x

Mundial de Clubes da FIFA de 2012

Titulos conquistados pelo Corinthians - Mundial de Clubes da FIFA de 2012
O Corinthians foi incontestável na conquista de mais um Mundial de Clubes

O Corinthians chegou ao Japão para disputar o Mundial de Clubes de 2012 com muita expectativa de faturar o título. Na época, a equipe alvinegra vinha das conquistas do Campeonato Brasileiro de 2011 e da Copa Libertadores de 2012.

Partidas decisivas

Os dois finalistas, Corinthians e Chelsea, entraram na competição já nas semifinais. Isso porque, de acordo com o regulamento da Federação Internacional de Futebol (FIFA), os campeões da Copa Libertadores e da Champions League só precisam entrar na disputa a partir da fase mencionada. Com isso, ambos tiveram somente dois desafios no torneio.

No primeiro jogo, contra o Al Ahly, do Egito, o Timão não mostrou todo o seu futebol. Ainda assim, o elenco não se abateu e chegou para a final com vontade e mostrando qualidade. No dia 12 de dezembro daquele ano, o plantel alvinegro venceu com um magro e sofrido 1 a 0.

O gol foi de Paolo Guerrero e a escalação completa teve Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Douglas e Émerson Sheik; Guerrero. Em seguida, entraram Romarinho, Jorge Henrique e Guilherme Andrade nas vagas de Émerson Sheik, Douglas e Guerrero, respectivamente.

Pela frente, então, chegou o Chelsea, da Inglaterra, que vinha da conquista da Champions League. Mesmo em fase conturbada, o clube inglês trazia não só a tradição por ser da Europa, continente que não perdia a taça desde 2006, mas também um time muito mais caro e reconhecido que o Corinthians.

Na primeira partida, o Chelsea venceu o Monterrey, do México, pelo placar de 3 a 1. Os gols foram de Mata, Torres e Chávez, contra. Do outro lado, De Nigris marcou para os mexicanos. Foi assim que o time inglês obteve a classificação e pôde enfrentar o Corinthians na final.

O Timão conseguiu ter a posse de bola e pressionou o adversário. Dessa forma, Paulinho teve uma chance de balançar as redes, mas não conseguiu encontrar espaços, já que o clube inglês estava concentrado na defesa. Na sequência, deixou com Danilo, que tentou uma finalização de direita, só que a tentativa foi bloqueada. A bola, no entanto, subiu e sobrou para Guerrero, que estava livre na pequena área. Ele cabeceou e marcou o gol da conquista.

De forma incontestável, o Timão superou o rival por 1 a 0. A final aconteceu no dia 16 de dezembro de 2012. Na data, a frieza tática de Tite e as defesas incríveis de Cássio fizeram com que o Corinthians conquistasse mais um título.

Guerrero brilhou no Mundial de Clubes de 2012

O bicampeonato

A torcida foi um show a parte. Os apaixonados invadiram o Japão. Mais de 68 mil pagantes estiveram na final no Nissan Stadium, em Yokohama. Eles levaram o clima do Pacaaembu para o Japão. Entre as histórias, existem vários exemplos de pessoas que venderam o carro, largaram o emprego, a família e correram para o outro lado do mundo em prol do Corinthians.

Essa foi a segunda vez em que o Timão ficou com a taça do torneio. A primeira foi em 2000. Na ocasião, Tite escalou Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Jorge Henrique e Émerson Sheik; Guerrero. Depois, entraram Martínez e Wallace nos lugares de Guerrero e Émerson Sheik, respectivamente.

Comemoração dos jogadores do Corinthians no Mundial de Clubes de 2012

Comentários