Copa do Brasil 2009

Titulos conquistados pelo Corinthians - Copa do Brasil 2009
Elenco campeão da Copa do Brasil de 2009

A Copa do Brasil de 2009 marcou a volta triunfante do Corinthians à elite do futebol brasileiro. O título da competição quase foi conquistado um ano antes, quando ainda na Série B, o Timão disputou com o Sport e perdeu o título no segundo jogo da final.

O ano de 2008 foi difícil e o Corinthians precisou, mais uma vez, provar que a superação era o elemento mais importante de sua história. O clube se reergueu e voltou com méritos para disputar a Série A de 2009. No entanto, o Timão ainda precisava ir atrás de um título para presentear a Fiel, que jamais virou as costas para a equipe, mesmo nos piores momentos.

Ano fenomenal

Assim, 2009 foi o ano fenomenal para o Corinthians, não só pela conquista da Copa do Brasil, mas também pela taça do Campeonato Paulista e pela chegada de Ronaldo Fenômeno. Durante o campeonato, o Timão passou pelo Itumbiara e pelo Misto, vencendo ambos por 2 a 0 e dispensando o duelo de volta – conforme o regulamento da competição. Com isso, passou para as oitavas de final do torneio.

Nesta fase, o desafio foi contra o Athletico-PR. A primeira partida terminou com a vitória do adversário por 3 a 2, para desespero da nação alvinegra. No segundo confronto, o Corinthians buscou o resultado e conseguiu fazer 2 a 0, placar suficiente para a classificação.

Depois disso, não perdeu mais. Obteve uma vitória por 1 a 0 e um empate em 2 a 2 com o Fluminense nas quartas de final. Nas semifinais, encontrou o Vasco e saiu do Rio de Janeiro com um empate por 1 a 1. O jogo da volta terminou em um tenso 0 a 0, que classificou o Timão, já que gol marcado em território rival era um fator de desempate. Os jogadores cumpriram seu papel e foram para a grande final. Agora, contra o Internacional.

O Corinthians eliminou o Vasco na Copa do Brasil de 2009

Põe no DVD

Em casa, o Corinthians fez 2 a 0 com gols de Jorge Henrique e Ronaldo. Na volta, no Estádio Beira-Rio, novamente o Timão abriu o placar e fez 2 a 0. Dessa vez, os tentos foram de Jorge Henrique e André Santos. Mais uma vitória parecia garantida. Contudo, o Internacional conseguiu empatar. Apesar disso, era tarde demais para os gaúchos.

O Corinthians era comandado pelo técnico Mano Menezes. A escalação dele na grande final foi composta por Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Douglas e Jorge Henrique; Ronaldo Fenômeno e Dentinho. Ao longo do duelo, entraram Boquita, Diego Sacoman e Jean, nos lugares de Cristian, André Santos e Dentinho, respectivamente.

O Corinthians foi campeão da Copa do Brasil de 2009

Comentários

x