Meu Timão

Entrar

Corinthians derrotou o América e muitos outros fatores para ser campeão

Reprodução

3.3K 25

Que história!

Corinthians causou richa entre Globo e SBT e venceu título no México há 40 anos com três expulsões

visualizações 3.3K comentários 25 3

O Corinthians causou uma richa entre as duas maiores emissoras do país e levantou uma taça internacional há exatos 40 anos. Além disso, o fez precisando lidar com uma arbitragem que expulsou três jogadores do clube sem grande justificativa atuando no México contra o América, gigante daquele país.

Esse foi o cenário do 2 a 0 do Timão na partida decisiva do Troféu Feira de Hidalgo, ou Quadrangular de Pachuca, torneio que incluía também o Independiente, da Argentina, e o mexicano Cruz Azul.

Depois de derrotar os argentinos no dia 18, o Timão chegou para o embate no dia 20 de novembro de 1981 em boas condições de assegurar a taça. A expectativa de ver o Timão ali após o encerramento da participação do clube no Paulista era tamanha que causou um imbróglio entre as principais TVs brasileiras.

A Globo comprou os direitos de transmissão do embate da Televisa, principal emissora mexicana, mas o SBT, então chamado de TVS, alugou com exclusividade o sinal de satélite necessário para que as imagens chegassem ao Brasil. Ou seja, basicamente, um travou o outro.

Contra o Independiente, dois dias antes, a Globo impediu a transmissão ao vivo do embate pela concorrente alegando a compra dos direitos para o Brasil. Furioso com a atitude, o SBT estendeu o aluguel do satélite, necessário para a transmissão, e travou a possibilidade de reprodução da Globo. As informações foram relatadas pela Folha de S. Paulo.

A Globo ainda entrou com liminar para conseguir transmitir o embate, enviando um oficial de justiça para a sede da concorrente minutos antes do início do duelo, mas não obteve sucesso. Houve ameaça de processo por perdas e danos, mas o caso não andou. No fim, o maior prejudicado foi o torcedor do Corinthians, que não pôde acompanhar os duelos ao vivo.

Em campo, a Fiel foi privada de ver os gols de Vagner, após escanteio cobrado por Vagner, e de Sócrates, após lançamento de Wladimir. O segundo tento saiu já com Gomes expulso por "uma falta comum", no relato do Estado de S. Paulo. O juiz ainda viria a expulsar Zenon e Biro-Biro, mas nem assim o América foi capaz de bater o goleiro César.

Veja mais em: História do Corinthians e Ídolos do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

25 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop