Meu Timão

Entrar

Basílio fez seu primeiro gol pelo Corinthians há 45 anos

Divulgação/ Corinthians

900 11

Entrou para a história

Primeiro gol de Basílio com a camisa do Corinthians completa 45 anos neste domingo

Por Meu Timão

visualizações 900 comentários 11 0

Neste domingo, o primeiro gol de Basílio com a camisa do Corinthians completa 45 anos. Na ocasião, o atleta marcou diante do Comercial, pela sexta rodada do Paulista de 1975, no Pacaembu, e ajudou a garantir a vitória corinthiana.

"Foi uma das coisas mais emocionantes que eu senti na vida. Um atleta sente emoções diferentes a cada gol marcado, mas aquele primeiro gol com a camisa do Corinthians, contra o Comercial, no Pacaembu, em um sábado à noite, eu não esqueço até hoje. São emoções que só a gente sabe, a de marcar um gol com a camisa do Corinthians", disse o jogador em entrevista ao site do Corinthians.

Naquela época, o Corinthians mandava seus jogos no Pacaembu. Depois de balançar a rede, o atleta relembrou que correu em direção da torcida, atrás do gol de entrada do estádio, para comemorar.

"Muita emoção por estar junto com a Fiel. Eu fiz o gol naquele gol de entrada do Pacaembu, onde tinham os vestiários, e corri direto para ver aquela massa vibrando e pulando. É uma coisa que, além de sentir o gol, eu fui em direção ao torcedor, então eu vibrei praticamente junto com eles e com meus colegas, que me abraçaram e deram confiança, porque eu tinha acabado de chegar ao clube. Fico muito emocionado e arrepiado em recordar esse gol, um momento gratificante da minha carreira", contou o corinthiano.

Leia também:
Título do Corinthians sobre Palmeiras reverbera até hoje por polêmicas do arquirrival
Há 17 anos, Corinthians vencia São Paulo no Morumbi e conquistava o Paulista de 2003

Basílio recebeu o apelido de "Pé de Anjo" por ser um jogador que balançava as redes em momentos decisivos. Foi dele, inclusive, um dos gols mais comemorados da história do Corinthians, o da final do Paulista de 1977. O tento anotado garantiu o título ao Corinthians e colocou fim a um jejum de quase 23 anos sem conquistas.

"Eu não consigo confirmar quem é que foi o narrador que criou o apelido. Pode ter sido o José Silvério ou o Osmar Santos. Os narradores da época tinham sempre essa forma de colocar um nome ou apelido nos jogadores. Quando começaram a me chamar de “Pé de Anjo”, eu fiquei muito emocionado e grato por esse reconhecimento. Era um momento crítico, onde o Corinthians estava em um jejum de títulos e buscava um campeonato. Fiquei muito feliz também quando um repórter da Globo me ligou e perguntou se eu passaria o apelido de “Pé de Anjo” ao Marcelinho, que vinha fazendo muitos gols decisivos para a história do Corinthians. Isso não tem preço que pague. É muito gostoso e prazeroso ter esse reconhecimento dos profissionais. Quem sabe algum dia eu e o Marcelinho poderemos passar esse bastão para algum jogador, que também fique com essa marca por seus gols decisivos", relembrou o jogador.

Com a camisa alvinegra, Basílio disputou 253 jogos e marcou 29 gols. Além disso, o ídolo conquistou dois títulos paulistas, em 1977 e 1979.

Veja mais em: Ídolos do Corinthians e História do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

11 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop