Meu Timão

Entrar

Alberto Dualib era o presidente do Corinthians durante toda a trajetória de Marcos Roberto...

Reprodução/TV

24K 259

101 anos

Morre Alberto Dualib, ex-presidente do Corinthians, em São Paulo

Por Meu Timão

visualizações 24K comentários 259 158

O ex-presidente do Corinthians Alberto Dualib morreu nesta terça-feira. O cartola estava internado no hospital Santa Catarina, em São Paulo, há um mês e morreu de causas naturais. Dualib estava com 101 anos.

Dualib foi presidente do Corinthians por 14 anos desde que sucedeu Marlene Matheus no comando central do Timão, em 1993, compondo um forte grupo político e se aproveitando de um sistema que privilegiava a continuidade.

Ele era um dos dois presidentes do século passado ainda vivos do clube. Resta agora Waldemar Pires, que cumpriu mandato na década de 80.

Enquanto Dualib esteve no comando do Corinthians, a equipe alvinegra conquistou 12 títulos. Foram cinco Paulistas (1995, 1997, 1999, 2001 e 2003), três Brasileiros (1998, 1999 e 2005), duas Copas do Brasil (1995 e 2002), um Rio-São Paulo (2002) e um Mundial de Clubes (2000).

Optou por, em ao menos três oportunidades, terceirizar o futebol para o comando de outras empresas, ponto visto como fundamental para o sucesso em campo. Controlado pelo Banco Excel, pela Hicks Muse e pela MSI, o Corinthians montou alguns dos melhores times da sua história no período.

Ao mesmo tempo, também presidiu o Corinthians durante a pior campanha da equipe no Brasileirão, quando o Timão acabou sendo rebaixado para a Série B do campeonato.

A má fase em campo e as denúncias fora dele marcaram seu último ano até que, em meio a vários protestos da torcida, o conhecido "Fora, Dualib", acabou afastado do cargo no meio de 2007, renunciando diante da possibilidade de sofrer um processo de impeachment.

No ano seguinte, após ser investigado pelo Ministério Público, ex-presidente também teve seu nome retirado do quadro de sócios do clube. Após mais de uma década, a medida virou tema de discussão entre alguns conselheiros, que a tentavam reverter desde o ano passado, cientes da frágil condição de saúde de Dualib.

"Infelizmente hoje nos deixou um grande corinthiano, que muitos reclamam, mas foi um grande presidente. Vá com Deus, amigo, sabemos que sempre olhará pelo Corinthians ", escreveu Andrés Sanchez em suas redes sociais, justamente o sucessor de Dualib no cargo no grupo que fez ferrenha oposição, o Renovação & Transparência.

"Não há prisão perpétua no Brasil e foi isso que fizeram com o Seo Alberto no Corinthians. Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Era meu padrinho, estou revoltado e muito triste com o que fizeram com ele", disse o ex-vice presidente do clube, Jorge Kalil, ao Meu Timão.

Nota de pesar do Corinthians

Com pesar, o Sport Club Corinthians Paulista cumpre o dever de informar o falecimento do ex-presidente Alberto Dualib, ex-dirigente e empresário esportivo, aos 101 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina desde junho deste ano. A causa da morte não foi informada.

Nascido em Glicério, município do interior paulista na região de Araçatuba, o descendente de imigrantes libaneses se mudou com a família para São Paulo aos 10 anos de idade. Nos anos 1940, tornou-se sócio corinthiano.

Antes de ser presidente do clube por 14 anos, foi vice-presidente de Patrimônio e Obras, presidente do Conselho Deliberativo, vice-presidente de Futebol e vice-presidente Social. Por ter ocupado a presidência, tornou-se membro nato do Cori (Conselho de Orientação).

Foi presidente do Corinthians de 1993 a 2007, ano em que renunciou ao cargo. Nos seus mandatos, o futebol profissional conquistou títulos do Campeonato Paulista (1995, 1997, 1999, 2001 e 2003), da Copa do Brasil (1995 e 2002), do Brasileiro (1998, 1999 e 2005), Torneio Rio-São Paulo (2002) e do Mundial de Clubes (2000).

Viúvo de Elvira Real Dualib desde 2011, Alberto deixa três filhos, além de netos e bisnetos. O Corinthians abraça os parentes e amigos do ex-dirigente neste momento de luto e dor.

Esta nota será atualizada tão logo haja informações sobre os ritos funerais

Veja mais em: Presidentes do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

259 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop