Meu Timão

Entrar

Renato Augusto sofreu uma série de lesões em sua segunda passagem no Corinthians, principalmente em 2023

Jhony Inacio/Meu Timão

1.0K 25

Idas ao DM

Relembre todas as lesões sofridas por Renato Augusto em sua segunda passagem no Corinthians

visualizações 1.0K comentários 25 1

Oficialmente chegou ao fim a segunda passagem de Renato Augusto no Corinthians. O meia vestiu a camisa 8 alvinegra entre 2021 e 2023, sofrendo quatro lesões que o afastaram dos gramados por um longo período.

Renato Augusto foi anunciado em 22 de julho de 2021 . O jogador passou um ano sem ir ao departamento médico do clube, sofrendo sua primeira lesão em julho de 2022.

Na ocasião, machucou a musculatura do solear (região da panturrilha) e ficou 47 dias sem entrar em campo. Ainda assim, voltou com destaque, anotando três gols e distribuindo duas assistências nos seis primeiros jogos que fez . Na sequência da temporada, no entanto, Vítor Pereira optou por dosar sua minutagem, poupando-o em algumas partidas.

O boom de idas ao departamento médico do Corinthians foi em 2023. A primeira lesão da temporada foi no início de março, contra o Santo André, pela última rodada da primeira fase do Paulista. O camisa 8 deixou o campo com desconfortos no joelho e exames detectaram um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito . Com isso, ficou um mês sem poder atuar.

Na prática, isso não trouxe tanto prejuízo esportivo para o Timão, já que foi eliminado nas quartas do Estadual e ficou o restante do período treinando no CT Joaquim Grava. Renato Augusto voltou saudável dessa "intertemporada" e apareceu entre os titulares na estreia da Libertadores. Porém, aos 15 minutos do primeiro tempo acabou se machucando e deixou o gramado às lágrimas.

Novamente exames foram feitos e foi detectada uma lesão no menisco. O meia de 35 anos foi submetido a uma artroscopia e ficou dois meses afastado. Nesse tempo, deixou de ter Fernando Lázaro como técnico e não chegou a sequer ser treinado por Cuca e Danilo.

A mais recente e última grande lesão foi em junho. Um edema na panturrilha esquerda. Ficou duas semanas no departamento médico. Na sequência, teve nenhuma lesão que o afastou dos gramados por um grande período, ainda que tenha deixado o campo em algumas ocasiões por desconfortos .

Chateação e motivo de atrito entre Luxemburgo e Mazziotti

Bruno Mazziotti e Luxemburgo tiveram desavenças por causa da gestão muscular de Renato Augusto

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Em meio ao aumento de lesões nessa última temporada , o próprio Renato Augusto ficou incomodado com a gestão que Vanderlei Luxemburgo e sua comissão faziam de sua parte física . Então, a partir de julho, ficou definido que o camisa 8 não teria mais reforços forçados.

Apesar do acordo, o treinador seguiu querendo contar com o meia durante maior compromissos no decorrer de sua passagem. No sentido oposto, Bruno Mazziotti, chefe do Núcleo de Saúde e Performance do Corinthians, queria que o jogador fosse escalado menos vezes. Esse embate acabou gerando atrito nos bastidores do clube, que o próprio Luxemburgo assumiu .

Na reta final, Mano Menezes acabou dosando as minutagens do meia de 35 anos, assim como de outros veteranos do elenco e não tiveram novos problemas físicos. Ainda assim, foi notória a queda de participação do jogador em partidas do Timão, indo de 91,3% em 2021 para 51,78% em 2023 .

Veja mais em: Renato Augusto, Departamento Médico e Desfalques.

Confira mais novidades do Corinthians

25 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop