- Nome Completo:João Roberto Basílio
- Apelidos:Pé de Anjo
- Nascimento:04/02/1949
- Jogos pelo Corinthians:253
- Gols marcados:29
-
Conquistas pelo Corinthians:
Campeonato Paulista de 1977 e Campeonato Paulista de 1979
1949-02-04
Jogador de futebol
Male
Campeonato Paulista de 1977 e Campeonato Paulista de 1979
1949-02-04
Jogador de futebol
Male
O escolhido. O pé de anjo. O autor do gol mais comemorado da história. O redentor de uma nação. Ou simplesmente Basílio. O camisa 8 que alegrou toda uma nação!
Vindo da Portuguesa, Basílio chegou ao Corinthians em 1975 com a dura missão de substituir ninguém menos que Rivelino, que havia se transferido para o Fluminense.
Mal sabia esse paulistano que seria ele o autor do gol mais comemorado da história do futebol mundial. O gol do título na final do campeonato paulista de 1977, que colocou fim ao jejum de títulos que se arrastava desde 1954 (exatos 22 anos, 8 meses e 7 dias).
Basílio nunca foi um jogador de técnica apurada, grandes jogadas de efeito ou alguma outra virtude que o fizesse merecer uma convocação pra seleção brasileira. Mas aquele gol marcado no dia 13 de outubro de 1977 no terceiro jogo das finais do campeonato paulista contra a Ponte Preta fez com que ele entrasse definitivamente para a história como um dos maiores nomes do Corinthians sendo lembrado e festejado até os dias de hoje. Graças a esse gol Basílio foi apelidado pela fiel de "Pé de Anjo".
Basílio, ao comentar esse gol, diz que se "sente um escolhido de Deus, já que antes do seu chute a bola tinha sobrado para Vaguinho e Wladimir".
Ganhou ainda, em cima da mesma Ponte Preta, o título paulista de 1979.
Alguns anos antes disso, mais precisamente em 1975 num jogo contra o América de São José do Rio Preto, ao se chocar com o goleiro do time adversário Basílio sofreu uma parada respiratória e teve que ser reanimado pelo doutor Osmar de Oliveira. Se não fosse a competência do médico a fiel poderia ter perdido ali aquele que seria, dois anos depois, o herói de uma nação ao marcar o tão festejado gol.
Após sua passagem pelo Corinthians encerrou a carreira no Taubaté e virou treinador. Teve quatro passagens pelo Corinthians, sendo a primeira em um só jogo como interino no ano de 1985. A segunda passagem foi em 1987, interinamente após a demissão de Jorge Vieira. Entre 1989 e 1990 assumiu o cargo efetivamente, assim como em sua quarta passagem em 1992.
Encontrei ele no centro de São Paulo muita simplicidade dele!
Pra vocês verem, Dr Osmar o salvou da morte, e se foi antes dele
Publicidade
Basílio fez uma visita em Arapeí em 2014 até agora não estou acreditando que estive com essa fera bicho
Fez um dos gol mais importante da história do Corinthians
Cara O Basilio é um cara super humilde! Eu O Conheço Pessoalmente! Já Conversei com ele no Sambódramo do Anhembi não me lembro se antes ou depois da Gaviões passar é um cara nota 10 e fez O Gol que na Minha Opnião foi o Gol mais Importante da História do Corinthians! E como ele mesmo me disse: "O Importante é que depois disso Tudo Mudou" Palavras ditas pelo Basilio a minha pessoa sobre O Gol que ele fez no dia 13/10/1977 que tirou O Corinthians de uma fila de 22 Anos.