Meu Timão

Entrar

Carlos Augusto em ação contra o Oeste pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

6.8K 32

'Fui patinho feio'

Lateral da Seleção Brasileira relembra passagem pelo Corinthians e fala sobre evolução na carreira

Por Meu Timão

visualizações 6.8K comentários 32 4

O lateral-esquerdo da Seleção Brasileira, Carlos Augusto, é formado na categorias de base do Corinthians. O jogador foi convocado pela primeira vez para defender o Brasil e, em coletiva de imprensa neste domingo após treinamento, falou sobre sua passagem pelo Timão e sua evolução na carreira.

"Sempre fui patinho feio na base. Até fiquei trocando de posições, atacante, meia, zagueiro, fiz tudo. Quando venho ao lado desses jogadores, penso que foi aprendizado. Foi até bom para crescer como pessoa. Só agradeço por ter passado por esses momentos", iniciou o lateral.

Carlos Augusto chegou na base do Corinthians em 2011 e na temporada de 2018 foi promovido ao profissional. O lateral acumulou um total de 41 jogos com a camisa alvinegra e conquistou um Campeonato Paulista pelo clube. Em agosto de 2020, deixou o Timão e se transferiu para o Monza, da Itália, que tinha acabado de subir para a segunda divisão.

Após três anos no Monza e boas atuações, Carlos Augusto deu salto na carreira e nesta temporada foi contratado pela Inter de Milão , time de expressão no futebol europeu. Além disso, o lateral ainda foi premiado com sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. O jogador comentou sobre seu processo de evolução.

"Minha transição para o futebol italiano foi essencial. Não tive sequência grande no Corinthians, ir para lá me ajudou a pegar confiança, crescer como pessoa também, entender o futebol italiano que é tático. Falavam que eu era defensivo no Brasil, na Itália falam que sou ofensivo. Pretendo trabalhar as duas partes para ser o mais completo possível", contou.

"Fui pegar sequência nas últimas partidas pelo Corinthians, joguei 10 partidas seguidas e fui embora. Estava pegando boa sequência, confiança, poderia fazer boa sequência no Corinthians. Achei que era momento de ir para a Europa, era meu sonho. Foi a decisão certa e, querendo ou não, fiz escolha arriscada na Série B da Itália, mas não foi errado. Aprendi sobre o futebol italiano, aprendi taticamente, peguei confiança no campeonato. Cresci como jogador", continuou.

Na Seleção Brasileira, o lateral recebeu sua primeira oportunidade com Fernando Diniz. O treinador, primeiramente, convocou Renan Lodi e Caio Henrique, mas ambos foram cortados por lesões e, com isso, o técnico chamou Guilherme Arana e Carlos Augusto, ambos formados nas categorias de base do Corinthians.

Na partida contra a Venezuela pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, na última quinta-feira, Fernando Diniz escalou Arana como titular. Porém, nos últimos treinamentos, Carlos Augusto treinou entre os titulares e deve jogar na terça-feira, contra o Uruguai. O jogador aproveitou para falar da concorrência com seu companheiro de seleção.

"Converso com todos, tento ter o máximo de aprendizado. Conheço o Arana do Corinthians, sabemos da concorrência e aceitamos de boa. Todos trabalham pelo bem da seleção. A resenha eu tenho com ele como tenho com todo mundo", finalizou.

Vale lembrar, que o Corinthians deve ganhar dinheiro com Carlos Augusto. Ainda na sua saída, o Timão ficou com 60% da mais valia do atleta. Sendo assim, com a transferência do lateral para a Inter de Milão, que foi feita com um empréstimo com obrigação de compra no valor de 13 milhões de euros, a equipe alvinegra pode ficar com 5,4 milhões de euros, cerca de R$ 28 milhões. Porém, esse valor deve entrar apenas em julho do ano que vem, quando os italianos exercerem a compra definitiva.

Veja mais em: Carlos Augusto e Ex-jogadores do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

32 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Alexandre
    Alexandre Oliveira #3.675

    Ele oscilava muito aqui, emendava bons jogos e outros jogos não tão bons, mas credito isso a pouca idade, ele foi cria da nossa base...se o Corinthians não tivesse nessa draga, vendendo todo jogador mais ou menos que aparece da base, acredito que se ele permanecesse, não estaríamos hoje tendo que aguentar esse Bidu e o tio Chico...muitos aqui falam:" na base tem lateral esquerdo melhor que esses ", o Carlos Augusto é melhor que o dois e era nosso...por isso sempre defendo ter mais paciência com os garotos porque é normal ter oscilação, depois de um tempo muitos se ajeitam...agora vejo alguns metendo a madeira no Maná, não sei se vão concordar, mas pra mim ele é bem melhor que o português e pode, quem sabe na mão do Mano, dá um chapéu no Fagner, que vale lembrar, também veio da nossa base...

  • Leandro
    Leandro Silva #43

    A verdade é que ele realmente sempre foi muito subestimado e dos 3 que foram revelados nos últimos anos, contando com o Piton, o Carlos foi mais longe. Arana não jogou no Sevilla, não jogou na Atalanta e voltou para o Brasil. Tá sendo convocado por corte de outros jogadores, mas não dá pra dizer que evoluiu muito além do que mostrou no Corinthians em 2017. Carlos também foi convocado por corte de outros atleta, mas chegou na Inter de Milão, se firmou no futebol italiano e a tendência é continuar sendo convocado, até porque na CBF dão preferência pros jogadores que estão na Europa.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (32)

    Cristiano
    Cristiano Resende #697

    Sempre foi um lateral marcador.. Apoiava pouco!

  • Luiz
    Luiz Balestrero #5

    Valeu garoto, sucesso sempre!

  • Leandro Bitencourt Novaes Bite
    Leandro Novaes #7.360

    Não investiram no atleta...
    E lá na Itália ao contrário...
    Agora chora e fica sem lateral esquerdo...
    Te digo se ele tivesse tínhamos chegado duas finais ao menos...

  • Jadielson
    Jadielson Alexandre #54

    Beleza

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop