado hoje e estiveram em evidência ano passado como o ex-santista Jorge Sampaoli e até o ex-corinthiano Fábio Carille são descartados pelo clubea. A nova gestão em Bragança busca um perfil de treinador com visão empresarial e foco não apenas em resultados esportivos mas também na evolução da agremiação enquanto marca.

Com aparente sucesso, ao menos até aqui, em seu case no futebol brasileiro, o RB Bragantino pode seguir se relacionando com o Corinthians. Se antes era visto apenas como um parceiro de menor expressão no mercado da bola, pode em breve se tornar também inspiração de modelo bem sucedido de negócio e consequentemente saúde financeira.

Outra mudança iminente é dentro de campo: o RB Bragantino promete se juntar aos grandes times do estado e do país e tentar fazer frente ao Corinthians na luta pelo título do Campeonato Paulista e também por pretensões altas na elite do Campeonato Brasileiro.

E mais: Jesus saiu do Corinthians, mas tem muita gente chegando!

Veja mais em: Mercado da bola, Ex-jogadores do Corinthians, Matheus Jesus e Campeonato Paulista.

Confira mais novidades do Corinthians

230 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop