Venha fazer parte da KTO
x

Emerson Sheik, Ídolo do Corinthians

Atacante

Emerson Sheik

Biografia

Revelado pelo São Paulo no final da década de 90, deixou o futebol brasileiro nos anos 2000 para jogar no Consadole Sappore do Japão. Passou cinco anos no futebol japonês marcando muitos gols e conquistando títulos. De lá se transferiu para o Qatar, onde defendeu o Al-Sadd.

No oriente médio foi considerado um dos melhores atacantes que já passaram por lá, se naturalizou e defendeu o país nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Após fazer fortuna no futebol árabe, pagou do seu próprio bolso sua multa rescisória e resolveu voltar ao futebol nacional.

Em 2009, chegou ao Flamengo onde se adptou rapidamente e ganhou o apelido de Sheik. Foi Campão Brasileiro daquele ano com o time carioca. Após uma volta rápida para o Oriente Médio jogando no Al Ain, se transferiu para o rival Fluminense no meio de 2010. Foi novamente campeão nacional e permaneceu no time até o inicio de 2011.Foi dispensado do elenco por cantar um funk do Flamengo no ônibus a caminho de uma decisão pela Libertadores.

Chegou ao Timão em maio de 2011, ajudando na conquista do Brasileirão e torna-se o primeiro jogador a conquistar o tricampeonato brasileiro em três anos seguidos por três clubes diferentes. Quem não lembra do passe magistral dado para Adriano marcar aquele golaço contra o Atlético-MG? Começou o início de 2012 com ótimas atuações e foi extremamente decisivo na conquista da Libertadores. No primeiro jogo das semifinais contra o Santos, fez um golaço na Vila Belmiro. Com um chute no ângulo garantiu a vitória por 1 a 0 fora de casa e ajudou o time a chegar à final da competição.

Na final da Libertadores, o atacante brilhou mais uma vez, sendo decisivo nos dois jogos e ajudando o time a ser campeão. Na primeira partida, no estádio da Bombonera, Emerson deu o passe para o gol de empate de Romarinho nos minutos finais do segundo tempo. Na partida de volta, no Pacaembu, entrou para a história do clube marcando dois gols sobre o Boca Juniors.

O primeiro tento foi marcado no início da segunda etapa, após Emerson receber passe de calcanhar de Danilo. No meio da etapa final, Emerson rouba a bola da zaga do Boca Juniors, vence o zagueiro e bate na saída do goleiro. Em dezembro do mesmo ano, ajuda na conquista do bicampeonato Mundial da FIFA.

Crédito: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O ano de 2013 não foi tão bom para o atacante com a camisa corintihana. Com grandes polêmicas fora do campo, em episódios como o selinho e a denúncia do Ministério Público por contrabando de veículos, caiu de rendimento. Em campo perdeu espaço e figurou com frequência no banco de reservas. Com a chegada de Mano Menezes, foi ainda menos aproveitado e acertou sua saída por empréstimo ao Botafogo.

Com a péssima campanha do time carioca e graves problemas da diretoria, rescindiu seu contato de empréstimo em outubro. A volta de Tite ao Corinthians, abriu as portas para o retorno do jogador, que se reapresentou no início de 2015 no Parque São Jorge. Contudo, seguiu para o Flamengo no mesmo ano.

No início de janeiro de 2018, o Corinthians anunciou o retorno de Sheik ao elenco profissional. O jogador assinou contrato por seis meses, até junho do mesmo ano, para se despedir do futebol atuando na equipe do Parque São Jorge.

Apesar de não ser titular, Sheik seguiu sendo opção no banco durante o ano de 2018, por isso, estendeu seu vínculo com o Timão até o final da temporada, quando, finalmente, anunciou sua aposentadoria.

O Corinthians, porém, fez proposta para que o atacante permanecesse no clube, só que nos bastidores, como gerente de futebol. Cargo em que atua atualmente.

Últimas atuações pelo Corinthians

  • Neo Química Arena

    Brasileirão 2018

    Corinthians Corinthians 0 versus 0 Chapecoense Chapecoense

    veja mais
  • Arena da Baixada

    Brasileirão 2018

    Corinthians Corinthians 0 versus 1 Athletico-PR Athletico-PR

    veja mais
  • Neo Química Arena

    Brasileirão 2018

    Corinthians Corinthians 2 versus 1 Bahia Bahia

    veja mais
  • Barradão

    Brasileirão 2018

    Corinthians Corinthians 2 versus 2 Vitória Vitória

    veja mais
  • Neo Química Arena

    Copa do Brasil 2018

    Corinthians Corinthians 1 versus 2 Cruzeiro Cruzeiro

    veja mais

Relembre de outros ídolos que jogaram no Corinthians

O que você mais lembra do Emerson Sheik no Corinthians?