Meu Timão

Entrar

Um dos grandes goleiros da história do clube, Dida esteve no elenco campeão em 2002, além de ter ido aos Mundiais de 1998 e 2006

Divulgação/CBF

22K 43

No penta...

Corinthians multicampeão de 99/2000 foi base do elenco na Copa de 2002; conheça membros

visualizações 22K comentários 43 0

A Seleção Brasileira de 2002 vai voltar aos holofotes na tarde deste domingo com a transmissão da final daquela Copa do Mundo pela TV Globo, no tradicional horário do futebol à tarde, e dará chance a quem não conheceu aquele time de ver um jogo completo de Ronaldo, Rivaldo e companhia. O Corinthians, grande time brasileiro do final da década de 90 e começo dos anos 2000, aliás, teve grande participação naquele elenco.

Dos 23 convocados por Luiz Felipe Scolari, cinco atuaram durante mais da metade daquele ciclo de Copa pelo Timão. Foram para o Mundial como atletas do Corinthians o goleiro Dida, o volante Vampeta e o meia Ricardinho, que haviam acabado de ser campeões da Liga Rio-São Paulo e da Copa do Brasil.

Além deles, formaram o grupo a dupla de ataque Edilson e Luizão, campeões brasileiros em 99 pelo clube e do Mundial em 2000. Edilson deixou o Timão após a derrota para o Palmeiras, na Libertadores de 2000, enquanto Luizão permaneceu no elenco até meses antes de 2002, saindo porque buscava uma grande transferência para a Europa.

Leia também:
Canal faz vídeo com todos os gols de Marcelinho Carioca em finais pelo Corinthians; assista
Corinthians já conquistou e fez 'piada' com título que clube carioca tenta transformar em Mundial
Corinthians é destaque em site da CBF por título Mundial no Japão; veja

O ótimo momento do clube alvinegro, bicampeão brasileiro, paulista, além de vencedor do Mundial, da Copa do Brasil e da Liga Rio-SP durante aquele ciclo, também foi visto durante a preparação para aquela Copa do Mundo.

Na Copa América de 1999, por exemplo, Dida e João Carlos foram titulares do Brasil de Luxemburgo, enquanto Vampeta ficou na reserva. Durante as eliminatórias, o então técnico Émerson Leão chegou a usar uma base toda corinthiana para convocar a equipe para o jogo contra o Peru, em 2001.

Vampeta e Luizão durante a disputa da Copa do Mundo de 2002

Divulgação/CBF

Vampeta, que acabara de sair para o Paris Saint-Germain, Marcelinho, Ricardinho e Ewerthon foram todos titulares da equipe no empate por 1 a 1, no Morumbi. Luizão, que se machucou dias antes do chamado, também era presença certa na lista. Romário, que completou o time, fez o único gol brasileiro.

Durante a Copa, o corinthiano usado por mais tempo foi Dida, que atuou os 90 minutos da goleada por 5 a 2 sobre a Costa Rica. Vampeta jogou uma parte do jogo contra a Turquia, na fase de grupos, enquanto Ricardinho entrou contra China, Costa Rica e Bélgica.

Veja mais em: Corinthianos na Seleção e Ex-jogadores do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

43 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop