Meu Timão

Entrar

Michel Huff e Tiago Nunes durante treino no CT Joaquim Grava

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

760 11

Passo a passo

Preparador físico do Corinthians explica trabalhos do elenco na pausa e projeta férias 'mais leves'

Por Meu Timão

visualizações 760 comentários 11 0

Com os compromissos do Corinthians paralisados por conta do novo coronavírus, um dos setores do clube segue a todo vapor durante a pausa: a preparação física. Com a tarefa de manter o elenco em boa forma física e sem perder o ritmo de treino, o preparador Michael Huff detalhou o que tem sido feito na quarentena.

"Eu, como preparador físico, falei a eles o que seria feito a respeito. Passei que os jogadores receberiam treinamentos para manter e desenvolver força e também resistência e que eles deveriam fazer isso seis dias por semana. Avisei que depois entraríamos em contato para passar outro tipo de situação ou se seguia essa situação até o fim do período colocado pela direção que seriam 20 dias", pontuou, ao GloboEsporte.com.

"A gente manteve o “bem estar”, que é um questionário que os jogadores respondem ao chegar no CT todos os dias, e aí a gente colocou orientações sobre treinamento, os jogadores respondem se estão treinando, como estão dormindo, como estão se sentindo, como está o nível de qualidade de alimentação, qualidade de sono e a gente tem contato diário também com os jogadores, aqueles que têm problemas com percentual de gordura, muscular. A própria Cristiane (Neves, nutricionista) fez uma planificação individual para cada jogador e foi feito todo um suporte para que as coisas acontecessem e que a gente tivesse os melhores resultados nesse período de parada", completou.

Leia também:
Corinthians conversa com psicoterapeuta para amenizar ansiedade da sociedade durante pandemia
Corinthians 'deixa de arrecadar' com Paulistão após decisão da TV Globo durante quarentena

Enquanto trabalha os jogadores sem um prazo determinado para o retorno dos jogos, Michael já se mostra preocupado com o calendário depois da parada. Para o profissional, será preciso tempo para recolocar os atletas em condição de jogo.

"Não adianta voltar no dia 30 de abril e no dia 7 de maio começar campeonato. Não tem como. É muito tempo de parada e isso aí pode acarretar baixa qualidade dos eventos, grande número de lesões e decréscimo de performance dos jogadores, não só do Corinthians, mas de todos, acho que deve ser respeitado esse tempo porque o período de pausa foi muito grande. Apesar dos jogadores continuarem treinando, não é a mesma coisa do que treinar o futebol, com uma planificação e com controle da rotina, com toda normalidade", afirmou.

Carga diferente

Trabalhando há pouco mais de duas semanas, quando o Paulistão teve sua última rodada disputada, o elenco agora deve entrar em outro ritmo de atividades. Isso porque, a partir deste dia primeiro de abril, o recesso deixa de ser apenas uma pausa e passa a ser oficialmente de férias de 20 dias.

"Quando foi colocado pra nós da licença remunerada, o que ficou combinado e que a gente também discutiu é que os atletas deveriam se manter em atividade, em treinabilidade, porque como é uma licença remunerada os jogares têm que acatar as ordens do clube. A realização do “bem estar” (questionário) também é justamente por isso. Os jogadores ainda estavam à disposição do clube trabalhando", explicou.

"Nesse período agora vamos reduzir a cobrança, porque os jogadores estão num período de férias. Mas não é por isso que vai ficar totalmente parado, o corpo é a empresa do jogador, e ela tem que estar funcionando para que essa empresa não caia em depreciação ou entre em estado de falência. O jogador tem que se manter ativo, mas com um volume menor de treinamentos, já que é um período de férias. Como vai ter pré-temporada depois, não adianta o jogador ficar treinando todos os dias porque vai acabar prejudicando lá na frente o trabalho", concluiu.

Veja mais em: Elenco do Corinthians e Departamento Médico.

Confira mais novidades do Corinthians

11 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop