Meu Timão

Entrar

Corinthians, de Sócrates, foi chamado para excursionar no Japão e na Tailândia

Reprodução

1.4K 19

História!

Há 37 anos, Corinthians realizou a sua primeira excursão pela Ásia com Sócrates de estrela

Por Meu Timão

visualizações 1.4K comentários 19 3

O Corinthians finalizou há 37 anos a sua primeira excursão pela Ásia na história do clube., um momento marcante da sua trajetória e com diversas histórias curiosas. Foram seis jogos do outro lado do mundo, começando com duelos frente à seleção japonesa e finalizando no dia 31 de janeiro de 1984, uma goleada por 4 a 0 sobre a Tailândia, em Bangcoc.

Histórica por ser rara para o futebol brasileiro naquela ocasião, uma tentativa de desbravar um mercado novo usando Sócrates, sua principal estrela, como chamariz, a viagem remete ao que fazem hoje vários clubes europeus nas suas pré-temporadas.

O Timão, que acabara de se sagrar bicampeão paulista, viveu alguns momentos conturbados antes da viagem. O então goleiro Émerson Leão deixou o clube, em saída celebrada por Casagrande de acordo com relato da Folha de S. Paulo do dia 10 de janeiro. Biro-Biro, por sua vez, estava insatisfeito pois queria ser negociado para ganhar mais dinheiro.

O trajeto de 30 horas até o Japão, primeira parada, teve bastante emoção. Houve relatos de arremetida do avião em Lima, na primeira escala, e de uma revista minuciosa em Zenon na parada em Los Angeles. Os policiais chegaram a deixá-lo pelado porque o confundiram com um suspeito.

Já no Japão, o time foi recebido com festa e holofotes voltados ao Doutor, que já dominava o inglês e conseguia se comunicar tranquilamente. Os primeiros duelos agendados eram três contra a seleção japonesa, marcados para a hora do almoço na tentativa de amenizar um frio de -7ºC que acometia o país.

Depois dos três duelos, com uma vitória (veja vídeo) e duas derrotas, o time seguiu para Hong Kong, a província capitalista chinesa. Depois de um amistoso lá, seguiu para a Indonésia, onde encarou um combinado de Jacarta, e fechou a viagem com um triunfo por 4 a 0 sobre a seleção da Tailândia.

A volta, que levou 42 horas, dessa vez com escalas em Tóquio e Los Angeles, viu o Timão chegar com 162 mil dólares da viagem, pagos pelos organizadores da excursão, sendo que 32 mil foram diretamente a Sócrates por causa do contrato. Cerca de 400 corinthianos esperavam o grupo no aeroporto de Guarulhos.

O são-paulino José Maria Marin, então presidente da FPF, foi chefe da delegação e voltou, segundo ele próprio, "maravilhado pela experiência democrática". Apoiador da Ditadura Militar reinante no país, ele disse ter mudado de ideia na viagem e endossou a realização de Eleições Diretas à Folha, meses antes dos comícios pedindo o mesmo pararem o país.

Raio-X da primeira excursão do Corinthians à Ásia

6 jogos
3 vitórias
1 empate
2 derrotas
12 gols marcados
8 gols sofridos
Artilheiro: Casagrande - 5 gols

  • Corinthians 1 x 2 Japão
  • Corinthians 2 x 1 Japão
  • Corinthians 2 x 3 Japão
  • Corinthians 0 x 0 Hong Kong
  • Corinthians 3 x 2 Combinado de Jacarta
  • Corinthians 4 x 0 Tailândia

Veja o vídeo de um dos amistosos com o Japão:

Veja mais em: História do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

19 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop