Meu Timão

Entrar

Jair Ventura fez seu último jogo no comando do Corinthians no Rio Grande do Sul, contra o Grêmio

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

4.5K 39

Injustiçado?

Jair Ventura ironiza diferença de tratamento da diretoria em campanhas parecidas do Corinthians

Por Meu Timão

visualizações 4.5K comentários 39 0

Técnico do Corinthians em 2018, Jair Ventura revelou que ainda se lembra do sentimento ruim de ter perdido as finais da Copa do Brasil naquela temporada. De acordo com o treinador, que atualmente comanda o Atlético Goianiense, o tratamento dado ao seu trabalho foi diferente em relação a outros técnicos que passaram pelo Timão, principalmente ao de Vítor Pereira.

O Corinthians ainda me pega muito, ainda mais por bater na trave. Teve treinadores aí que bateram na trave e saíram por cima, tiveram chance de renovar e escolheram o Flamengo (referência ao Vítor Pereira). Um vice que pra uns é ruim, para outro foi fantástico, então a gente não entende”, afirmou Ventura no Bola da Vez, programa esportivo da ESPN.

Ambos os técnicos - tanto o portugês, quanto o brasileiro - fizeram campanhas parecidas na Copa do Brasil. O Timão chegou nas finais em 2018 contra o Cruzeiro, com Jair Ventura, e em 2022 contra o Flamengo, com Vítor Pereira. O clube do Parque São Jorge ficou com o vice nas duas oportunidades.

A diferença, citada por Jair, foi justamente a aprovação da diretoria alvinegra em relação aos trabalhos. Na primeira ocasião, a cúpula do Corinthians optou por não renovar com o treinador e iniciou a nova temporada com Fábio Carille, que retornava do futebol árabe menos de um ano após sair do Timão. Já, no segundo momento, no ano do vice de Vítor Pereira, a intenção dos gestores do clube era manter o técnico para as próximas temporadas.

O português havia terminado bem o torneio nacional, mas dificultou as negociações e decidiu retornar para Portugal, alegando que a família precisaria de assistência à sogra, que estava com a saúde debilitada. Porém, poucos dias depois, o técnico foi anunciado no Flamengo . A execução foi vista como uma ‘traição’ pelos dirigentes do Timão na época. É importante ressaltar que, diferente de 2022, o Corinthians não fez um bom Brasileirão em 2018 e terminou apenas na 13ª colocação.

Na temporada 2018, vale lembrar, o elenco não havia se encaixado nos inícios de trabalho de Osmar Loss, que substituía o comando de Fábio Carille - campeão do estadual no mesmo ano. A equipe também havia sido eliminada da Libertadores nas oitavas de finais. Então, a opção foi a chegada do Jair Ventura que coordenou o time para as finais da Copa do Brasil - veja o retrospecto dos treinadores do Timão em 2018 aqui .

O Corinthians perdeu o jogo de ida por 1 a 0 no Mineirão e decidiu a competição na Neo Química Arena . Novamente, o Timão saiu perdendo, mas chegou a empatar com Jadson, de pênalti, e esteve muito perto da virada. A final ficou marcada pela polêmica do gol anulado de Pedrinho, que àquela altura, seria suficiente para virar o jogo e levar a disputa às penalidades máximas.

Iniciando os trabalhos no Brasil, a arbitragem de vídeo anulou o tento por uma falta interpretativa. A equipe de Jair ainda tomou mais um após o abalo e não deu tempo de correr atrás do placar. Sendo assim, o técnico acabou com vice da competição após eliminar Vitória, Chapecoense e Flamengo, em sequência.

Pelo Corinthians, Jair encerrou sua passagem com apenas 31,58% de aproveitamento. Foram 19 jogos no comando da equipe, sendo nove derrotas, seis empates e apenas quatro vitórias. A título de comparação, Vítor Pereira em 2022, teve melhores números. Jogando 58 partidas sob as táticas do português, o Timão conquistou 23 vitórias, além de ter empatado 20 vezes e perdido outras 15 partidas.

Veja mais em: Jair Ventura e Vítor Pereira.

Confira mais novidades do Corinthians

39 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop