Meu Timão

Entrar

Em abril, torcedor do Boca Juniors cometeu ato racista na Neo Química Arena e foi detido; equipe argentina foi multada em 100 mil dólares

Victor Consoli /Meu Timão

18K 47

Nota oficial

Boca Juniors comenta racismo contra torcida do Corinthians e pede cuidado com 'imagem do clube'

Por Meu Timão

visualizações 18K comentários 47 13

Corinthians e Boca Juniors abrem a decisão por uma vaga nas quartas de final da Libertadores nesta terça-feira . Horas antes do confronto na Neo Química Arena, às 21h30, o clube argentino se pronunciou sobre os casos de racismo vindos de sua torcida.

"Antes de uma nova decisão contra o Corinthians, do Brasil, pelas oitavas de final da Libertadores, o Boca Juniors mais uma vez pede para que seus torcedores reflitam para viver o jogo com a paixão genuína que caracteriza os xeneizes e longe de todo tipo de manifestação", inicia a nota oficial do clube - veja na íntegra abaixo.

O Boca Juniors lembrou a punição recebida pelo clube da Conmebol na última sexta-feira. A entidade aplicou uma multa de 100 mil dólares ao time argentino, além de pedir que uma faixa contra o racismo fosse estendida na Bombonera.

"Essas partidas representam uma nova oportunidade de rejeitar qualquer ato xenófobo que viole os direitos de qualquer grupo e demonstram o aprendizado das tristes experiências que não causaram apenas danos à imagem do clube, mas também para a economia", completou o comunicado.

Em maio, a Conmebol anunciou mudanças em seu código disciplinar em razão do aumento de casos de racismo na Libertadores 2022. O documento prevê que as punições incluem multa de até US$ 100 mil (cerca de R$ 500 mil) e portão fechado do estádio (parcial ou totalmente).

Vale lembrar que casos de racismo vindo da torcida do Boca Juniors são reincidentes nesta Libertadores. No primeiro jogo da fase de grupos contra o Corinthians, na Neo Química Arena, um torcedor argentino foi detido pelo gesto de imitar um macaco em direção à Fiel. No segundo confronto, pelo returno, as cenas voltaram a acontecer em Buenos Aires. O Timão, inclusive, enviou dois ofícios à Conmebol cobrando medidas à entidade.

Confira na íntegra a nota publicada pelo Boca Juniors

No marco de uma nova série contra o Corinthians do Brasil, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, o Boca Juniors mais uma vez chama os torcedores a refletir para viver o jogo com a genuína paixão que caracteriza os xeneizes e longe de todo tipo de racismo manifestação.

Essas partidas, que serão disputadas hoje em San Pablo e na próxima semana em La Bombonera, representam uma nova oportunidade para rejeitar qualquer ato xenófobo que viole os direitos de qualquer grupo e demonstram o aprendizado das tristes experiências recentes, que não apenas causam danos ao imagem do clube, mas também para a economia.

Vale lembrar que a Conmebol apertou severamente as multas para os clubes participantes em casos de atos de racismo e a repetição desses comportamentos pode levar não só a maiores penalidades econômicas, mas também ao fechamento do estádio. Assim como por parte do clube, esse tipo de comportamento implica em uma ação grave que pode estar sujeita às mais severas sanções previstas no estatuto, como a expulsão na condição de sócio.

Veja mais em: Corinthians x Boca Juniors e Libertadores da América.

Confira mais novidades do Corinthians

47 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop