Mundial de Clubes da FIFA 2000

Titulos conquistados pelo Corinthians - Mundial de Clubes da FIFA 2000
O Corinthians foi o primeiro campeão do Mundial da FIFA

Em 2000, o Corinthians conquistou o primeiro Campeonato Mundial de Clubes da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O torneio inaugural aconteceu no Brasil e teve partidas disputadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além do Timão, outros sete clubes fizeram parte da competição.

Participantes e grupos

  • Al-Nassr - Campeão da Supercopa da Ásia 1998
  • Manchester United - Campeão da Liga dos Campeões da UEFA 1998-99
  • Club Necaxa - Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF 1999
  • Raja Casablanca - Campeão da Liga dos Campeões da África 1999
  • South Melbourne - Campeão da Liga dos Campeões da OFC 1999
  • Vasco da Gama - Campeão da Copa Libertadores da América 1998
  • Real Madrid - Campeão da Copa Intercontinental 1998

O Corinthians recebeu um convite para participar, pois o regulamento incluía o campeão nacional do país sede, ou seja, o vencedor do Campeonato Brasileiro. Na primeira fase, os clubes foram divididos em dois grupos e conquistaram as seguintes posições:

Grupo A

1º Corinthians
2º Real Madrid
3º Al Nassr
4º Raja Casablanca.

Grupo B

1º Vasco
2º Necaxa
3º Manchester United
4º South Melbourne.

Corinthians no Mundial de 2000

Todos os jogos do Timão

Em sua estreia, o Timão venceu o Raja Casablanca, do Marrocos, por 2 a 0. Os gols da vitória partiram de Luizão e Fabio Luciano. Naquele dia, a escalação teve Dida; Índio, João Carlos, Fábio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho; Edílson e Luizão. Ao decorrer do confronto, entraram Marcos Senna, Dinei e Edu.

Depois, veio um empate contra o Real Madrid, da Espanha, em 2 a 2. Dessa vez, Edílson fez ambos os tentos alvinegros. A escalação completa tinha Dida; Índio, João Carlos, Fábio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho; Edílson e Luizão. Na lista de jogadores que entraram depois, tem Edu, Dinei e Marcos Senna.

O último duelo da fase de grupos foi contra o Al Nassr, da Arábia Saudita. O Timão venceu por 2 a 0 e os gols foram marcados por Ricardinho e Rincón. Na escalação, estavam Dida; Daniel, João Carlos, Fábio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho; Edílson e Luizão. Depois, entraram Adílson, Edu e Dinei. Com isso, o Corinthians classificou-se para a final. Na outra chave, o Vasco foi o classificado após vencer todos os seus jogos.

Na decisão entre Vasco e Corinthians, diante de 73 mil pessoas, tudo foi decidido nos pênaltis no Maracanã. No tempo normal e na prorrogação, as redes não balançaram. Os escalados foram Dida; Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho; Edílson e Luizão. Os atletas que entraram foram Edu, Gilmar e Fernando Baiano.

Os batedores Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu converteram suas cobranças. Do outro lado, Romário, Alex Oliveira e Viola fizeram sua parte. Dida ainda defendeu o pênalti de Gilberto e Marcelinho parou em Hélton, o goleiro adversário. Por fim, Edmundo bateu para fora. Com quatro acertos a três, o Timão foi o primeiro campeão do Mundial da FIFA.

Marcelinho foi campeão no Mundial de 2000

Todo Poderoso Timão

Considerando o Mundial e a Copa Intercontinental, o Corinthians foi e, ainda é, o campeão que enfrentou times de mais continentes, quatro no total. Além, disso, também foi o que disputou mais jogos, foram quatro, incluindo a final. Dos 73 mil presentes na final, estima-se que mais de 25 mil eram corinthianos.

Corinthians no Mundial de 2000

Comentários

x