Meu Timão

Entrar

Com Oswaldo de Oliveira o Corinthians foi campeão mundial em 2000

Getty Images

5.7K 40

'Tem que rever isso aí'

Mirandinha questiona créditos do Mundial de 2000 a Oswaldo de Oliveira e faz ressalva a Luxemburgo

Por Julia Raya, Andrew Sousa e Vitor Chicarolli

visualizações 5.7K comentários 40 8

Mirandinha defendeu o Corinthians por quatro temporadas no fim dos anos 90, onde foi bicampeão paulista e campeão brasileiro. Ídolo corinthiano, o ex-atacante foi um dos destaques do elenco montado por Vanderlei Luxemburgo, mas foi dispensado por Oswaldo de Oliveira pouco antes da conquista do título Mundial pela equipe alvinegra.

Em entrevista ao Meu Timão, Mirandinha relembrou a troca de nome no comando da equipe. Para ele, Vanderlei deixou o clube com um elenco montado, que foi assumido por Oswaldo de Oliveira sem grandes dificuldades. Sob o comando do novo treinador, o Timão foi campeão do Paulista e do Mundial.

"(A troca de treinador) Mudou o quê? Ele pegou o time pronto, não fez nada. Colocou uma pecinha aqui e pronto. Vanderlei deixou na teta, na mão, rapaz. Por isso que ele fez estrago em 1999. O time já entrosado, não saiu ninguém, chegou gente... bom, eu saí, ele me colocou para fora. Mas daquele jeito até eu era treinador, até o Papa, até um cego que não entende de futebol ficava naquela beira de campo... não precisava falar nada, a gente fazia já. 1999 foi a glória, 98/99 para o Corinthians, pegasse o treinador que fosse, ia ser campeão Mundial", afirmou.

Mais que o Paulista de 1999, Oswaldo de Oliveira é lembrado no Corinthians pela conquista do primeiro Mundial de Clubes do Timão, em 2000. Treinador na ocasião, ele já recebeu diversas homenagens e é sempre citado quando o título é assunto. Para Mirandinha, no entanto, a conquista carrega grandes méritos de Vanderlei Luxemburgo, que merece mais reconhecimento.

"Pois é, tem que rever isso aí (as homenagens ao Oswaldo de Oliveira pelo título Mundial de 2000). Porque o Vanderlei tem uma parte muito grande nesse título. Eu estava lá, sei como é, eu vivi. Não desmerecendo o trabalho do Oswaldo de Oliveira, que hoje não tenho mágoa nem rancor... mas hoje o mais vitorioso é o Vanderlei, foi ele quem ganhou esse negócio aí, ganhou tudo, então tem que fazer uma homenagem para ele também. Porque ganhar uma teta daquela, quem não gostaria?!", pontuou.

Os dois treinadores, vale lembrar, voltaram ao Corinthians para novas passagens. Luxemburgo comandou o time de 2001, enquanto Oswaldo de Oliveira teve outras duas passagens pelo Timão, uma em 2004 e outra em 2016.

Veja mais em: Oswaldo de Oliveira, Técnicos do Corinthians e Mundial de Clubes.

Confira mais novidades do Corinthians

40 Comentários Comentar >

  • Comentários mais curtidos

    Jorge
    Jorge Silveira #2.054

    Já falei isso várias vezes, o Osvaldo não sabe nada, era um timaço, perdemos a classificação na Libertadores para o Palmeiras por causa da burrice dele, não tem que homenagear esse cavalo, o Luxemburgo deixou o time prontinho.

  • Arthur
    Arthur Ferreira #858

    Foi o melhor time da história do Corinthians. O Osvaldo teve pouca contribuição para o desenvolvimento do time como treinador, apesar de ter sido auxiliar do Luxa. Mas as outras passagens não deixaram saudades, isso é algo para pensar... Mirandinha, ao meu ver, não deixa de ter razão.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (40)

    KlennAC
    Klennac #1.402

    Osvaldo de Oliveira só consegue ganhar alguma coisa quando pega o time já montado, fora isso é só olhar o histórico dele.

  • Fernando
    Fernando Duarte #3.032

    Concordo plenamente com o Mirandinha. Luxemburgo montou esse timaço. Oswaldo Oliveira é horrível como treinador. Conseguiu sair da Libertadores, eliminado por um time ridículo do Palmeiras e contra o Vasco jogou na retranca no final, para decidir nós pênaltis.

  • Rodolfo
    Rodolfo Ribeiro #2.609

    Em 2010, quando Mano Menezes foi para a seleção, ele também deixou um time pronto, disputando a liderança do Brasileirão daquele ano, veio o Adílson Batista e o time desandou, jogou fora um título quase certo. Não é tão fácil assim um treinador pegar um time pronto e mantê-lo jogando em alto nível por quase um ano. Oswaldo merece, pelo menos, os créditos de ter o vestiário nas mãos e manter um time cheio de estrelas jogando para o coletivo, embora houvesse atritos entre os jogadores fora de campo. Vale lembrar que quando Luxemburgo saiu o Evaristo de Macedo assumiu e não conseguiu bons resultados com o mesmo time. Oswaldo pode até ter seguido a cartilha de Luxemburgo, mas não dá para ignorar sua importância para as conquistas daqueles títulos.

  • All
    All Colatra #204

    O Adilson Batista conseguiu dar sequência ao bom time do Mano em 2010?
    Por mais que o time seja bom não é fácil dar continuidade ao trabalho de outra pessoa, tem que superar as comparações, ganhar a confiança de quem já está lá dentro, o Oswaldo teve seu mérito sim, o Mirandinha tá desmerecendo porque pelo jeito o Oswaldo o dispensou.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop