Falcon x Corinthians

Pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians enfrenta agora o Falcon

Acompanhe ao vivo
x

Libertadores Feminina 2024

Titulos conquistados pelo Corinthians - Libertadores Feminina 2024
Corinthians conquistou o quinto título da Libertadores Feminina em 2024

O dia 19 de outubro de 2024 ficará marcado na história do Corinthians Feminino. As Brabas conquistaram o pentacampeonato da Conmebol Libertadores Feminina e chegaram ao seu terceiro título na temporada comandada por Lucas Piccinato, além de ser a segunda conquista consecutiva do clube no torneio continental.

Essa edição do torneio aconteceu entre os dias 03 e 19 outubro e teve sua sede no Paraguai, marcando a sétima vez que o Corinthians foi ao campeonato desde sua reativação, em 2016. Agora, as Brabas somam as conquistas dos anos de 2017, 2019, 2021, 2022 e 2023. Ou seja, essa foi a primeira vez que o Timão conquistou o bicampeonato seguido.

As Brabas disputaram seis jogos no total, com cinco vitórias e somente um empate da equipe comandada por Piccinato. Ao todo, foram 16 gols marcados e apenas um tento sofrido. O jogo destaque foi a goleada por 8 a 0 sobre o Adiffem, da Venezuela. O título foi conquistado em cima do Independiente Santa Fe, por 2 a 0.

Fase de Grupos

Na primeira fase do torneio, o Corinthians e o melhor representante do país anfitrião, o Olímpia, foram automaticamente inseridos no Pote 1. Em sorteio realizado pela Conmebol em um evento que aconteceu em Luque, no Paraguai, o Boca Juniors, da Argentina, o Libertad, do Paraguai, e o Adiffem, da Venezuela foram sorteados no grupo das Brabas.

No primeiro jogo da fase de grupos, o Corinthians reencontrou o algoz da Libertadores de 2022: o Boca Juniors. Em um jogo com poucas emoções e o Timão bem abaixo do esperado, o confronto que marcava a rivalidade Brasil e Argentina terminou sem gols.

O segundo duelo foi contra a equipe estreante do Adiffem, que foi goleado por 8 a 0 pelas Brabas com um time reserva em campo, que contou com a goleira Lelê, que se recuperava de uma lesão ligamentar. No confronto, o principal destaque foi Eudmilla que anotou três gols, seguida de Gabi Zanotti (dois gols), Ju Ferreira, Duda Sampaio e Yasmim.

Para fechar a fase de grupos na liderança, era a vez de enfrentar as donas da casa. As Brabas venceram o Libertad por 3 a 1 após levar um leve susto e se classificaram em primeiro lugar no grupo, com sete pontos. A segunda colocação ficou com o Boca Juniors, também com sete pontos, mas ficando atrás no critério do saldo de gols.

Quartas de final

O primeiro confronto eliminatório foi contra as representantes do país sede, o Olímpia. A equipe paraguaia se classificou em segundo lugar no Grupo B, atrás somente do brasileiro Santos, e enfrentou o Corinthians, de acordo com o regulamento, após despachar o Colo-Colo, do Chile, e o Always Ready, da Bolívia.

O duelo aconteceu sem sustos para as Brabas. Apesar de um primeiro tempo aquém do esperado, o elenco comandado por Lucas Piccinato fechou o caixão no segundo tempo com dois gols relâmpagos, marcados por Gabi Zanotti e Millene, no início dos 45 minutos finais.

Semifinal

No duelo anterior à final, era a vez de exorcizar o fantasma de 2022. Novamente o destino colocou Corinthians e Boca Juniors para se enfrentarem no principal torneio continental da América do Sul. O duelo aconteceria no Estádio Conmebol de Luque.

O primeiro tempo foi de um Corinthians muito melhor do que as argentinas, mas que perdia diversas chances e não oferecia perigo, tanto que o maior susto foi da equipe de Buenos Aires, que colocou a bola na trave de Nicole após cabeceio. Porém, aos 15 minutos do segundo tempo, Gabi Zanotti, marcou o gol da partida com um belo voleio sem chances para Oliveros e levou as Brabas para mais uma final.

Final

A decisão era contra um velho conhecido: Independiente Santa Fe, da Colômbia, que havia despachado a equipe brasileira da Ferroviária na fase de grupos, junto do Alianza Lima e Independiente del Valle no mata-mata. O Corinthians conquistou o título de 2021 justamente sobre as colombianas, quando venceu por 2 a 0 e conseguiu o tricampeonato da Libertadores Feminina.

As Brabas não tiveram piedade na segunda etapa e aplicaram o mesmo placar de três anos atrás para conquistar o pentacampeonato da América. O Timão marcou os dois gols da noite com Vic Albuquerque, que foi desfalque por um período do torneio devido a uma concussão, e Érika, que fez uma baita Libertadores para fechar o caixão.

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!