Meu Timão

Entrar

Luxemburgo durante entrevista coletiva após derrota do Corinthians para o América-MG, pela Copa do Brasil

Victor Gomes/Meu Timão

7.5K 393

Avaliou

Luxemburgo avalia derrota e volta a ver evolução no Corinthians: 'O crescimento está existindo'

Por Pedro Mairton, Vitor Chicarolli e Victor Gomes

visualizações 7.5K comentários 393 27

O técnico Vanderlei Luxemburgo avaliou a derrota do Corinthians por 1 a 0 para o América-MG nesta quarta-feira, fora de casa, pela Copa do Brasil. O comandante entende que o time estava superior em relação aos mandantes antes de ser vazado e que os jogadores estavam desatentos no momento da cobrança rápida de falta que originou o tento do adversário.

Até nós tomarmos o gol, o jogo estava igual e a equipe estava superior ao meu ver. Nós tomamos o gol de uma bola parada, em que houve uma falta para nós, o Vuaden deu o cartão e nós ficamos esperando não sei o que. Aí eles bateram rápido a falta e fizeram o gol. Então, eu vou analisar que nós estávamos bem postados e melhor no jogo, saiu o gol e nos desorganizamos”, disse o técnico em entrevista coletiva após a partida.

O fato de sair atrás do placar foi apontado por Luxemburgo como um dos fatores principais para os rumos do Corinthians no jogo. Apesar de não ter tido boas chances no primeiro tempo, o Timão criou oportunidades claras na segunda etapa, mas parou no goleiro Mateus Pasinato, eleito o melhor em campo pelo técnico.

Sair na frente é diferente, né? Sair na frente muda todo o esquema do jogo, o adversário vai se expor um pouco mais, vai partir para frente. No primeiro tempo, teve um erro nosso que era uma coisa até que eu falei para eles, mas quando saiu o gol, nós continuamos a atacar o espaço, o Yuri atacou o espaço. Depois que eles fizeram o gol, eles recuaram e nós continuamos com lançamentos, e faltou a gente jogar o time deles para trás como nós fizemos no segundo tempo. Ou seja, adiantar os meias e deixar jogar por trás com os zagueiros. Atacar os espaços. Nós fizemos isso com o Matheus, com o Róger pelo lado, com o Biro, o próprio Fagner descendo, o Fábio menos que o Fagner, mas também descendo. Criamos algumas situações e poderíamos ter feito o gol, mas infelizmente não aconteceu”, explicou.

O comandante voltou a dizer que o Corinthians está em crescimento e que a evolução foi vista no jogo dessa quarta-feira, com base na quantidade de chances criadas pelo sistema ofensivo, e acredita em um resultado favorável na partida de volta, na Neo Química Arena. O time finalizou 18 vezes, sendo oito em direção a gol, e teve mais posse de bola que o América-MG: 65% a 35%.

Olha como foi o crescimento hoje, tá vendo? Nós fizemos o goleiro (Mateus Pasinato) ser o melhor jogador em campo. Eu acho que o crescimento está existindo e eu não me recordo nessa passagem do Corinthians um jogo com tanto volume, tanta intensidade e tantas situações de fazer o goleiro trabalhar. Então, por isso estou falando, perdemos o jogo, mas no próximo jogo nós temos possibilidade de conseguir o resultado. Eu fico feliz, mas foi a postura do time quando esteve atrás, jogando o time do América para trás. Eles criaram essa situação, que a gente treina, e eu acho que nós estamos evoluindo”, disse.

Em busca do empate no segundo tempo, Luxemburgo não promoveu todas as cinco alterações permitidas na partida, realizando somente três. Na ocasião, Guilherme Biro, Matheus Araújo e Maycon entraram nas vagas de Adson, Ruan Oliveira e Fausto Vera, respectivamente.

Luxemburgo justificou a não utilização de todas as alterações por conta da preocupação de sofrer o segundo gol e disse que não há “obrigatoriedade” de gastar as cinco mudanças quando a equipe está bem na partida.

A minha preocupação era eu fazer um gol e não tomar o segundo, porque um segundo gol quebrava tudo. Eles ficaram só com a opção do contra-ataque. Tiveram alguns contra-ataques, mas aí aparece o Cássio, que é um goleiro que trás uma diferença. Então, não tem a obrigatoriedade de fazer cinco substituições se o time está criando e envolvendo o adversário. Tem que fazer mais duas, por quê? Eu analisei o que estava acontecendo no jogo e não teve a necessidade de fazer mais substituições”, concluiu.

O jogo de volta entre Corinthians e América-MG está marcado para o dia 15 de julho, às 16h30, na Neo Química Arena. O Timão precisa vencer por, pelo menos, dois gols de diferença se quiser avançar às semifinais sem precisar decidir nos pênaltis.

Veja mais em: Vanderlei Luxemburgo, Copa do Brasil e Corinthians x América-MG.

Confira mais novidades do Corinthians

393 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop