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Desde janeiro de 2021, José Colagrossi Neto ocupa o cargo de superintendente de marketing, comunicação e inovação do Corinthians

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

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Impacto do marketing

Corinthians quase dobra receita de patrocínio e publicidade em 2021; valor é o maior da história

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Como antecipado pelo Meu Timão , o Corinthians alcançou pela primeira vez na história a marca de R$ 500 milhões de arrecadação em uma temporada. Uma das principais receitas que compuseram e impactaram nesse valor registrado em 2021 foi trazida pelo departamento de marketing.

Nada menos do que R$ 130,8 milhões foram oriundos dessa receita, sendo R$ 126,3 milhões de patrocínio e publicidades, provenientes de acordos ligados ao departamento de futebol profissional, e outros R$ 4,5 milhões de explorações comerciais ligadas ao clube social. Esses valores estão no relatório financeiro enviado ao Conselho Fiscal e ao Conselho de Orientação que o portal Meu Timão teve acesso .

Essa cifra de R$ 130,8 milhões representa quase o dobro do que o Corinthians arrecadou na temporada 2020, quando departamento de marketing da antiga gestão arrecadou R$ 78,5 milhões, sendo R$ 71,1 milhões de patrocínio e publicidades e outros R$ 7,4 milhões de explorações comerciais - veja, abaixo, ano a ano.

Uniforme do Corinthians com alguns de seus atuais patrocinadores

Divulgação

O aumento substancial do valor em relação a 2020 é consequência de algumas ações do departamento de marketing. A saber:

  • Novos acordos de patrocínio (Mercado Bitcoin e Posto Ale, por exemplo);
  • Manutenção de acordos existentes (Guaraná Poty e Galera Bet, por exemplo);
  • Remodelação de alguns espaços (ida do BMG para a manga para vagar o espaço nobre para a Vitaminas Neo Química, que paga mais);
  • Melhora de acordos anteriores (Spani Atacadista que, além do feminino, passou também a ser do masculino);

Essa arrecadação do Corinthians com marketing seria ainda maior se a Taunsa tivesse cumprido sua parte no acordo comercial que fez com o Corinthians. A empresa de agronegócio deveria ter depositado na conta do clube, em dezembro, a quantia de R$ 18 milhões. O pagamento não aconteceu e, neste momento, as partes estão em litígio.

Em tempo: a parte superior de trás do uniforme está sendo ocupada pelo Universo SCCP, plataforma digital do clube que promete unificar várias áreas do clube em um mesmo espaço. O Corinthians poderá aumentar a arrecadação caso esse espaço seja comercializado com outra empresa.

Receita do Corinthians com marketing nos últimos anos

  • 2017 - R$ 89,3 milhões
  • 2018 - R$ 49,7 milhões
  • 2019 - R$ 81,6 milhões
  • 2020 - R$ 78,5 milhões
  • 2021 - R$ 130,8 milhões

Veja mais em: Ações de marketing, Diretoria do Corinthians e Duílio Monteiro Alves.

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