Meu Timão

Entrar

Líder da Democracia Corinthiana, Doutor Sócrates marcou 172 gols pelo Corinthians

Irmo Celso/Placar/ Divulgação Corinthians

1.4K 33

Ídolo eterno

Sócrates estreava com a camisa do Corinthians há exatos 43 anos

Por Meu Timão

visualizações 1.4K comentários 33 14

No dia 20 de agosto de 1978, em um clássico contra o Santos, válido pelo Campeonato Paulista, o Corinthians lançava um dos maiores ídolos de sua história. Trata-se de Sócrates Sampaio de Souza Viera de Oliveira, um dos jogadores mais diferenciados da história do futebol brasileiro.

Oriundo de Belém, capital do Paraná, Sócrates começou a carreira profissional em 1974, aos 20 anos, no Botafogo-SP. Após quatro anos e 269 partidas disputadas pelo time do interior, foi contratado para defender o Timão.

Atuando como meio-campista, se diferenciava pela qualidade das armações de jogadas e pelos passes de calcanhar. Por esse motivo, levou o apelido de “Calcanhar de Ouro”. Durante sua carreira teve outras alcunhas ainda mais conhecidas como “Magrão” por conta de seu porte físico, e “Doutor” devido a sua formação em medicina.

Era um atleta culto e ligado aos assuntos políticos brasileiros. Com isso, se tornou um ícone da Democracia Corinthiana, movimento que aconteceu nos anos 80 e teve como base a amplificação de vozes dentro do clube paulista.

Com a camisa alvinegra, disputou 298 partidas e marcou 172 gols. Além disso, conquistou três Campeonatos Paulistas (1979, 1982 e 1983). Faleceu no dia 4 de dezembro de 2011, aos 57 anos, vítima de uma infecção generalizada. Em 2012 teve um busto inaugurado no Parque São Jorge em sua homenagem.

Confira a recordação publicada pelo Corinthians

Reprodução/Twitter

Veja mais em: Ídolos do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

33 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop