Meu Timão

Entrar

Vicente e Marlene Matheus marcaram história no Corinthians

Divulgação/Corinthians

850 28

Eternamente...

Presidente histórico do Timão, Vicente Matheus faria 112 anos nesta quinta; clube faz homenagem

Por Meu Timão

visualizações 850 comentários 28 2

A história do Corinthians não é feita de grandes nomes apenas dentro das quatro linhas. Além dos atletas, há técnicos e dirigentes que eternizaram seus nomes nos quase 110 anos de clube. E a quinta-feira é muito especial para o Timão por conta disso.

Neste dia 28 de maio, o eterno Vicente Matheus completaria 112 anos. Como esperado, as redes alvinegras não deixaram a data passar em branco: além de vídeo nas redes sociais, um texto em homenagem ao marcante dirigente foi publicado no site oficial do Corinthians.

Nascido na Espanha, o imigrante se apaixonou pelo Timão e, depois de alguns anos trabalhando na diretoria, assumiu a presidência em 1959 - a partir dali, foram 18 anos de gestão ao todo, divididos em oito mandatos.

Desde que assumiu o clube, Vicente se doou ao máximo para encerrar o incômodo jejum de títulos. Para isso, como lembra o texto publicado pelo Corinthians, ele tirou dinheiro do bolso para algumas contratações, como a do próprio Basílio, que faria o gol histórico do Paulistão de 1977.

“Ele era um exímio negociador de jogadores. Ele conseguia tomar a frente dos adversários e contratar os grandes jogadores dos anos 1970. Todo mundo que jogava bem contra o Corinthians, ele contratava: Basílio, Geraldão, até mesmo o Rui Rei, que teve uma transação muito polêmica na época. Mas ele seguiu essa linha de contratar para deixar o time mais forte, e os rivais mais fracos”, disse Fernando Wanner, que cuida do Memorial do clube, ao site oficial do Timão.

A homenagem alvinegra ainda lembra outra grande contratação feita por Vicente: Sócrates, que também era desejado pelo presidente do São Paulo após destaque com a camisa do Botafogo-SP.

Além da história de paixão e conquistas, Vicente Matheus está marcado na história pelo carisma e todo o folclore que o envolve. São inúmeras frases inesquecíveis proferidas pelo ex-mandatário. Algumas foram citadas pelo texto do Timão:

  • "Haja o que hajar, o Corinthians vai ser campeão";
  • "Quem sai na chuva é pra se queimar";
  • "Dirigir um clube de futebol é uma faca de dois legumes";
  • "Comigo ou sem migo o Corinthians será campeão".

Depois da ampla história no Corinthians, vale lembrar, Vicente Matheus foi sucedido por sua esposa, Marlene Matheus. Em 1991, ela se tornou a primeira mulher presidente de um clube de futebol no Brasil. Enquanto ele faleceu em 1997, aos 88 anos, ela morreu no ano passado, aos 82.

Conceitos que a Fiel gostaria ainda hoje

Embora presidente há muito tempo, Vicente Matheus ficou marcado por algumas coisas que a Fiel gostaria de ver atualmente no clube. Mesmo gastando com jogadores, ele se preocupava muito com a parte financeira. Além disso, prezava por ver a camisa limpa, valorizando a marca do clube.

"Uma característica muito marcante dele é que ele economizava cada centavo de gasto do clube. Quando dava 19h, 19h30, ele apagava todas as luzes do clube e dizia que era preciso economizar energia elétrica. E muitas vezes ele apagava a luz do clube inteiro. Isso era uma loucura, mas muitas vezes o clube sobreviveu a algumas crises financeiras do momento por causa dessa administração dele", contou Fernando Wanner.

"Essa era a que ele usava, que dava sorte. Não tinha marca nenhuma, patrocinador. Ele adorava Corinthians limpo na camisa, ele queria que essa marca fosse a maior de todas", disse Marlene, em vídeo, segurando uma camisa inteiramente branca do Timão.

Veja mais em: Ídolos do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

28 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop