Venha fazer parte da KTO
x

Jair Ventura ironiza diferença de tratamento da diretoria em campanhas parecidas do Corinthians

4.5 mil visualizações 39 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Jair Ventura fez seu último jogo no comando do Corinthians no Rio Grande do Sul, contra o Grêmio

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Técnico do Corinthians em 2018, Jair Ventura revelou que ainda se lembra do sentimento ruim de ter perdido as finais da Copa do Brasil naquela temporada. De acordo com o treinador, que atualmente comanda o Atlético Goianiense, o tratamento dado ao seu trabalho foi diferente em relação a outros técnicos que passaram pelo Timão, principalmente ao de Vítor Pereira.

O Corinthians ainda me pega muito, ainda mais por bater na trave. Teve treinadores aí que bateram na trave e saíram por cima, tiveram chance de renovar e escolheram o Flamengo (referência ao Vítor Pereira). Um vice que pra uns é ruim, para outro foi fantástico, então a gente não entende”, afirmou Ventura no Bola da Vez, programa esportivo da ESPN.

Ambos os técnicos - tanto o portugês, quanto o brasileiro - fizeram campanhas parecidas na Copa do Brasil. O Timão chegou nas finais em 2018 contra o Cruzeiro, com Jair Ventura, e em 2022 contra o Flamengo, com Vítor Pereira. O clube do Parque São Jorge ficou com o vice nas duas oportunidades.

A diferença, citada por Jair, foi justamente a aprovação da diretoria alvinegra em relação aos trabalhos. Na primeira ocasião, a cúpula do Corinthians optou por não renovar com o treinador e iniciou a nova temporada com Fábio Carille, que retornava do futebol árabe menos de um ano após sair do Timão. Já, no segundo momento, no ano do vice de Vítor Pereira, a intenção dos gestores do clube era manter o técnico para as próximas temporadas.

O português havia terminado bem o torneio nacional, mas dificultou as negociações e decidiu retornar para Portugal, alegando que a família precisaria de assistência à sogra, que estava com a saúde debilitada. Porém, poucos dias depois, o técnico foi anunciado no Flamengo. A execução foi vista como uma ‘traição’ pelos dirigentes do Timão na época. É importante ressaltar que, diferente de 2022, o Corinthians não fez um bom Brasileirão em 2018 e terminou apenas na 13ª colocação.

Na temporada 2018, vale lembrar, o elenco não havia se encaixado nos inícios de trabalho de Osmar Loss, que substituía o comando de Fábio Carille - campeão do estadual no mesmo ano. A equipe também havia sido eliminada da Libertadores nas oitavas de finais. Então, a opção foi a chegada do Jair Ventura que coordenou o time para as finais da Copa do Brasil - veja o retrospecto dos treinadores do Timão em 2018 aqui.

O Corinthians perdeu o jogo de ida por 1 a 0 no Mineirão e decidiu a competição na Neo Química Arena. Novamente, o Timão saiu perdendo, mas chegou a empatar com Jadson, de pênalti, e esteve muito perto da virada. A final ficou marcada pela polêmica do gol anulado de Pedrinho, que àquela altura, seria suficiente para virar o jogo e levar a disputa às penalidades máximas.

Iniciando os trabalhos no Brasil, a arbitragem de vídeo anulou o tento por uma falta interpretativa. A equipe de Jair ainda tomou mais um após o abalo e não deu tempo de correr atrás do placar. Sendo assim, o técnico acabou com vice da competição após eliminar Vitória, Chapecoense e Flamengo, em sequência.

Pelo Corinthians, Jair encerrou sua passagem com apenas 31,58% de aproveitamento. Foram 19 jogos no comando da equipe, sendo nove derrotas, seis empates e apenas quatro vitórias. A título de comparação, Vítor Pereira em 2022, teve melhores números. Jogando 58 partidas sob as táticas do português, o Timão conquistou 23 vitórias, além de ter empatado 20 vezes e perdido outras 15 partidas.

Veja mais em: Jair Ventura e Vítor Pereira.

Veja Mais:

  • Rodrigo Garro foi expulso contra o São Bernardo

    Quem deve substituir Rodrigo Garro no Corinthians pela Copa do Brasil? Vote na enquete do Meu Timão

    ver detalhes
  • Rozallah Santoro indicou a data para a 'semana da transparência' no Corinthians

    Diretor financeiro indica data para a 'semana da transparência' no Corinthians; confira

    ver detalhes
  • Corinthians possui 100% dos direitos econômicos de Pedro Raul e Paulinho

    Corinthians tem 100% dos direitos de apenas seis atletas do elenco profissional; veja lista

    ver detalhes
  • Rozallah Santoro detalhou a situação das parcelas da Neo Química Arena e o andamento das conversas junto à Caixa para quitação do estádio

    Diretor do Corinthians revela estágio de parcelas da Neo Química Arena e renegociação junto à Caixa

    ver detalhes
  • Conselheiros do Corinthians aprovaram as contas do clube referentes ao último ano de Duilio Monteiro Alves na presidência

    Conselho Deliberativo aprova contas do Corinthians referentes a 2023

    ver detalhes
  • Pedro Henrique lesionou a coxa diante do Fluminense, no último domingo

    Corinthians atualiza quadro médico e confirma lesão do atacante Pedro Henrique

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: