Meu Timão

Entrar
Ao Vivo

COR 0 x 0 FLU

Brasileirão 2024

Acompanhe ao vivo

Copa do Brasil de 2016 foi o primeiro dos oito títulos conquistados pelo Corinthians feminino até o momento

Rodrigo Corsi/Paulistão

1.0K 15

Um ano, um título

Corinthians relembra conquista da Copa do Brasil em ano de reativação do time feminino

Por Meu Timão

visualizações 1.0K comentários 15 1

O dia 27 de outubro é especial para o Corinthians. Há exatamente cinco anos, a equipe feminina conquistava seu primeiro título logo no ano de reativação da modalidade no clube. O Timão bateu o São José por 3 a 1 e garantiu a taça da Copa do Brasil em 2016.

Na ocasião, a equipe ainda mantinha uma parceria com o Osasco/Audax, tendo como nome oficial "Corinthians/Audax". Como não poderia ser diferente, o perfil oficial do clube relembrou a marcante data.

"Há cinco anos, o Corinthians feminino, em parceria com o Audax, conquistou a Copa do Brasil Feminina de 2016! Após empate no jogo de ida, as brabas venceram por 3 a 1 e levantaram a taça! Relembre um pouco de como que foi esse dia especial, Fiel!", escreveu o clube - veja publicação e gols abaixo.

Ao longo da competição, o Corinthians/Audax disputou dez partidas: foram seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. O elenco marcou 26 gols e sofreu oito, tendo 70% de aproveitamento na competição. Vale destacar que, após a conquista do Corinthians, a CBF extinguiu o campeonato.

Campanha do Corinthians na Copa do Brasil Feminina 2016

Primeira fase

Na fase inicial da competição, o Corinthians teve duelos de ida e volta contra o Pinheirense, do Pará, e o Santos. O Timão venceu três dos quatro duelos. No primeiro jogo contra a equipe paraense, goleada por 9 a 0. Na partida de volta, fora de casa, o placar ficou em 2 a 0 para o Corinthians.

Já contra o Santos, o Corinthians largou na frente com um 3 a 0 na primeira partida. Já no duelo de volta, no CT Rei Pelé, as corinthianas ficaram no 2 a 2 com as donas da casa. A igualdade garantiu o Corinthians/Audax nas quartas de final da Copa do Brasil.

Quartas de final

A equipe de Arthur Elias enfrentou o Flamengo pelas quartas da competição. O primeiro confronto terminou empatado em 1 a 1, levando a decisão para São Paulo. Na partida de volta, o Timão venceu as cariocas pelo placar mínimo, com gol de Gabi Nunes, e se garantiu na semifinal do campeonato no primeiro ano de atividade da equipe.

Semifinal

O Cresspom, equipe do Distrito Federal, não facilitou a ida do Audax/Corinthians para a final. O Timão venceu o confronto de ida por 2 a 0, garantindo 100% de aproveitamento em casa e obrigando as adversárias a buscar um placar por três gols de diferença para chegar à decisão.

No duelo de volta, as corinthianas acabaram derrotadas pelo Cresspom por 2 a 1, mas conseguiram se classificar por conta do placar agregado e chegar à decisão da Copa do Brasil no primeiro ano do retorno da modalidade. Vale ressaltar que a partida de volta foi atrasada tanto no primeiro, quanto no segundo tempo, por falta de policiamento no estádio. Os atrasos foram de 15 e 12 minutos, respectivamente.

Final

Na grande decisão do torneio, os gols do Corinthians foram marcados por Pardal, Chú e Gabi Nunes - apenas a defensora segue na equipe do Parque São Jorge até os dias atuais. Com 3 a 1 no placar, o Corinthians ficou com o agregado de 5 a 3 na decisão, já que no jogo de ida empatou em 2 a 2.

A final foi disputada no Estádio José Liberatti, em Osasco. O Timão saiu na frente com gol da zagueira Pardal, que aproveitou sobra em cobrança de escanteio para abrir o placar. Já na segunda etapa, Thaísa recebeu um cruzamento, tentou chutar de primeira, mas pegou mal. A bola sobrou Chú, que ampliou de cabeça.

O São José diminuiu a vantagem alvinegra com Raquel, mas Gabi Nunes decretou o primeiro título para o Corinthians no final da partida: Grazi recebeu bela bola enfiada, levou para a linha de fundo e cruzou para Nunes empurrar para as redes.

O título da Copa do Brasil de 2016 garantiu ao Corinthians/Audax uma vaga na Libertadores Feminina de 2017. Na competição continental, a equipe do Parque São Jorge também levantou a taça de campeão ao bater o Colo-Colo, do Chile, em uma decisão nos pênaltis.

Confira a conquista do Corinthians Feminino na Copa do Brasil 2016

Veja mais em: Títulos do Corinthians Feminino, Corinthians Feminino e Copa do Brasil.

Confira mais novidades do Corinthians

15 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop