Meu Timão

Entrar

Dentro do Parque São Jorge é debatida a possibilidade do aumento do mandato de Duilio Monteiro Alves na presidência do Corinthians por um ano

Reprodução / Twitter

1.6K 15

Pedido dos sócios

Grupo de sócios do Corinthians pede que estatuto diminua tempo mínimo para voto em caso de mudança

Por Meu Timão

visualizações 1.6K comentários 14 6

Dentro do Parque São Jorge é debatida é a possibilidade do aumento do mandato de Duilio Monteiro Alves na presidência do Corinthians por um ano (até fim de 2024). O desejo parte de alguns sócios e conselheiros do clube. O grupo de sócios "Só Corinthians" se manifestou nas redes sociais afirmando que qualquer mudança no mandato atual seria golpe e pedindo que, em caso de alteração no estatuto, o tempo mínimo para um novo sócio votar seja reduzido. A Gaviões da Fiel endossou a nota.

Depois de veiculada pelo Meu Timão, a possibilidade de mudança de estatuto passou a ser criticada por torcedores nas redes sociais. Nesta segunda-feira, o grupo de sócios "Só Corinthians" emitiu uma nota reivindicando que a mudança de estatuto, caso ocorra, também altere o direito a voto de cinco anos, como é atualmente, para três.

"Questionamos: seria justo ou razoável o sócio esperar nove anos para votar? O Corinthians não tem dono e a tentativa de perpetuar um grupo no poder não é compatível com um clube desse tamanho. A alternância no poder é elemento fundamental na Democracia. Em tempo: qualquer tentativa de prorrogar o atual mandato, é golpe e não deve sequer ser debatida" - veja a nota completa abaixo.

Da maneira como está no estatuto, um novo sócio tem direito a voto apenas depois de cinco anos dentro do clube. Dessa maneira, como salientado na nota, uma pessoa que se associar depois de dezembro deste ano, só poderia passar a votar nas eleições do clube em 2031, daqui nove anos, afinal, as próximas votações ocorreriam em 2024 e 2028.

A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do clube, se manifestou nas redes sociais concordando e divulgando a nota do movimento. "Fazemos das palavras do @SohCorinthians as nossas. Leiam a nota!", escreveu a entidade em publicação nas redes sociais.

Gaviões endossa nota do movimento "Só Corinthians" que pede que mudança no estatuto acompanhe o tempo mínimo de direito a voto

Reprodução

Entenda a situação

Neste momento existe uma Comissão de Reforma Estatutária que estuda diversas mudanças no regulamento interno do Corinthians, entre elas, a extensão do vínculo do presidente e dos conselheiros por doze meses, passando de três para quatro anos.

E é com base nessa possibilidade de mudança estatutária que pessoas que apoiam Duilio passaram a articular internamente por uma mudança já nesta gestão. Ou seja, com o próprio Duilio usufruindo de um período maior de permanência.

A situação causa bastante discórdia entre sócios e conselheiros, inclusive, dentro do próprio grupo político de Duilio. Há bastante rejeição para tal possibilidade. A reportagem do Meu Timão conversou com alguns membros do Conselho Deliberativo que enxergam tentativa de golpe desses sócios e conselheiros.

De acordo com o presidente da Comissão, André Luiz de Oliveira, o André Negão, o texto do documento que está sendo finalizado, a princípio, deixará claro que a mudança para um mandato de quatro anos valerá apenas a partir da próxima gestão (janeiro de 2024 a dezembro de 2027).

A reportagem colocou à disposição da assessoria de imprensa do Corinthians a possibilidade de uma manifestação de Duilio sobre o assunto, mas não houve resposta até a publicação dessa matéria.

Assim que a Comissão de Reforma Estatutária terminar os trabalhos, o documento será submetido ao crivo do Conselho Deliberativo e, posteriormente, será a vez da votação dos associados (Assembleia Geral). Apenas após o aval dos dois órgãos é que as mudanças passarão a valer na prática.

Confira a nota do grupo "Só Corinthians"

A post shared by Só Corinthians 54 (@sohcorinthians)

Veja mais em: Torcidas organizadas, Estatuto do Corinthians e Duílio Monteiro Alves.

Confira mais novidades do Corinthians

14 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop