Técnico Mano Menezes

Luis Antônio Venker Menezes

Nome: Luis Antônio Venker Menezes

Idade: 54 anos

Jogos como treinador: 238 jogos

Scout: 132 Vitórias, 61 Empates e 45 Derrotas

Gols marcados: 394

Gols sofridos: 222

Luis Antônio Venker Menezes

Técnico de futebol

Male

Biografia

Conhecido pela sua primeira passagem no Corinthians e também por ter sido técnico da seleção brasileira, Luis Antônio Venker Menezes é treinador de futebol profissional. Nascido em Passo do Sobrado (RS), o técnico gaúcho não chegou à ser jogador profissional, atuando somente em equipes amadoras como zagueiro. Apelidado de Mano Menezes, se formou em educação física na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Em sua primeira passagem pelo Corinthians, o técnico colecionou títulos como o da Copa do Brasil, o Campeonato Paulista de 2009 e a Série B de 2008. Além disso, foi vicecampeão da Copa do Brasil de 2008, perdendo o título para o Sport de Recife. O treinador deixou o Corinthians em 2010 para assumir a seleção brasileira, onde ficou até 2012.

O até então comandante da seleção só voltou à assumir um clube em 2013, onde chegou ao Flamengo como promessa. Pedindo demissão do cargo após uma sequência ruim na equipe carioca, voltou à sair do cenário futebolístico e só depois da saída do Tite, assumiu novamente um time: o Corinthians, para reformular e preparar a equipe de 2014. Em sua carreira por estes clubes, Mano conquistou 2 Campeonatos Gaúchos, 1 Série B com o Grêmio. Com o Corinthians em 2008 até 2010, conquistou 1 Série B, 1 Copa do Brasil e 1 Campeonato paulista invicto. Além disso, conquistou pela seleção brasileira o Superclássico das Américas de 2011 e 2012 é a medalha de prata na seleção olímpica de verão (2012).

Em 2014, Mano Menezes retornou ao Corinthians com a missão de renovar o elenco. Assumindo a equipe após o trabalho vitorioso de Tite, Mano teve que lutar com a pressão de parte da torcida, que não apoiava o retorno do jogador. A eliminação precoce no Paulista deixou o treinador ainda mais desacreditado, embora o trabalho durante o ano tenha tido evoluções.

Ao final do Campeonato Brasileiro, Mano Menezes conseguiu classificar o time para a Libertadores 2015, porém, por questões políticas dentro do Parque São Jorge - uma vez que as eleições para a troca da diretoria aconteceriam no ano subsequente - Mano não teve seu contrato renovado.

Luis Antônio Venker Menezes

Como foi o Mano Menezes comandando o Corinthians?

  • 1000 caracteres restantes