Wladimir

Lateral Esquerdo

Wladimir

Biografia

Mais vezes que ele, ninguém. Wladimir jogou pelo Corinthians 805 vezes. É também de Wladimir o recorde de participações pelo Corinthians em partidas pelo Campeonato Brasileiro, 268.

Wladimir disse uma certa vez, após a sua aposentadoria como jogador profissional: "Sou o que mais vestiu a camisa do Corinthians e tive sempre sintonia com a Nação Corinthiana. No clube, aprendi o que era vida. Uma verdadeira escola. Todo garoto deveria ter a oportunidade que eu tive. Foi mágico". Isso demonstra o amor, o respeito e a total entrega dele em campo nos anos em que defendeu o alvi-negro do Parque São Jorge.

Vindo das categorias de base - filho do terrão - teve a sua primeira chance em 1972 numa excursão pela Europa, mas só se firmou no time principal em 1973, um ano depois.

Participou da campanha inesquecível do título de 1977 (foi dele a cabeçada que o zagueiro da Ponte Preta salvou em cima da linha no lance do gol). Esteve presente também no título paulista de 1979 e no bi-campeonato paulista de 1982/83 sendo sempre peça fundamental no time devido a sua raça, liderança, técnica e dedicação. Graças a essa liderança foi um dos pilares, junto com Sócrates e Casagrande da Democracia Corinthiana que, entre outras coisas, serviu de exemplo e ajudou o país a sair da ditadura militar.

Considerado o melhor lateral esquerdo da história do Corinthians só teve chance na seleção brasileira em uma partida, contra a Colômbia pelas eliminatórias da copa de 1978. Após isso participou da copa América de 1983.

No final de 1985 foi transferido para o Santo André e teve ainda passagem pela Ponte Preta. Voltou ao Corinthians em 1987, mas não mais como lateral esquerdo e sim pra atuar como zagueiro. Em 1987, antes de sua volta e ainda atuando pelo Santo André jogou contra o Corinthians e foi aplaudido de pé pela torcida corinthiana numa demonstração de carinho e respeito.

Relembre de outros ídolos que jogaram no Corinthians

O que você mais lembra do Wladimir no Corinthians?

  • 1000 caracteres restantes