Tupãzinho, Ídolo do Corinthians

Atacante

Tupãzinho

Biografia

Tupãzinho chegou ao Corinthians, por empréstimo do São Bento de Sorocaba, junto com o zagueiro Guinei para disputa do campeonato paulista de 1990. À época diziam que Tupãzinho teria vindo a contrapeso já que o Corinthians estava de olho mesmo no zagueiro.

Como sempre foi um jogador rápido, de muita agilidade e que se movimentava muito de um lado a outro do campo confundindo a marcação, acabou sendo de vital importância na campanha do título de 90.

Graças a sua movimentação do meio pro ataque, Tupãzinho sempre confundia a marcação e acabava sofrendo faltas próximas a área, que quase sempre resultavam em gols do Neto ou então resultavam em grandes jogadas com o ponta direita Fabinho que terminavam em gol. E foi assim, numa jogada com o ponta direita Fabinho que Tupãzinho fez o gol mais importante de sua carreira e um dos mais importantes da história do Corinthians. Em jogada começada por ele, na ponta direita, onde deu uma 'caneta' no zagueiro e cruzou pro Fabinho dentro da área, após um bate rebate a bola sobrou novamente pra Tupãzinho, já dentro da pequena área, que de carrinho ganha da zaga e do goleiro do time do morumbi e marca o gol do primeiro título brasileiro do Corinthians, em 1990. Neto pode ter sido o craque daquela campanha, mas o gol histórico saiu dos pés do camisa 9 Tupãzinho.

Com o passar do tempo Tupãzinho perdeu a titularidade, mas nunca deixou de ser um jogador de extrema importância no Corinthians. Foram inúmeras as vezes que com o Corinthians passando por mau momento dentro de campo, os técnicos chamavam-no do banco de reservas e ao entrar em campo com a costumeira agilidade, velocidade e dedicação Tupãzinho criava jogadas de perigo que acabavam resultando em gols salvadores marcados por ele.

Tupãzinho ainda participou das campanhas do título paulista e da copa do Brasil em 1995 e mesmo sem ser titular, foi sempre um jogador de vital importância no esquema armado pelo então técnico Eduardo Amorim, que costumeiramente o colocava nas partidas pra botar fogo no jogo.

Tupãzinho, após sua passagem pelo Corinthians defendeu outros clubes de MG e do RJ, mas nesses clubes era chamado e conhecido por “Tupãzinho do Corinthians”, tamanha a sua identificação com o Timão e com a Fiel torcida.

Relembre de outros ídolos que jogaram no Corinthians

O que você mais lembra do Tupãzinho no Corinthians?

  • 1000 caracteres restantes