Fluminense x Corinthians

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta agora o Fluminense

Acompanhe ao vivo

Campeonato Brasileiro 1998

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Brasileiro 1998
Elenco campeão do Campeonato Brasileiro de 1998

O Corinthians conquistou seu segundo Campeonato Brasileiro em 1998. As finais foram contra o Cruzeiro. As duas primeiras partidas terminaram empatadas e a terceira consagrou o Timão. Naquele ano, o clube estava recheado de talentos, tendo em seu elenco estrelas como Dinei, Edílson, Ricardinho, Marcelinho, Vampeta, Gamarra e Rincón.

O Timão terminou a primeira etapa do torneio em primeiro, com certa tranquilidade, mesmo não ganhando por cinco rodadas seguidas. A fase final era composta de jogos decisivos, os chamados play-offs, em que cada decisão era realizada em três duelos.

Fases finais

Nas quartas de final, o Corinthians enfrentou o Grêmio. No Olímpico, o Corinthians conquistou a vitória por 1 a 0 com gol de Rincón. No entanto, no segundo jogo, disputado no Pacaembu, o adversário reverteu a vantagem e terminou o duelo ganhando por 2 a 0.

O terceiro e decisivo confronto, também no Pacaembu, foi sofrido. Aos 36 minutos do primeiro tempo, porém, Edílson marcou o tento corinthiano. Através deste, a equipe carimbou sua vaga para as semifinais, onde ainda enfrentaria o Santos.

O time da Baixada venceu o primeiro jogo por 2 a 1. Na Vila Belmiro, Gamarra fez o único gol do Timão. Mais uma vez, o Corinthians teve que correr atrás do resultado em casa. Assim, conseguiu o placar de 2 a 0 através dos tentos de Marcelinho Carioca e Edílson. O terceiro duelo terminou empatado em 1 a 1 com gol de Edílson. Desse modo, o clube do Parque São Jorge se classificou para as finais contra o Cruzeiro.

O Corinthians despachou o Santos no Brasileiro de 98

Momentos de decisão

Nos dois primeiros confrontos, não houve nenhuma definição. No Mineirão, o empate foi por 2 a 2. Marcelinho e Dinei balançaram as redes pelo lado alvinegro. Depois, veio um empate por 1 a 1 com gol de Marcelinho no Morumbi. No terceiro jogo, também no Morumbi, finalmente o campeonato foi decidido.

O primeiro tempo terminou empatado sem nenhum gol. No entanto, na segunda etapa, tudo mudou com a entrada de Dinei. Um passe dele para Edilson ajudou o Corinthians a abrir o placar. O segundo gol também saiu dos pés de Dinei, que serviu Marcelinho. Este, cabeceou na medida certa e completou. Com isso, o Timão conquistou o triunfo por 2 a 0.

O Corinthians foi campeão em cima do Cruzeiro em 98

Discurso vitorioso

Dinei, o herói do título, descreveu sua participação nas finais:

“Eu sou corinthiano e fui campeão brasileiro em 90 e 98. Na fase final de 98, eu era um reserva iluminado, já que dei o passe para quatro gols e fiz o meu. Entrava em campo e sabia que viraria o jogo. O Luxemburgo acreditava nisso, os companheiros também, e isso me dava muita confiança. No primeiro jogo, eu entrei, fiz uma boa jogada pela esquerda e cruzei na medida para Marcelinho diminuir. Depois, empatei o jogo. No segundo, dei mais um passe. No terceiro, percebi um espaço entre o Marcelo e o João Carlos. Caprichei, toquei e o Edílson fez. Depois, cruzei na cabeça de Marcelinho, que fez 2 a 0. Foi batata", manifestou o ídolo.

No ano seguinte, ele ainda integrou o elenco vencedor do tricampeonato brasileiro.

Dinei foi importante para a conquista do bicampeonato brasileiro do Corinthians

 

Comentários

x