Teleco, Ídolo do Corinthians

Atacante

Teleco

Biografia

O paranaense Teleco foi um dos ídolos do começo da história do Corinthians, jogando nos anos 30 e sendo até hoje o jogador com maior média de gols por partida - 1.02 gols por jogo - tendo marcado 251 gols em 246 pelo Timão.

A marca impressionante de Teleco é tão admirável que nem mesmo Pelé foi capaz de batê-la. Em números absolutos de gols ele é também o terceiro artilheiro do Timão. Praticamente só jogou no Corinthians, onde se tornou funcionário após deixar os gramados, sendo o responsável pela sala de trofeús do clube, até o dia de seu falecimento, em 22 de julho de 2000, aos 86 anos.

Teleco, chamado Uriel Fernandes, recebeu o apelido de sua avó. Nascido em Curitiba, em 12/11/1913 e com 21 anos estreou no Corinthians em 1934 onde permaneceu por 10 anos. Atuando pelo clube o centroavante conquistou 4 títulos paulistas e foi 5 vezes o artilheiro da competição.

Sua dedicação em campo era lendária, e a reza a história que em 1937, Teleco chegou a jogar com o braço imobilizado, com talas escondidas sob o uniforme de manga longa em jogo importante contra o Palmeiras, então chamado Palestra Itália. A atuação garantiu o único gol do jogo, de Teleco que deu o Paulista daquele ano ao Timão.

Relembre de outros ídolos que jogaram no Corinthians

O que você mais lembra do Teleco no Corinthians?

  • 1000 caracteres restantes