Meu Timão

Entrar

Cássio foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes de 2012

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

5.0K 26

Gigantesco!

Cássio se consolida como único goleiro de time brasileiro a não sofrer gols em Mundial da Fifa; veja

Por Meu Timão

visualizações 5.0K comentários 26 18

Na última sexta-feira, aconteceu a grande final do Mundial de Clubes da Fifa, disputada entre Fluminense e Manchester City, com os ingleses levando a melhor e goleando por 4 a 0. O resultado fez com que Cássio se consolidasse como o único goleiro de um time brasileiro a não tomar gols na competição.

Em dezembro de 2012, o Corinthians foi até o Japão para disputar o Mundial de Clubes, após conquista inédita da Libertadores. Na semifinal, venceu o Al-Ahly, do Egito, por 1 a 0, e avançou para a final. Na grande decisão, o Timão, com uma atuação memorável de Cássio, venceu Chelsea por 1 a 0, com o goleiro sendo eleito o melhor jogador do torneio e terminando sem ser vazado.

O Mundial da Fifa é realizado desde 2000, edição na qual o Corinthians conquistou seu primeiro título, vencendo o Vasco na decisão. Na ocasião, Dida era o goleiro alvinegro e foi vazado duas vezes ao longo da competição, assim como Helton, arqueiro do time carioca. Depois, apenas em 2005 o Brasil voltou a ser representado, desta vez pelo São Paulo, que se sagrou campeão, mas Rogério Ceni sofreu dois gols na semifinal - veja lista completa abaixo.

O Internacional foi para o Mundial por duas vezes. Em 2006, ficou com o título e viu Clemer sofrer um gol na semifinal. Já em 2010, o time gaúcho ficou com o terceiro lugar, quando na semi perdeu para o Mazembe com Renan tomando dois gols, e na disputa entre terceiro e quarto viu Abbondanzieri também ser vazado duas vezes.

Já em 2011, Rafael, do Santos, sofreu cinco gols na campanha do vice-campeonato santista. Mesmo número de Victor, do Atlético Mineiro, em 2013. Marcelo Grohe com o Grêmio em 2017 tomou apenas um gol. O ano de 2019 foi a vez do Flamengo, que tinha Diego Alves em sua meta, com dois gols sofridos. Weverton jogou em 2020 e 2021, pelo Palmeiras, e sofreu um e dois gols, respectivamente.

A lista é completada pelos dois últimos anos, nos quais Santos, do Flamengo, em 2022, viu sua rede balançar cinco vezes. Já Fábio, com o Fluminense, tomou quatro gols, todos na final. Sendo assim, deixando Cássio como o único goleiro de time brasileiro a não sofrer gols.

O Corinthians, vale lembrar, é o último clube sul-americano a conquistar o Mundial de Clubes da Fifa . Sete times já tentaram repetir o feito após 2012 e nenhum conseguiu conquistar a competição de nível mundial.

Veja desempenho de goleiros brasileiros no Mundial de Clubes da Fifa

  • 2000 - Dida (Corinthians) foi vazado duas vezes;
  • 2000 - Helton (Vasco da Gama) foi vazado duas vezes;
  • 2005 - Rogério Ceni (São Paulo) foi vazado duas vezes;
  • 2006 - Clemer (Internacional) foi vazado uma vez;
  • 2010 - Renan (Internacional) foi vazado duas vezes;
  • 2010 - Abbondanzieri (Internacional) foi vazado duas vezes;
  • 2011 - Rafael Cabral (Santos) foi vazado cinco vezes;
  • 2012 - Cássio (Corinthians) não sofreu nenhum gol;
  • 2013 - Victor (Atlético-MG) foi vazado cinco vezes;
  • 2017 - Marcelo Grohe (Grêmio) foi vazado uma vez;
  • 2019 - Diego Alves (Flamengo) foi vazado duas vezes;
  • 2020 - Weverton (Palmeiras) foi vazado uma vez;
  • 2021 - Weverton (Palmeiras) foi vazado duas vezes;
  • 2022 - Santos (Flamengo) foi vazado cinco vezes;
  • 2023 - Fábio (Fluminense) foi vazado quatro vezes.

Veja mais em: Cássio, Ídolos do Corinthians e Mundial de Clubes.

Confira mais novidades do Corinthians

26 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop