Ataliba, Ídolo do Corinthians

Atacante

Ataliba

Biografia

Carismático, gago e querido pelos torcedores do Corinthians, o ex-atacante Ataliba começou sua carreira pelo Juventus da Mooca. Lá ele começou a ser reconhecido no cenário paulista, principalmente nas partidas contra o próprio Timão, por ser considerado carrasco da equipe nos anos 70. Contra o time alvinegro, o ex-atleta marcou nove gols em 12 confrontos.

As ótimas atuações contra o Corinthians lhe renderam uma vaga no clube. Em 1982, ele já estava atuando com a camisa alvinegra, atuando ao lado de Sócrates, Zenon, Walter Casagrande, Biro-Biro, entre outros. Participou do movimento da Democracia Corinthiana, ajudando principalmente dentro dos gramados.

Na final do Campeonato Paulista de 1982, a sua primeira decisão pelo clube, ele fez uma bela jogada que deu o gol de Walter Casagrande - deixou dois adversários baterem de frente e escapou da marcação.

No ano seguinte, em 83, ainda conquistou mais um Campeonato Paulista. Fez parte de outro momento marcante da história do clube, na goleada sobre o Tiradentes-PI, que terminou em 10 a 1 para o Timão - sendo até hoje a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro -, e Ataliba marcou o sexto gol alvinegro naquele dia.

Ficou no Corinthians até 1984, quando recusou uma proposta do maior rival do time alvinegro, o Palmeiras. Ao invés disso ele preferiu assinar contrato com o Santos. Acabou ganhando mais um Paulistão em sua carreira, mas dessa vez viu a conquista do banco de reservas.

Depois do clube do litoral paulista, passou pelo futebol nordestino, para jogar no Santa Cruz. Ainda jogou por clubes menores, antes de pendurar as chuteiras. Sem repetir os bons momentos de Corinthians, Ataliba se retirou dos gramados, mas continuou trabalhando com o futebol. Se aventurando na carreira de treinador, passou pelo Atlético de Diadema, na quarta divisão do Campeonato Paulista.

Relembre de outros ídolos que jogaram no Corinthians

O que você mais lembra do Ataliba no Corinthians?